Aluguer de carros

Nosso objectivo é ajudá-lo a encontrar os melhores preços em aluguer de carros.
Quando você reservar carros de aluguer online, muitas vezes você irá obter taxas muito mais baratas do que se você reservar directamente através da agência de aluguer de carros.

Pesquisa artigos

Rent a car na Noruega - conheça as montanhas norueguesas num carro alugado e faça a melhor road trip de sempre

Compare online os preços de aluguer de viaturas na Noruega

Para além de ser um importante ponto turístico para as suas férias na neve, a Noruega oferece uma multiplicidade de experiências e atracções turísticas que motivam o interesse de turistas, vindos de todas as partes do mundo.

As montanhas Norueguesas, os seus grandes centros citadinos (tais como Bergen e Oslo), sem deixar de referir os fiordes noruegueses, que abrem a Noruega ao Oceano Atlântico, recebem cada vez mais visitantes.  

É cada vez maior o número de pessoas que escolhem viajar até Nordkap para vivenciarem as chamadas Luzes do Norte (fenómeno também conhecido como Aurora Boreal) ou o condado de Telemark (com grandes lagos glaciares), que é de fácil acesso por carro.

Conduzir na Noruega com um carro alugado – viva a melhor viagem de estrada na Noruega
É fácil ficar impressionado com a beleza da maioria das estradas norueguesas – como é o caso da via atlântica que se estende ao longo da costa continental.

Ao longo das pequenas ilhas que circundam a cidade de Molde, na zona ocidental do território norueguês, encontra-se a Estrada do Atlântico, que ganhou o titulo de “Melhor RoadTrip Mundial”. (World's Best Road-trip)

Esta Estrada nomeada considerada pelo “The Guardian” como a melhor viagem de estrada do mundo, é também conhecida como a rota 64. São cerca de 100 quilómetros de comprimento que atravessam 8 pequenas pontes com uma panorâmica espectacular dos fiordes e do Atlântico culminando na cidade de Kristiansund, localizada a 180 quilómetros a sudoeste da cidade de Trondheim.

A Estrada do Atlântico, ou Rota 64, fica a 459 quilómetros da cidade de Oslo, pela auto-estrada E6. Fica ainda a uma distãncia de cerca de 499 quilómetros de Bergen, distância esta que pode ser consideravelmente maior caso se opte por seguir através da sinuosa estrada E39.

Saiba que existem na Noruega muitas auto-estradas com portagem.

Algumas empresas de aluguer de carros acedem ao Serviço de Portagem Electrónico que permite o pagamento automático das portagens e em que o valor do serviço utilizado é debitado no cartão de crédito. Este sistema é, por exemplo, utlizado por várias agências de rent-a-car da Avis, ao longo do território norueguês. Toda esta informação está disponível no acto de colecta da viatura.

Tarifas de aluguer de viaturas na Noruega
Apesar da Noruega não ser o país mais caro no que concerne ao aluguer de carros na Escandinávia, também não se pode dizer que seja o mais barato.

Não poupa muito dinheiro ao decidir alugar o carro mais básico na Noruega, assim não deixe de procurar por um VW Golf com 5 portas. É frequente conseguir-se alugar um automóvel, nas grandes cidades da Noruega, por valores que rondam os 480 euros semanais.

Deve também ter em atenção que nem todas as agências de aluguer de carros oferecem nas suas condições quilometragem ilimitada. Deverá sempre tomar especial atenção aos termos e condições incluídos nos detalhes de preços de reserva, verificando se a quilometragem ilimitada está ou não incluída no preço. A grande maioria das viaturas disponíveis no motor de busca Cartrawler possui quilometragem ilimitada incluída. O preço para uma MPV ou carrinha na Noruega é bastante mais cara do que alugar o mesmo tipo de veículo no centro da Europa ou no Reino Unido. Na Dinamarca, dificilmente encontrar-se-á uma carrinha para 8-9 pessoas com bagageira, por menos de 1070 euros semanais.

Normalmente poderá conduzir o seu carro alugado até à Suécia e Dinamarca, mas nem sempre está incluído pelo que deverá, mais uma vez, prestar especial atenção as detalhes do preço de aluguer da viatura.

Os carros alugados estão cobertos por um seguro contra danos acidentais com excesso. No caso de acidente, este excesso é normalmente bastante elevado na Noruega rondando os 850 euros em carros de pequenas dimensões. Se ao proceder ao aluguer de uma viatura utilizar o motor de busca Cartrawler poderá evitar os valores elevados do excesso – podendo obtê-lo com um seguro extra de cerca de 6 euros diários. Poderá também renunciar ao pagamento do excesso (collision damage waiver) do veículo directamente na agência de aluguer na Noruega onde proceder ao levantamento da viatura alugada, mas sair-lhe-á substancialmente mais caro.

Na época de Verão, o preçário do aluguer de carros poderá ser mais elevado, dependendo da data de reserva. É importante que as reservas sejam efectuadas com bastante antecedência.

Condução no inverno na Noruega - Utilize pneus e correntes de inverno 
No inverno, a principal regra para conduzir na Noruega é utilizar os pneus adequados, que proporcionem a aderência necessária às condições do piso e a uma condução segura.

Os pneus de inverno – pneus pneumáticos – deverão ser utilizados de 1 de Novembro a 15 de Abril. Nas localizações norueguesas mais a norte, tais como Norland, Troms e Fiinmark os pneus pneumáticos poderão ser usados por um período mais alargado, entre 15 de Outubro e 1 de Maio. Estes pneus pneumáticos poderão igualmente ser utilizados fora deste período sempre que as condições atmosféricas e do pavimento o tornem necessário.

Estes pneus de inverno deverão ter pelo menos 3mm de profundidade. Na Noruega, todos os carros alugados estão equipados com estes pneus pneumáticos durante o período em que está definida a sua utilização pelas autoridades estatais.

Os pneus de verão deverão ter pelo menos cerca de 1,6 mm de profundidade à semelhança do Reino Unido. A polícia de trânsito norueguesa é bastante exigente no que se refere ao estado dos pneus- mesmo com os turistas.

Se usar pneus pneumáticos em território norueguês, deverá usá-los nas quatro rodas. Caso prefira poderá também utilizar correntes de neve. Embora não sejam obrigatórias para veículos acima dos 3500 kg, as autoridades locais poderão exigi-las.   

Deverá, portanto, munir-se de correntes para a neve, ou adquiri-las na Noruega durante o inverno, tal como veículos acima dos 3500 kg deverão tê-las durante todo o inverno, sempre que as condições o exigirem.

Existe um imposto para conduzir com pneus de inverno nas cidades norueguesas de maior dimensão, pois apesar de estes serem bastante importantes e eficazes, não deixam de causar um desgaste elevado às rodovias. Este pagamento é aplicado em Oslo, Stavanger, Bergen e Trondheim.

Esta tarifa aplicada à utilização de pneus pneumáticos é também cobrada a turistas. Ao longo dos vários acessos a estes pontos urbanos, com frequência diária ou mensal estão disponíveis nas estações de gasolina da Esso, nos correios e em pontos específicos de venda, selos para serem colocados no vidro da frente. O preços do selo começam a partir dos 4 euros, por dia. A coima associada ao uso das correntes de neve sem a compra do selo de utilização é de 67 euros.

Na Noruega, o automóvel deverá transportar pelo menos um colete reflector, tanto no verão como no inverno. Deve ter ainda em atenção, que quando conduzir em zonas com menores dimensões e menor densidade populacional, a distância entre bombas de gasolina será mais elevada.   

Limites de Velocidade na Noruega – grandes multas mesmo para pequenos contra-ordenações
As estradas norueguesas têm, normalmente, um limite de velocidade de 80 km/h. Em áreas com maior densidade populacional, os limites poderão ser de 50, 40 ou 30 km/h. Na Noruega, auto-estradas e vias rápidas apresentam limites de velocidade entre 90 ou 100 km/hora.  

Os limites de velocidade supracitados adequam-se a automóveis (excluindo-se os reboques e viaturas pesadas acima dos 3500 kg) e motas.

Existem radares detectores de velocidade na noruega que nem sempre são fáceis de localizar. Não se esqueça que até pequenos excessos de velocidade e transgressões no trânsito poderão custar-lhe caro, comparando por exemplo com o Portugal.  

Se exceder o limite de velocidade imposto, por exemplo, em 11 km numa zona com velocidade máxima de 60 km/h (conduzindo a 71 km/h quando é obrigatório conduzir a 60 km/h) a coima a sofrer rondará os 385 euros. Passar um sinal vermelho ou conduzir sem margem de segurança poderá custar-lhe cerca de 690 euros. 

Muitos são os turistas que, durante as suas férias na Noruega, recebem entre 3 e 4 multas de excesso de velocidade sem terem qualquer noção das mesmas. Assim, é de extrema importância respeitar os limites de velocidade impostos na Noruega.  

Num carro alugado norueguês qualquer excesso de velocidade que venha a resultar numa coima, sera automaticamente debitado no cartão utilizado como garantia aquando a reserva do veiculo.

Encontre carros baratos na Noruega com Cartrawler


Rent a car na Noruega - conheça as montanhas norueguesas num carro alugado e faça a melhor road trip de sempre
Artigo: Rent a car na Noruega - conheça as montanhas norueguesas num carro alugado e faça a melhor road trip de sempre
Temas: , , ,
Último revisão: Monday, March 14 2016

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar