Voos da TAP cancelados – pilotos recusam de fazer horas extra e exigem um aumento

Braço de ferro entre a TAP e os seus pilotos continua. Continuam também a ser cancelados no Aeroporto de Lisboa os voos da transportadora num período em que muitas pessoas se deslocam aproveitando as férias da Páscoa.

TAP
TAP cancela voos e oferece indemnização.

Desde sábado, dia 24 de março mais de 50 da TAP voos foram cancelados.

Veja a informação de voos da TAP no Aeroporto de Lisboa (em tempo real).

A transportadora não fornece explicações, limitando-se a lamentar a inconveniência. Sabe-se, no entanto que os cancelamentos são o resultado da recusa dos pilotos de trabalharem nas horas extraordinárias e feriados, fora do que é estipulado pelo regulamento e contratos de trabalho.

Embora não se fale oficialmente em greve, a decisão dos pilotos de seguirem à risca os horários e os tempos de descanso estipulados pela lei é uma forma de protesto contra a falta de aumentos salariais.

Os pilotos optaram por pressionar desta forma a administração após a assembleia geral da SPAC – Sindicado dos Pilotos da Aviação Civil onde foi discutida a falta de actualizações salariais e o agravamento da carga fiscal neste grupo profissional.

O sindicado exige um aumento na ordem de 42%; a contraproposta da TAP é bastante díspar – a transportadora não está disposta oferecer mais de 3%. Os pilotos criticam também a prática corrente da transportadora de chamar os pilotos para serviço nos dias/horários de folga, não cumprindo os intervalos de descanso.

O cancelamento, em muitos casos sem nenhum aviso prévio, causou naturalmente caos no aeroporto principal do país e longas filas para o balcão do atendimento ao cliente da TAP. Foram já registadas também várias queixas sobre a transportadora a DECO.

A TAP  garante que todos os passageiros afectados serão recompensados e incentiva os passageiros a contactarem a companhia através de canais oficiais por forma a obterem mais informação.

No caso de cancelamento, o passageiro pode optar por remarcar a viagem para uma outra data ou a ser reembolsado.


Voos da TAP cancelados – pilotos recusam de fazer horas extra e exigem um aumento
Artigo: Voos da TAP cancelados – pilotos recusam de fazer horas extra e exigem um aumento
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar