Aluguer de carros

Nosso objectivo é ajudá-lo a encontrar os melhores preços em aluguer de carros.
Quando você reservar carros de aluguer online, muitas vezes você irá obter taxas muito mais baratas do que se você reservar directamente através da agência de aluguer de carros.

Pesquisa artigos

Viajar com animais – regras de transporte de animais no avião

Posso trazer o meu cão (ou gato) na cabine quando viajo de avião? – é uma pergunta frequentemente colocada pelos por proprietários de animais de companhia, especialmente os animais de perto pequeno e médio.

A resposta não é, no entanto, óbvia, variando bastante em função da política de cada transportadora.

Abaixo apresentamos as regras  para transporte de animais de estimação a bordo das companhias aéreas mais populares em Portugal.

Quais companhias aéreas permitem animais a bordo?

Easyjet
As companhias aéreas de baixo custo não são conhecidas por serem muito ‘animal-friendly’. Uma das transportadoras low-cost mais populares em Portugal, a Easyjet proíbe expressamente o transporte de quaisquer animais vivos, quer na cabine, quer no porão, com a excepção de cães-guia ou cães de assistência às pessoas com as necessidades especiais. A Easyjet liga Portugal a diversas cidades europeias, entre elas Amesterdão, Berlin, Bristol, Londres, Madrid e Paris, assim como às ilhas: Madeira e Açores.

Ryanair
A companhia aérea Ryanair também não é mais tolerante em relação aos animais a bordo que a Easyjet. A transportadora que opera a partir de Portugal voos para Inglaterra, Itália, Alemanha, França e Espanha, entre outros, permite somente os cães-guia a bordo dos seus aviões e isso somente em seleccionadas rotas dentro da União Europeia. O passaporte e o certificado veterinário são indispensáveis.

Leia mais sobre as regras do transporte de animais com a Ryanair (em inglês). 

Wizzair
À semelhança das outras low-cost, a Wizzair que liga Lisboa a Budapeste e Varsóvia, não transporta animais (seja na cabine, seja no porão) com a excepção de cães-guia acompanhados da documentação necessária exigida no país de destino.

TAP
Já no segmento regular de aviação comercial existem muito mais alternativas para as pessoas que pretendem viajar com animais. A transportadora nacional TAP permite a presença na cabine de animais domésticos pequenos, nomeadamente cães e gatos desde que o peso máximo da caixa transportadora com o animal dentro não exceda 8 kilos de peso e 45 x 30 x 23 cm. Os animais aceites para transporte na cabine devem cumprir diversos requisitos – leia mais no website da TAP. A sua aceitação depende da disponibilidade de espaço, requerendo sempre a reserva de lugar com pelo menos 24 horas de antecedência.

É igualmente exigida a pré-notificação de transporte de um animal do porão, assim como a indicação do tamanho da caixa transportadora e o seu peso cm o animal dentro. Os animais transportados no porão devem ser entregues no aeroporto 4 horas antes do início do voo.

Em relação aos cães-guia e animais de assistência, a TAP permite que esses viagem gratuitamente na cabine (ou no porão no caso de cães de assistência emocional de porte grande). O transporte do animal de assistência/cão-guia deve ser sempre comunicado à companhia aérea com antecedência. O mesmo diz respeito ao transporte de outros animais domésticos. Encontre mais informação acerca do transporte de animais de assistência na TAP

British Airways
Somente os cães-guia são permitidos na cabine nos voos da British Airways. Os restantes animais devem viajar na parte devidamente acondicionada do porão.

Repare, por favor, que o Reino Unido, sendo um país insular, tem regras muito restritivas em relação à entrada de animais no seu território, exigindo em muitos casos quarentena. Encontre informação mais detalhada sobre a entrada de animais domésticos no Reino Unido (em inglês) ou informe-se no consulado.

Lufthansa
A maior transportadora europeia, Lufthansa que liga Lisboa a Frankfurt e Munique permite os animais de estimação de porte pequeno viajarem na cabine, sendo 8 kg o peso máximo permitido do animal junto com a caixa. Os animais maiores, ou que viajam num contentor cujas medidas excedem  55 x 40 x 23 cm devem ser transportados no porão. A companhia aérea deve ser notificada sobre o transporte do animal com antecedência e o mesmo deve ser entregue no aeroporto 90 minutos antes do início voo, munido da documentação necessária exigida pelo país de destino.

Conheça as regras de transporte de cães nos aviões de Lufthansa (incluindo cães de raças consideradas perigosas).

Vueling
A transportadora de baixo custo espanhola Vueling implementou regras de transporte de animais parecidas às das linhas aéreas regulares, permitindo no entanto somente o ransporte de animais pequenos (peso até 8 kg do animal com a caixa) e somente na cabine. Cada passageiro é permitido viajar com um animal de estimação, sendo que durante um voo, não pode haver mais do que dois animais dentro da cabine – para assegurar o transporte do seu animal faça a reserva atempadamente! Não existe a possibilidade de transportar animais no porão.

Consulte as condições de transporte de animais de estimação nos voos da Vueling


Viajar com animais – regras de transporte de animais no avião
Artigo: Viajar com animais – regras de transporte de animais no avião
Temas: , ,
Último revisão: Wednesday, December 09 2015

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar