Brexit afecta o turismo no Algarve

Embora ainda não concretizada saída do Reino Unido da EU faz-se já sentir no Algarve.

No mês de Julho nos hotéis algarvios ficaram hospedados menos 56 mil turistas ingleses que no mesmo mês do ano passado. Este número significa uma queda de mais de 17% na escala anual, sendo um motivo de preocupação na região que vive do turismo.

Algarve praia
Menos ingleses nas praias do Algarve.

Os dados foram adiantados pela AHETA, a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve e englobam um total de 270 mil ingleses, dos quais 140 mil ficaram hospedados em hotéis e 130, em residências.

A queda considerável, de 15%, do valor de libra resultante da decisão do Reino Unido de abandonar a União Europeia, é identificada como o factor principal responsável pelo decréscimo de turismo britânico no Algarve. Confrontados com a fraqueza da sua moeda, assim como com as incertezas sobre o futuro da sua economia, muitos dos ingleses optaram por maior contenção nas despesas, cancelando as viagens para o estrangeiro.

O Reino Unido tem sido o principal mercado para o turismo no Algarve, a tendência que sofrerá alterações significativas nos tempos que vêm.

Enquanto em Julho de 2016, os turistas ingleses ocuparam 31% dos hotéis algarvios. Apesar da queda registada em Julho deste ano, ainda continuaram na liderança (com 26.2%), seguidos de perto pelos portugueses (26.1%).

É notável, no entanto, o aumento de turismo de outras partes da Europa, principalmente da Alemanha. O número de turistas alemães no Algarve aumentou em 24.6% em Julho, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Entre outras nacionalidades que demonstraram um crescente interesse na região sul de Portugal foram irlandeses (aumento de 14%), suecos (27.2%), belgas (13.4%), polacos (9.8%) e italianos (10,6%).

Fora da Europa, foram os canadienses que este ano marcaram uma presença mais forte no Algarve que no ano passado. Embora o número de turistas do Canadá no Algarve ainda continua a ser de relativamente pequeno, este ano restou um aumento de 43.9%.


Brexit afecta o turismo no Algarve
Artigo: Brexit afecta o turismo no Algarve
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar