Easyjet expande a rede de ligações na Croácia e na Suécia

A companhia aérea low-cost Easyjet tem vindo a desenvolver a sua rede de rotas na Europa, com a enfâse nos aeroportos croatas.

Simultaneamente, a transportadora vai inaugurar também, em março 2017, uma ligação do Aeroporto de Estocolmo-Arlanda ARN para de Milão-Malpensa MPX. Surpreendentemente, a Easyjet será a única a operar esta rota, que segue a ligação para Lyon, a inaugurar ainda em novembro deste ano e a ligação para Genebra, já em operação.

Frota Easyjet
Aibus A320neo na frota da Easyjet

Easyjet – destinos na Croácia
O desenvolvimento mais dinâmico do mapa de voos da Easyjet tem tido lugar na Croácia, um destino turístico em crescimento. No final de 2016, a low-cost britânica opera aqui por volta de 30 rotas, a maior parte das quais foi instituída nos últimos 2 anos.

Os turistas de diferentes partes da Europa, mas principalmente do Reino Unido, poderão escolher entre os três aeroportos croatas, Aeroporto de Pula – PUY, Aeroporto de Dubrovnik – DBV e o Aeroporto de Split – SPU, todos eles situados na magnífica costa do Mar Adriático.

Voos para o capital da Croácia, Zagreb, não foram ainda confirmados.

Uma forte presença da low-cost no Sul da Europa
Os destinos turísticos do sul da Europa, na Itália, Espanha e Portugal são, naturalmente, um dos principais alvos das transportadoras de baixo custo e a Easyjet não é excepção.

Espanha é um país nesta região onde a Easyjet transporta mais turistas. Na Itália o número de aeroportos onde a Easyjet está presente é muito grande também.

Em Portugal,  Easyjet enfrenta uma forte concorrência da muito forte da Ryanair e, a na escala muito menor, da Wizzair que aos poucos está a expandir a rede de ligações.

Sem novas rotas Easyjet em Portugal
Para o mercado português, a transportadora não tem por enquanto novidades (final do 2016). A low-cost tem uma forte posição nos três principais aeroportos do país, oferecendo uma leque de destinos europeus: 21 rotas do Aeroporto de Lisboa, 11 rotas do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e 13 rotas do Aeroporto de Faro. Nos três aeroportos são também disponíveis ligações da Easyjet Switzerland (Basel e Genebra).

Easyjet no Norte e Centro da Europa
Ao olhar para o mapa de rotas da Easyet, perceberá facilmente onde é que a transportadora concentra as sua actividade no Norte da Europa.

O relativamente pequeno Aeroporto de Hamburgo – HAM na Alemanha oferece o número bastante impressionante de 30 rotas Easyjet (algumas das quais são sazonais), enquanto o Aeroporto de Copenhaga – CPH tem dispõem de 12 ligações Easyjet.

Surpreendentemente, a transportadora não incluiu ainda no seu mapa de voos a capital da Noruega É de esperar que o Aeroporto de Oslo-Gardermoen - OSL entre em breve na lista de destinos da Easyjet.

Chama a atenção, também a presença muito limitada da transportadora no mercado polaco. As únicas rotas Easyjet na Polónia são disponíveis no Aeroporto de Cracóvia – KRK. Apesar de operar 13 rotas para Cracóvia, a Easyjet está ausente da capital polaca, Varsóvia, onde o mercado de voos low-cost foi repartido entre a Ryanair que domina o Aeroporto de Varsóvia-Modlin – WMI e a Wizzar, instalada no principal Aeroporto Varsóvia-Chopin – WAW.

Easyjet sob pressão para ganhar a independência do mercado britânico
As incertezas que a eminente saída do Reino Unido da União Europeia trouxe, tornaram evidente a necessidade de expandir para além do mercado local.

As flutuações do câmbio e a possível limitação de possibilidades de crescimento são somente algumas das questões que se colocam ao olhar para o futuro da Easyjet, assim como das outras companhias aéreas que até agora baseavam o seu negócio na Reino Unido.

Apesar de ter registado lucro, as previsões não são tão optimistas como no passado; em Outubro de 2016 o preço das acções da Easyjet caiu em cerca de 40-50% em relação ao mês homólogo do 2015.

A Easyjet opera uma frota de 235 aviões, tendo mais 130 unidades encomendadas. A companha aérea mantém-se fiel à política de utilizar exclusivamente aviões Airbus 319-100 e Airbus 320neo.


Easyjet expande a rede de ligações na Croácia e na Suécia
Artigo: Easyjet expande a rede de ligações na Croácia e na Suécia
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar