A reserva de lugar para crianças passa a ser obrigatória nos voos da Ryanair
Quem costuma viajar low-cost, certamente já está habituado que durante o processo de reserva terá que decidir se quer pagar para poder escolher o lugar em que vai viajar ou se prefere esperar para ver que lugar ser-lhe-á atribuído na altura do check-in.
Sempre que possível, as transportadoras tentam sentar as pessoas indicadas dentro da mesma reserva juntas, mesmo sem ter que pagar mais por isso.
No entanto, caso não queira gastar mais do que absolutamente necessário, nunca poderá ter a certeza se o seu companheiro da viagem terá o lugar junto ao seu.
Esta dúvida torna-se particularmente persistente no caso de pessoas a viajarem com crianças, a quem pode ser, na fala de disponibilidade, atribuído um assento longe dos país ou encarregados.
Por forma a evitar o incómodo resultante deste tipo de situação – tanto para as famílias separadas durante a viagem, ou as pessoas a quem é pedido que cedam o seu lugar para que o menores possam viajar junto aos país – uma das transportadora-líder do segmento low-cost, a Ryanair resolveu introduzir uma alteração importante no seu processo de reserva.
A partir do dia 1 de Setembro passará a ser obrigatório reservar antecipadamente o assento para adultos que viajam com crianças até 12 anos de idade. Os passageiros adultos terão que pagar pela reserva, no entanto as crianças terá o lugar atribuído gratuitamente.
Segundo a transportadora, esta solução permitirá facilitar o embarque, evitando a necessidade de relocar os passageiros, o que é especialmente difícil, se não impossível, no caso de passageiros que pagaram para poder viajar no lugar indicado.
Por forma a fazer o processo de embarque o mais eficaz possível, a transportadora abre o check-in online 30 dias antes da data da partida.
Resta saber se outras low-cost concorrentes da Ryanair a operar em Portugal, nomeadamente a Easyjet e a Wizzair tomarão medidas semelhantes.

Temas: ryanair-criancas, reserva-de-lugar