O formato de matrícula automóvel muda em 2019

Para o início do ano que vem está prevista a implementação do novo formato de matrícula de viaturas.

O número de combinações possíveis do formato actual de dois dígitos, duas letras no meio, seguidas de mais dos dígitos (00-AA-00), em uso desde 2005, está prestes a esgotar.

O novo padrão prevê a utilização de quatro letras, em grupos de dois, à direita e à esquerda e de duas letras no centro (LL-00-LL).

Nova matrícula
O exemplo de nova matrícula.

Os dígitos e letras em preto continuarão no fundo branco, com a barra azul com o símbolo da União Europeia (a “eurobanda”) e a identificação nacional “P”, na extremidade esquerda. Manter-se-á também a banda amarela à direita, com a indicação do ano e do mês do primeiro registo.

O uso de letras K, W e Y será outra novidade nas matrículas atribuídas às viaturas no ano que vem. Estes três caracteres novos permitirão aumentar o número de combinações de matrícula possíveis a 137 milhões.

O sistema de matriculação de automóveis funciona em Portugal desde 1911. As primeiras matrículas continham uma letra, a indicar a zona do país onde a viatura se encontrava registada – Norte, Centro ou Sul, ou seja, N, C ou S e três dígitos. Com o aumento de viaturas a circular nas estradas, tornou-se necessário implementar um sistema de matrícula que permitisse mais combinações.

A partir de 1937 as matrículas passaram a ter o formato de duas letras e dois grupos de dois dígitos (AA-00-00).

Importa relembrar que nas primeiras matrículas letras e números brancos eram colocados sobre um fundo preto.

O fundo passa a ser branco em 1992 quando também a sequência de letras e dígitos é alterada para 00-00-AA, sendo também adicionada, à esquerda, a eurobanda azul. Em 1997 a chapa de matrícula é completada pela banda amarela, de lado direito.

A Associação Nacional do Ramo Automóvel estipula que o número de combinações possíveis dentro do formato presente será esgotado em Fevereiro do ano 2019.


O formato de matrícula automóvel muda em 2019
Artigo: O formato de matrícula automóvel muda em 2019
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar