Começa a greve dos funcionários da Portway nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal

Uma nova greve poderá causar disrupção no funcionamento dos principais aeroportos internacionais.

Desta vez, o seu descontentamento vêm a demonstrar os funcionários da Portway, a empresa de handling, ou seja, a assistência ao passageiro em terra.

Aeroporto de Lisboa

O final de ano poderá ser atribulado no Aeroporto de Lisboa, e outros aeroportos do país.

A greve inicia-se hoje e tem a duração prevista de três dias.

A greve poderá afectar uma várias áreas da experiência do passageiro em terra, desde o check-in, embarque e desembarque,  até ao processamento das bagagem, causando constrangimentos e atrasos, tanto nos serviços no aeroporto, como, em consequência, também nos horários de voos.

O que faz uma empresa de handling? Veja o vídeo promocional abaixo:

A greve convocada pela SINTAC – Sindicado Nacional dos Trabalhadores de Aviação Civil é motivada pelo descontentamento dos funcionários com a falta de descongelamento das progressões nas carreiras. Conforme o acordo assinado em 2016 com a VINCI, a empresa gestora dos aeroportos portugueses, o congelamento das carreiras, assim como os aumentos salariais com a vista de ajudar a melhorar a condição financeira da empresa, teria chegado ao fim em novembro deste ano.

 Os sindicalistas consideram que a VINCI falhou de cumprir o acordo, especialmente tendo em conta de que a empresa registou resultados positivos. Apontam ainda para o facto de que a empresa não reconheceu o esforço dos seus funcionários e iniciou cortes dos abonos sociais e direitos adquiridos. Adicionalmente, o sindicado acusa a Portway de tentar substituir os grevistas, fazendo contratações de última hora, de curto prazo e que coincide com o período de greve, a prática que pode por em causa a segurança de serviços prestados por pessoal sem formação adequada.

A Portway refuta as reivindicações dos sindicados, defendendo  que cumpriu o acordo, procedendo em novembro à aplicação das tabelas remuneratórias convencionadas, resultante no aumento salarial médio de 8%. Apelou também ao retomar as negociações.



Começa a greve dos funcionários da Portway nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal
Artigo: Começa a greve dos funcionários da Portway nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar