A base da Ryanair em Faro encerra em janeiro

Depois de 9 anos de funcionamento, a base aérea da low-cost Ryanair no Aeroporto de Faro será encerrada no início do ano que vem.

A transportadora anunciou a sua decisão na terça-feira passada.

Avião Ryanair Faro

A Ryanair baseia 6 aviões no Aeroporto de Faro (7 na época d verão).

O encerramento da base implicará despedimento de cerca de 100 pessoas, pilotos, tripulantes e pessoal de terra, o número que podia aumentar caso a transportadora opte por suspender as operações em Faro por completo. Pelo que foi comunicado à imprensa, a Ryanair vai manter uma grande parte das rotas de e para Faro, embora remover as aeronaves do aeroporto terá, far-se-á certamente sentir na disponibilidade de destinos e frequência de voos.

O Aeroporto de Faro não é o único que verá a base de Ryanair fechada. A gigante de transporte low-cost na Europa, já há algum tempo tem mostrado sinais de dificuldades em equilibrar as contas, face ao aumento do preço de combustível e as incertezas inerentes à cada vez mais inevitável saída do Reino Unido da União Europeia. No primeiro trimestre do ano corrente a transportadora registou uma queda de 21% de lucro em relação ao período equivalente do ano passado. Para as dificuldades da empresa contribuíram também os problemas técnicos com a softwear  do Boeing 737 MAX que obrigaram a manter estas unidades na terra, assim como o conflito com o sindicato dos pilotos e tripulação.

A transportadora nega que o encerramento da base em Faro está ligado à próxima greve do pilotos, programada para os dias 21-25 de agosto, sendo motivado pelas razões puramente económicas.

A redução das operações da Ryanair em Faro terá consequências não somente para os funcionários da empresa em risco de despedimento, mas também para toda a região Sul cuja economia baseia-se em turismo.

O vídeo promocional da inauguração da base Ryanair em Faro:

O downsizing da Ryanair em Faro levantou as vozes de preocupação especialmente da parte de PSD que sugere investigação se o encerramento da base aberta com a ajudo dos fundo do Estado não lesiona a legislação laboral e os acordos celebrados na altura da sua inauguração.

Veja também: Aluguer de carros no Aeroporto de Faro – reserva online



A base da Ryanair em Faro encerra em janeiro
Artigo: A base da Ryanair em Faro encerra em janeiro
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar