Hamburgo bane os carros a diesel antigos

Como a primeira cidade na Alemanha, Hamburgo proíbe, a partir do dia 31 de maio, a circulação dos modelos mais antigos de carros com o motor diesel.

Na fase inicial a interdição estender-se-á somente a duas estradas importantes da cidade: a Max-Brauer-Allee e a Stresemannstrasse.

Hamburgo proibe carros a diesel
A sinalização respectiva a circulação de carros a diesel em Hamburgo.

Estão proibidos de circular nas zonas mencionadas os automóveis com os modelos mais antigos do motor, que não cumprem a norma Euro 5 dos padrões de emissão de poluentes da União Europeia.

O regulamento sobre os limites máximos de emissão de gases foi criado para todos os carros comercializados na EU por forma a controlar a reduzir a poluição.

Para além do monóxido de carbono, a norma determina também o nível máximo permitido de outros poluentes causadores de várias doenças civilizacionais, uns dos mais perigosos sendo os óxidos de nitrogénio. A norma Euro 5 foi introduzida em 2009.

Estima-se que o interdição abrangerá 214,000 de viaturas mais antigas, o número que representa 2/3 de todos os carros a diesel registados em Hamburgo.

O excesso de carros, o trânsito e a poluição do ar, que frequentemente excede as normas, é um problema comum de todas as grandes cidades nos países desenvolvidos e este é o caso também de Hamburgo, a segunda maior metrópole alemã, que conta com uma população de 1.8 milhões.

A decisão das autoridades de Hamburgo, embora vá ao encontro das expectativas dos ambientalistas, não deixou de causar alguma controvérsia devido a maneira e a medida em que está a ser implementada. É questionada a limitação da área de interdição a somente duas ruas.

Os céticos apontam para o facto de que o desvio de trânsito para as outras zonas da cidade vai somente ‘deslocar’ a poluição do centro e não eliminá-la e acusam as autoridades de procurarem soluções rápidas em vez de efectivas e duradouras. Duas das quatro das estações de medição de níveis de poluição em Hamburgo situam-se nas ditas ruas.

Poderão continuar a circular nas zonas abrangidas pela interdição os autocarros de transporte público a diesel e as viaturas dos moradores. A multa por não respeitar a interdição é de 25 euros (para as viaturas ligeiras).

Aluguer de carros Hamburgo, Aeroporto – compare ofertas e reserve online


Hamburgo bane os carros a diesel antigos
Artigo: Hamburgo bane os carros a diesel antigos
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar