Aeroporto de Lisboa com obras de expansão em breve
Arrancam ainda antes do final de 2019 as obras de expansão do Aeroporto de Humberto Delgado em Lisboa.
Com o limite actual de 38 operações por hora, o aeroporto principal do país vê-se com dificuldades para fazer face às necessidades crescente de tráfego aéreo em Portugal.
No ano passado o Aeroporto de Lisboa transportou 55 milhões de pessoas.
O novo plano do Governo e ANA Aeroportos de Portugal vê a solução do problema na criação de uma estrutura aeroportuária dupla que contra com o Aeroporto de Portela e a construção de um aeroporto auxiliar no Montijo. Trata-se de um projecto faseado, que na sua parte inicial concentrar-se-á no desenvolvimento da infraestrutura já existente.
As intervenções planeadas em Portela incluem o encerramento da pista secundária 17/35, a construção de uma nova saída rápida no aeroporto (a primeira fase da obra, a ser concluída no verão 2020) e um novo troço de taxiway que aumente a fluidez de circulação e a rapidez da saída das aeronaves da pista (a segunda fase da intervenção, a ser concluída no verão de 2021) e o aumento do espaço de estacionamento das aeronaves de 60 para 89 posições de estacionamento (a ser concluído nos prazos ainda não definidos).
O investimento no valor de 650 milhões de euros permitirá aumentar o número de operações a 48 por hora. Com o investimento adicional de 550 milhões na actual base militar na Margem Sul, a dupla Portela-Montijo poderá processar conjuntamente 72 movimentos aéreos por hora.
‘Novo’ aeroporto de Lisboa – o impacto ambiental
Está por ser efectuado o estudo sobre o impacto da ampliação do Aeroporto de Lisboa sobre o ambiente e sobre a saúde e o bem estar dos lisboetas.
Os ambientalistas chamam a atenção à poluição e aos níveis de ruído gerados pelo tráfego aéreo, assim como pelo trânsito mais intenso nas principais vias de acesso ao aeroporto, nomeadamente a 2ª Circular. Uma população de cerca de 300 mil pessoas, em Lisboa, mas também na freguesia de Loures, serão afectadas directamente pelo aumento proposto do aeroporto. Há que notar que o Parque das Nações, adjacente ao terreno ocupado pelo aeroporto, foi considerada a zona mais poluída de Lisboa num estudo recente.
Aluguer de carros no Aeroporto de Lisboa - compare ofertas rent a car