Novas rotas no Aeroporto de Lisboa em 2017
O Aeroporto de Lisboa, que desde maio 2016 passou a chamar-se Aeroporto Humberto Delgado, continua a expandir a oferta dos voos.
Já em 2015, o principal aeroporto português ultrapassou o marco dos 20 milhões de passageiros (um aumento de 10.7% em relação ao ano anterior) e nos finais do ano corrente os números parecem igualmente promissores, tendo em conta a oferta crescente de novas ligações de e para Lisboa.
As companhias aéreas divulgaram já algumas das novas adições aos seus mapas de voos para o ano 2017. Junto com uma variedade de ligações europeias, o Aeroporto de Lisboa poderá propor aos seus utilizadores algumas rotas de longa-distância, na Ásia e na América do Norte.
As companhias aéreas que prendaram os seus clientes com mais possibilidades de viagem a partir de Lisboa são a transportadora nacional TAP e a low-cost irlandesa, ambas com 6 destinos novos (revelados até agora). As duas companhias apostaram nos destinos europeus, sendo que a TAP propôs um serviço Lisboa-Toronto, diversificando mais ainda a sua oferta de ligações intercontinentais.
Entre outros destinos longínquos que passam a ser acessíveis através de voos directos de Lisboa em 2017 são Pequim (com a Beijing Capital Airlines) e a Nova Iorque (através da ligação sazonal da Delta Airlines).
Uma novidade bastante curiosa é a ligação para a ilha de Vagar, no arquipélago das Ilhas Faroés, u território autónomo da Dinamarca. Esta ligação é operada pela transportadora local, Atlantic Airways.
Veja abaixo a lista das rotas novas no Aeroporto de Lisboa em 2017:
▪ Altantic Airways: Vagar (ligação sazonal), início a 3 de Julho
▪ Azores Airline: Santa Maria, início a 26 de Março
▪ Beijing Capital Airlines: Pequim, início em Junho
▪ Blue Air: Turim, início a 1 de Junho
▪ Czech Airlines: Prague, início em Maio
▪ Delta Airlines: Nova Iorque JFK, ligação sazonal, início a 26 de Março
▪ Primera Air Nordica: Billund, início a 11 de Maio
▪ Estocolmo-Arlanda, início a 6 de Abril
▪ Ryanair: Bologna, início a 28 de Março
Luxemburgo, início a 26 de Março
Nápoles, início a 3 de Maio
Toulouse, início a 26 de Março
Wroclaw, início a 28 de Março
Glasgow, ligação sazonal, início a 26 de Março
SAS: Estocolmo, ligação sazonal, início a 25 de Junho
▪ TAP: Alicante, início a 10 de Junho
Bucareste, início a 10 de Junho
Budapeste, início a 10 de Junho
Estugarda, início a 10 de Junho
Las Palmas de Gran Canaria, início a 10 de Junho
Toronto, início a 10 de Junho
▪ Wizzair: Katowice, início a 12 de Março
Qual o futuro do Aeroporto de Lisboa?
O tema recorrente, já a alguns anos é o futuro do principal aeroporto português.
Localizado practicamente dentro da capital, o aeroporto ainda comumente referido como ‘Portela’, esgotou há muito possibilidade de crescimento, em termos de espaço. Estas limitações interferem com o plano de reestruturação da TAP em curso, que pressupõe o crescimento contínuo da oferta de rotas, tornando relevante a procura de medidas que viabilizem o desenvolvimento da companhia.
Uma das soluções propostas por David Neeleman do consórcio Atlantic Gateway, o accionista privado da TAP é mover o tráfico low-cost de Portela para a base de Montijo. Este modelo, apelidado como ‘Portela+1’ permitiria, na opinião do empresário, tanto a TAP como as transportadoras de baixo custo como a Ryanair e a Easyjet, desenvolverem o seu potencial na capital portuguesa.