Ryanair: novas regras de bagagem de mão – o embarque prioritário com a mala de 55x40x20cm

A transportadora low-cost Ryanair aperta as regras relativas à bagagem transportada na cabine.

A partir do dia 1 de Novembro de 2017, somente os passageiros que optaram por adquirir o serviço de embarque prioritário poderão continuara a viajar com duas malas de cabine, a maior delas com as dimensões até 55x40x20 cm.

Samolot Ryanair
A aeronave Boeing 737-800 da Ryanair. © Foto: Aluguer-carros-baratos.com.pt.

Ryanair priority boarding – como funciona?
O embarque prioritário, um serviço adicional (e pago) da transportadora, permite entrar no avião sem a fila, poupando tempo e o incómodo causado pelas várias dezenas de ouros passageiros que tentam chegar ao seu lugar simultaneamente, disputando o lugar para a bagagem de mão nos compartimentos acima dos assentos.

O segundo aspecto é, no entanto a vantagem principal deste serviço, já que a poupança de tempo, é de facto mínima. O embarque geralmente tem início 30 minutos antes da partida do avião e o tempo que o passageiro consegue efectivamente poupar são 10-15 minutos que, caso não tivesse adquirido o serviço de embarque prioritário, teria passado na fila para entrar na aeronave.

A partir do dia 1 de Novembro, ao priority boarding a  Ryanair associa, porém, uma nova vantagem: a possibilidade de continuar a viajar com as duas malas de cabine, como estipulavam as regras em vigência até essa data: uma com dimensões máximas de 55x40x20 e outra, menor, com dimensões até 35x20x20.

As regras novas prevêem que os passageiros sem o embarque prioritário entreguem o trolley maior à entrada do avião, para ser transportado no porão, juntamente com a bagagem registada. À chegada, será entregue no tapete, juntamente com outras malas, o que não é obviamente uma solução ideal para quem viaja somente com bagagem de mão. Antigamente, estes passageiros, por exemplo profissionais em viagem de negócios, reduziam o seu tempo de permanência no aeroporto ao mínimo, pois não necessitavam de esperar pela bagagem registada.

Com as regras mais apertadas em relação à bagagem da cabine da Ryanair, é muito pouco provável que algo mais que um portátil e um livro caiba na mala pequena admitida pela transportadora na cabine sem custo adicional. Para quem não traz muita bagagem, no entanto, e quer sair do aeroporto o mais depressa possível após a chegada, comprar o priority boarding pode tornar-se uma necessidade.

O serviço de embarque prioritário pode ser adquirido online até uma hora antes da partida pelo preço surpreendentemente baixo, comparado ao que é normalmente praticado pela transportadora.

Quanto custa o embarque prioritário na Ryanair?
Conforme a informação adiantada pela companha aérea irlandesa o preço de priority boarding é de 5 euros.

Embora não pareça elevado, este custo terá certamente impacto maior nos grupos de passageiros a viajarem juntos, como por  exemplo famílias com crianças que, por natureza, trazem sempre mais coisas a bordo.

A transportadora fez um esforço, no entanto, para compensar os clientes aumentando o limite máximo de peso da bagagem registada de 15 para 20 kg por mala. Adicionalmente, baixou, e substancialmente, o preço de cada mala registada, de 35 para 25 euros.

Falta de espaço na cabine leva às restrições sobre a bagagem de mão
A iniciativa da Ryanair é a resposta ao problema de falta de espaço de bagagem na cabine face às expectativas dos passageiros que tendem trazer cada vez mais coisas à bordo.

As aeronaves Boeing 737-800 que dominam na frota da transportadora são equipados com cerca de 90 compartimentos de bagagem acima dos assentos que, dada a cada vez maior taxa de ocupação de voos, passa em muitos casos a ser insuficientes. A dificuldade em encontrar lugar para a bagagem alonga cada vez mais processo de embarque, tendo levado aos atrasos de voos da Ryanair.

As exceções da política de uma só mala de cabine
Apesar de apertas as regras de bagagem de mão, a Ryanair tenta acomodar os passageiros mais frágeis. Quem viaja com bebés poderá trazer a bordo também uma mala com fraldas e acessórios com o peso máximo de 5 kg.

Os passageiros que necessitam de medicação poderão trazê-la na cabine também, tendo avisado a companha aérea previamente.


Ryanair: novas regras de bagagem de mão – o embarque prioritário com a mala de 55x40x20cm
Artigo: Ryanair: novas regras de bagagem de mão – o embarque prioritário com a mala de 55x40x20cm
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar