Novas regras de bagagem de mão Ryanair – o transporte da mala de cabine deixa de ser gratuito sem Embarque Prioritário

Pela segunda vez em 2018, a Ryanair torna a sua política da bagagem de mão mais restritiva.

Desta vez, as alterações nas regras de bagagem de mão da Ryanair afectarão 60-90% de todos os passageiros da low-cost irlandesa.

A partir do dia 1 de novembro de 2018 deixará de ser permitido transportar na cabine uma mala com rodas (trolley) ou qualquer bagagem com dimensões superiores a 40cm x 20cm x 25cm gratuitamente para quem não adquiriu a opção do Embarque Prioritário.

Ryanair bagagem de mão
Não tão barata como a transportadora gostava de parecer, a não ser que viaje sem bagagem nenhuma.

Fim dos trolleys de cabine de borla – as regras de bagagem de mão Ryanair alteradas
Para poder viajar com duas peças de bagagem de cabine, como até agora, deverá adicionar à sua reserva o Embarque Prioritário. Esta funcionalidade, no entanto, tem o custo de €6 quando adquirida online ou €8 se optar por comprá-la no aeroporto.

Os passageiros que se apresentarão na porta com um trolley, não tendo adquirido a opção do Embarque Prioritário, terão que pagar entre 20 e 25 euros por cada viagem.

Esta funcionalidade permite a prioridade na entrada para o avião, e agora também o que antigamente era possível para todos os passageiros sem custos adicionais, trazer a segunda mala de cabine. Ao obrigar o passageiro a pagar por algo que já foi gratuito, a transportadora fica a ganhar entre 12 e 16 euros em cada viagem de ida e volta.

A única bagagem de cabine que segundo as novas regras da bagagem de mão Ryanair permite transportar sem encargos adicionais é uma pequena ‘mala pessoal’, de tamanho máximo 40cm x 20cm x 25 cm (um ligeiro aumento dos 25cm x 20cm x 20 cm permitidos até agora para a mala ‘pequena’ de cabine) que deve caber debaixo do assento em frente. A esta bagagem não se aplica limite de peso.

O limite de peso da segunda peça da bagagem de mão, agora sujeita a pagamento, mantém-se aos 10 kg.

Como informou a transportadora, o medidor da bagagem disponibilizado nos aeroportos será de dimensões ligeiramente maiores – 42cm x 20cm x 30 cm – deixando um pouco de margem para a única peça de bagagem que é permitida trazer a bordo sem custos adicionais.

Bagagem de porão – afectada pelas alteração de regras da bagagem de mão Ryanair?
É de esperar que os passageiros escolham despachar a bagagem de porão num mala grande, em vez de adquirir o Embarque Prioritário.

O preço de uma mala de porão na Ryanair varia entre 25 e 35 euros, dependendo da estação do ano, sendo que cada passageiro pode despachar até 3 malas. O limite de peso por mala é de 20 kg.

A transportadora é conhecida por aumentar o preço de mala de porão frequentemente e sem aviso.

Com as recente alterações o esquema de encargos de bagagem da Ryanair passa a ser ainda mais complicado, tornando muito difícil a comparação de custo de viagem entre diferentes transportadoras. É de esperar que a companha irlandesa altere-o novamente em breve.

Os limites de bagagem e as respectivas taxas indicadas neste artigo foram actualizadas em outono 2018.

Tamanho da segunda mala de cabine Ryanair – sem alterações em 2018-2019
A mala ‘grande’ de cabine para os passageiros prioritários da Ryanair, ou seja, os que adquiriram a opção do Embarque Prioritário, não deve exceder o tamanho máximo de 55cm x 40 cm x 20cm – as mesmas medidas que anteriormente.

A primeira alteração das regras da bagagem de mão teve lugar no início do ano
Em janeiro 2018 a Ryanair introduziu as primeiras restrições na sua política de bagagem de cabine, limitando a quantidade da mesma à uma peça só.

Os passageiros tinham, desta forma, que optar por trazer a mala pessoal/mala de portátil, etc. ou o trolley. O trolley, desde que cumprisse o limite de tamanho e peso, não era sujeito a pagamento adicional. Esta possibilidade deixa de existir a partir do dia 1 de novembro.

Leia também: Aluguer de carros Ryanair com a garantia de melhor preço – uma possibilidade ou um truque de marketing?



Novas regras de bagagem de mão Ryanair – o transporte da mala de cabine deixa de ser gratuito sem Embarque Prioritário
Artigo: Novas regras de bagagem de mão Ryanair – o transporte da mala de cabine deixa de ser gratuito sem Embarque Prioritário
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar