Aeroporto de Lisboa estreia uma nova área de chegadas
Os passageiros que chegam a Lisboa de fora da zona de Schengen terão agora à sua disposição um novo zona de controlo de chegadas.
Inaugurada esta semana, inclui sete postos de controle, dois dos quais são e-gates, ou seja, portões automáticos onde a identificação do passageiro à base de dados biométricos. Esta solução permite reduzir consideravelmente o tempo de espera, em comparação com o método tradicional.
Os tempos de espera para passageiros no Aeroporto de Lisboa mais curtos, graças a uma nova zona de controlo.
O tempo de espera para o controle de passaporte para os passageiros de fora da zona de Schengen nos picos de períodos de tráfego das pessoas mais intenso ultrapassa, frequentemente, uma hora, sendo um dos problemas mais graves da sobrelotação do Aeroporto Humberto Delgado.
Os dois e-gates novos fazem parte dos 49 portões automáticos da última geração adquiridos recentemente pelo SEF, com a vista de distribuição pelos aeroportos internacionais portugueses.
Uma grande parte destes equipamentos está destinada para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto, que está a viver uma fase de grande crescimento, não estando, no entanto, definida ainda a data da implementação da medida.
A nova zona de chegadas no Aeroporto de Lisboa destina-se principalmente ao controle dos passageiros nos voos provenientes dos Estados Unidos, Canadá, Croácia e Reino Unido. Foram os passageiros no voo deste último país que estrearam, na passada segunda-feira, a nova área do Aeroporto de Lisboa.
Segundo à informação prestada pela Cristina Gatões, a directora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a nova área permitirá processar o controle de 700 passageiros por hora / 30 voos por dia.
A diminuição de tempo de espera para efectuar o controle de passaporte é essencial no aeroporto que tem registado, há vários anos consecutivos, aumentos exponenciais de número de passageiros. Lembre-se que em 2019 passaram pelo Aeroporto de Lisboa mais de 31 milhões de passageiros, o número que representa um aumento na ordem de 7.4% em relação ao ano anterior.
Aeroporto de Lisboa em números:
O ritmo de crescimento do principal aeroporto do país foi ultrapassado ainda pelo Aeroporto do Porto, que em 2019 serviu mais 9.8% passageiros que no ano anterior. Com um total de 13.1 milhões de passageiros, o aeroporto nortenho ainda continua bastante inferior, em termos do volume de tráfico, ao principal aeroporto de Portugal.
Leia também: