As auto-estradas em Portugal mais baratas a partir do dia 1 de Agosto

Foi anunciada hoje, a decisão, há muito aguardada, do Governo em reduzir as portagens em algumas das auto-estradas do país.

O desconto na ordem de 15% será aplicado ao total de 550 quilómetros de auto-estradas, a maior parte delas sendo localizada no interior do país. Entre as vias que a partir do dia 1 de Agosto passarão a ser mais baratas, encontram-se:

  • A4, entre Amarante e Quintanilha (Bragança)
  • A23, entre Torres Novas e Guarda
  • A22 (Via do Infante), entre Lagos e Vila Realdo Santo António
  • A24, entre Viseu e a fronteira de Vila Verde de Raia (Chaves)
  • A25, entre Albergaria-a-Velha e Vilar Formoso.

Como explicou o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, a escolha das auto-estradas sujeitas à redução do preço foi motivada, em grande parte, pela vontade de incentivar o desenvolvimento das zonas do interior, as maís pobres e menos acessíveis, tornando o transporte nestas áreas do país mais barato e melhorando a sua ligação aos principais polos de desenvolvimento mais significativos situados no Centro e no Litoral.

O desconto de 15% é aplicado aos veículos ligeiros. Os veículos de transporte de mercadorias beneficiarão do desconto no valor de 15% durante o dia e 30% à noite (das 20 horas até às 8 da manhã).

Estima-se que o impacto imediato da baixa dos preços das portagens na receita do Estado será de 14 milhões por ano. Em contrapartida, espera-se que a redução das portagens se reverta num aumento de receita nas outras áreas que beneficiarão do transporte mais barato.

Não foi apresentado nenhum estudo do impacto que a decisão do Governo poderá ter no tráfego.

O porta-voz da Comissão de Utentes da Via do Infante (uma das estradas pagas que gera mais polémica em Portugal) manifestou a desilusão com o valor do desconto aplicado, argumentando que o valor de desconto para a estrada algarvia satisfatório seria de ‘pelo menos 50%’.


As auto-estradas em Portugal mais baratas a partir do dia 1 de Agosto
Artigo: As auto-estradas em Portugal mais baratas a partir do dia 1 de Agosto
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar