Aluguer de carros

Nosso objectivo é ajudá-lo a encontrar os melhores preços em aluguer de carros.
Quando você reservar carros de aluguer online, muitas vezes você irá obter taxas muito mais baratas do que se você reservar directamente através da agência de aluguer de carros.

Experimente também

Pesquisa artigos

O formato de matrícula automóvel muda em 2019

Para o início do ano que vem está prevista a implementação do novo formato de matrícula de viaturas.

O número de combinações possíveis do formato actual de dois dígitos, duas letras no meio, seguidas de mais dos dígitos (00-AA-00), em uso desde 2005, está prestes a esgotar.

O novo padrão prevê a utilização de quatro letras, em grupos de dois, à direita e à esquerda e de duas letras no centro (LL-00-LL).

Nova matrícula
O exemplo de nova matrícula.

Os dígitos e letras em preto continuarão no fundo branco, com a barra azul com o símbolo da União Europeia (a “eurobanda”) e a identificação nacional “P”, na extremidade esquerda. Manter-se-á também a banda amarela à direita, com a indicação do ano e do mês do primeiro registo.

O uso de letras K, W e Y será outra novidade nas matrículas atribuídas às viaturas no ano que vem. Estes três caracteres novos permitirão aumentar o número de combinações de matrícula possíveis a 137 milhões.

O sistema de matriculação de automóveis funciona em Portugal desde 1911. As primeiras matrículas continham uma letra, a indicar a zona do país onde a viatura se encontrava registada – Norte, Centro ou Sul, ou seja, N, C ou S e três dígitos. Com o aumento de viaturas a circular nas estradas, tornou-se necessário implementar um sistema de matrícula que permitisse mais combinações.

A partir de 1937 as matrículas passaram a ter o formato de duas letras e dois grupos de dois dígitos (AA-00-00).

Importa relembrar que nas primeiras matrículas letras e números brancos eram colocados sobre um fundo preto.

O fundo passa a ser branco em 1992 quando também a sequência de letras e dígitos é alterada para 00-00-AA, sendo também adicionada, à esquerda, a eurobanda azul. Em 1997 a chapa de matrícula é completada pela banda amarela, de lado direito.

A Associação Nacional do Ramo Automóvel estipula que o número de combinações possíveis dentro do formato presente será esgotado em Fevereiro do ano 2019.


O formato de matrícula automóvel muda em 2019
Artigo: O formato de matrícula automóvel muda em 2019
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar