Aluguer de carros

Nosso objectivo é ajudá-lo a encontrar os melhores preços em aluguer de carros.
Quando você reservar carros de aluguer online, muitas vezes você irá obter taxas muito mais baratas do que se você reservar directamente através da agência de aluguer de carros.

Pesquisa artigos

Experimente também

Festas religiosas nos Açores

Contrariando um tanto a tendência do mundo moderno de afastamento das questões espirituais, nos Açores - um oásis de tranquilidade no Oceano Atlântico, a religião continuam a desempenhar um papel importante.

No arquipélago, cujo aeroporto principal honra o Papa João Paulo II, as datas do calendário litúrgico continuam a organizar a vida social da população; as festividades religiosas entram no rol das principais atrações, tanto para os locais, como para os turistas.

Açores festas

As festas – a manifestação mais pura da identidade cultural dos açorianos – para além da dimensão espiritual, carregam também um significado lúdico, folclórico e social.

As celebrações religiosas raramente interferem com as actividades turísticas nos Açores; pelo contrario – na maior parte dos casos tornam a experiência no arquipélago mais diversificada.

Festa do Divino Espirito Santo – várias ilhas dos Açores
O culto do Espírito Santo é muito divulgado e é a ele que se dedica uma das festas religiosas mais importantes no arquipélago e também a mais divulgada entre as ilhas.

A festa tem, habitualmente, a Páscoa e decorre até ao domingo de Pentecostes em quase todas as cidades e aldeias dos Açores e têm tanto componentes religiosas, como profanas, ambas repletas de simbolismos.

A tradição antiga manda que seja coroado um Imperador (ou uma Imperatriz) da festa, escolhidos entre o ‘povo humilde’, é sacrificado gado e existe também o lugar par uma pomba branca que representa o Espirito Santo. Faz parte da festa ainda a distribuição de alimentos à população e, principalmente das chamadas Sopas do Espírito Santo, feitas à base da carne de vaca, seguidas de pão doce ou biscoitos.

Os preparativos e os cortejos da Festa do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada:

Uma procissão entre as ruas festivamente decoradas – a parte central da vertente religiosa -  termina numa missa solene, dando de seguida lugar aos bailaricos, concertos e rifas.

Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres – São Miguel
Cinco semanas após depois da Páscoa, a capital da Ilha de São Miguel é o palco de uma outra celebração religiosa de grandes dimensões, dedicada à figura do Senhor Santo Cristo – o alvo de grande devoção na ilha.

Segundo reza a lenda, aportou à costa da Ilha do São Miguel tendo se salvado de um naufrágio causado a um dos barcos pelo ataque dos corsários. A figura foi transportada para o Convento da Caloura, que havia muito tinha requisitado, por falta de meios próprios, uma imagem de santo a Roma. O aparecimento da figura à costa foi considerado um milagre, passando a mesma a ser venerada.

Senhor Santo Cristo São Miguel
Os poderes milagrosos são atribuídos à figura do Senhor Santo Cristo.

A figura do Senhor Santo Cristo, foi posteriormente trazida para o Convento de Nossa Senhora da Esperança, de onde só se ausenta para a procissão de cerca de 6 horas, durante a qual percorre as ruas da Ponta Delgada. Terminada a procissão, seguem-se as actividades lúdicas, festas ao ar livre, feiras e danças.

Sanjoaninas – Terceira
A Ilha Terceira, frequentemente apelidada da ‘ilha festiva’, celebra em várias ocasiões durante o ano. Em Junho, durante 10 dias (geralmente entre 21 e 30 de Junho) a capital, Angra de Heroísmo recebe as festas dedicadas ao santo padroeiro da ilha, S. João, localmente conhecidas como Sanjoaninas. Com as origens a remontar ao séc. XVI, as festas são hoje em dia uma das atrações mais populares, atraindo grandes números de turistas, açorianos expatriados e os locais.

As festas consistem em procissões e marchas, acompanhadas de bailaricos, musica ao vivo, bancadas de comida e outras animações, entre elas a largada de touros.

Festas Sanjoaninas
Uma grande parte da população da Terceira participa activamente nas Festas Sanjoaninas

Festa do Senhor Bom Jesus Milagroso – Pico
O verão é a época do ano que mais vibra com as celebrações, tanto religiosas, como profanas. As festividades dedicadas aos santos dominam tanto em Portugal continental como nas ilhas.

Festa Senhor Bom Jesus Pico
A procissão solene da Festa do Senhor Bom Jesus na Ilha do Pico.

Na Ilha do Pico, entre outras ocasiões partilhadas com as outras partes de Portugal, destaca-se a Festa do Senhor Bom Jesus Milagroso, que tem lugar em Agosto.

As origens da festa datam a 1862 quando um emigrante picoense, Francisco Ferreira Goulart trouxe do Brasil uma cópia da imagem do Senhor Bom Jesus que passou a ser venerada com a particular devoção na ilha. 


Festas religiosas nos Açores
Artigo: Festas religiosas nos Açores
Temas: ,
Último revisão: Thursday, November 02 2017

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar