Aluguer de carros

Nosso objectivo é ajudá-lo a encontrar os melhores preços em aluguer de carros.
Quando você reservar carros de aluguer online, muitas vezes você irá obter taxas muito mais baratas do que se você reservar directamente através da agência de aluguer de carros.

Pesquisa artigos

Novas regras de condução nas rotundas em Portugal - Novo Código da Estrada 2014

Publicadas em Diário da Repúblico a 3 de Setembro de 2013 as Novas Regras do Código da Estrada estão em vigência desde dia 1 de Janeiro de 2014 em Portugal.

Contam-se mais de 60 alterações ao código da estrada, várias alterações no domínio da segurança e transporte infantil, consumo de álcool e despiste de consumo de drogas, pagamento de coimas, utilização de dispositivos electrónicos, regras de circulação em ciclovia, transporte e apresentação de documentos.

Contudo, são as Normas de condução em Rotundas as que mais têm suscitado dúvidas junto dos automobilistas e cuja regulamentação apresentamos de seguida. 

Novo Código da Estrada e Circulação nas Rotundas
Deixamos aqui os principais pontos em relação à circulação nas rotundas: 

  1. Ao entrar na rotunda deverá ceder prioridade a todos os veículos que nela circulem, estejam na via mais à esquerda ou à direita.
  2. Só se pode circular na faixa mais à direita, quando se decidir sair imediatamente a seguir, caso contrário deverá manter-se sempre na faixa mais à esquerda. 
  3. Se vai sair em algumas das saídas seguintes, deverá circular por dentro da rotunda e ir tomando a via da direita depois de passar a saída imediatamente anterior àquela onde pretende sair.
  4. Caso tenha entrado na rotunda e pretenda sair na primeira saída deverá ocupar a via mais à direita e efectuar a respectiva sinalização.
  5. Caso conduza veículos de tracção animal ou de animais, veículos pesados ou bicicletas poderá circular na faixa mais à direita à volta da rotunda, devendo estar atento aos restantes veículos e facilitar a sua circulação e saída. 
  6. É obrigatória a sinalização antecipada com luzes, vulgo "pisca" à direita, quando pretender ou mudar de faixa ou sair da rotunda. 
  7. Ao mudar de fila perde prioridade.
  8. As multas de incumprimento de circulação nas rotundas podem ir dos 60 e subir até aos 300 euro.

Dadas estas alterações e respectivo tempo para adaptação às mesmas por parte do condutor sugerimos que.

  1. Dedique algum tempo a treinar as saídas e circulação nas rotundas, em momentos de menos trânsito, por exemplo à noite.
  2. Preste especial atenção aos "ângulos mortos" de visão e, sempre que necessária, olhe por cima do banco por forma a evitar acidentes.

Sugerimos que reveja o Artigo 14º A do Código da Estrada onde poderá conhecer as definições legais para a Circulação em Rotundas, dispostas no site oficial da Autoridade Nacional Segurança Rodoviária (ANSR).

Veja também: 
Novo Código da Estrada 2014 - alterações ao Código da Estrada em Portugal
.


Novas regras de condução nas rotundas em Portugal - Novo Código da Estrada 2014
Artigo: Novas regras de condução nas rotundas em Portugal - Novo Código da Estrada 2014
Temas: , , , , ,
Último revisão: Wednesday, March 09 2016

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar