A greve do SEF no Aeroporto de Lisboa: maiores tempos de espera 24 e 25 Agosto

Está prevista para os dias 24 e 25 de Agosto a greve do Inspectores de Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no Aeroporto de Lisboa.

Apesar dos apelos lançados pela Confederação do Turismo Português para não dificultar o trânsito de milhares de passageiros que utilizam o principal aeroporto do país em plena época alta, o Sindicado da Carreira da Inspeção e Fiscalização (SCIF), que efectivamente convocou a greve,  decidiu prosseguir com a mesma.

SEF Lisboa
A greve do SEF vai-se fazer sentir no maior tempo de espera no Aeroporto de Lisboa.

O SCIF justifica a sua decisão com a necessidade de chamar atenção às condições precárias do funcionamento dos seus serviços em Portela, tanto ao nível de número de inspectores, que com o crescimento contínuo do número de passageiros a utilizar o aeroporto há muito que deixou de ser suficiente, como ao nível de meios materiais.

O Sindicado tem feito ao longo dos últimos meses várias críticas ao Ministério de Administração Interna, chamando a atenção à escassez de investimento na agência de inspecção num país na economia do qual o turismo desempenha o papel de tanta importância.

A greve consistirá em redução em 50% de pessoal destacado à várias funções relacionadas à segurança da fronteira. De momento o SEF conta com 185 inspectores no Aeroporto de Lisboa, sendo que em cada turno estão operacionais, em média, 20 funcionários.

Durante os dias da greve o SEF assegurará somente os serviços mínimos decretados. O número de inspectores será reduzido para 10 nos turnos da manhã, para 8 nos turnos da tarde, sendo que somente 6 inspectores estarão presentes nos turnos da noite.

Não é possível prever que transtorno no funcionamento do Aeroporto Humberto Delgado a greve causará. Lembre-se de que, devido aos protocolos mais rígidos de controle de fronteiras para os passageiros vindos de fora da zona Schengen, instituídos na sequência dos ataques terroristas que a Europa sofreu recentemente, o tempo de espera nos aeroportos do continente já tinha aumentado.

Com o número de inspectores do SEF drasticamente reduzido, são de esperar os períodos de paralisação do Aeroporto de Lisboa.


A greve do SEF no Aeroporto de Lisboa: maiores tempos de espera 24 e 25 Agosto
Artigo: A greve do SEF no Aeroporto de Lisboa: maiores tempos de espera 24 e 25 Agosto
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar