Ford Fiesta – líder na classe económica de carros de aluguer
Em 2013, Ford introduziu a nova, ligeiramente redesenhada versão de um dos seus modelos mais populares, o Ford Fiesta.
A versão anterior, produzida nos anos 2008-2012, provou ser um dos modelos mais sólidos e divertidos de se conduzir da marca, no segmento economy.
O novo Fiesta, introduzido no final do ano 2012 veio a ser um carro ainda melhor e com o visual renovado, com a característica grelha em forma de um trapézio e os faróis alongados, que não estão longe da estética dos icónicos Aston Martin.
De ‘bastante bom’ o novo Ford Fiesta (de 2013 adiante) passa a ser ‘muito bom’
O que torna o Ford Fiesta tão bom?
Classificado pelas empresas de aluguer de automóveis como viatura na classe económica (também conhecido como o grupo B ou C, dependendo da rent-a-car) o Ford Fiesta encontra uma forte concorrência da parte de outros modelos também muito populares.
Entre os concorrentes mais directos do Fiesta encontram-se o Opel Corsa, o VW Polo, o Kia Rio (com 7 anos de garantia do fabricante incluída no preço) o Renault Clio, o Peugeot 208 o Seat Ibiza e o Skoda Fabia.
As respectivas marcas estão numa corrida incessável para chegar ao potencial cliente – através de preço atractivo, equipamento melhorado, garantia prolongada, etc.
O Fiesta, no entanto, lidera nos seguintes campos:
- Preço - bastante equilibrado tendo em conta o a qualidade e a gama de equipamentos disponíveis
- Estética - o Fiesta é um carro de visual muito bem concebido
- A performance do motor - os up-grades mais significantes, para alem do exterior, são notáveis na motorização que permite reduz o tempo de aceleração aos 100 km/h consideravelmente e aumenta a velocidade máxima
- Espaço interior - para passageiros e bagagem
- Solidez da construção - que resulta em baixos custos de manutenção
- Baixos consumos - disponíveis especialmente com os motores Ecoboost de 3 cilindros
- Bastante equipamento incluído na versão-base
A comparação de Ford Fiesta, VW Polo e Kia Rio (disponível em inglês):
Espaço interior do Ford Fiesta – bagageira de 290 litros
Ao alugar um Ford Fiesta da última geração poderá contra com a capacidade de bagageira de 276 litros; se lhe calhar um Fiesta sem roda sobressalente, a capacidade da mala aumenta para 290 litros, sendo que se encontrará incluído no equipamento do seu carro o ‘Kit Roda Suplente’.
O esforços dos designers da Ford de aumentar o espaço interior não comprometeu o visual exterior, antes pelo contrário: o novo Fiesta mantém a sua silhueta desportiva de um carro pequeno mas com muita garra.
A porta da bagageira levanta bem alto. Debaixo do piso da mala existe ainda um compartimento adicional
Ao conduzir o seu Fiesta de aluguer às vezes poderá desejar que o carro tivesse um motor mais potente, já que o modelo convida a condução mais dinâmica. A maioria dos Ford Fiesta nas frotas rent-a-car será equipada com os motores a gasolina de 1.0 litros de 80 cv, que na maior parte das situações é perfeitamente suficiente, podendo, no entanto, tornar-se pouco eficaz com 4-5 pessoas a bordo, mais a respectiva bagagem. Este carro com o motor Ecoboost certamente não parecerá lento como o Fiat Panda ou o Opel Corsa com os motores mais básicos, oferecendo como um bónus uma excelente economia de combustível.
Ao balcão da rent-a-car – faça a sua escolha
Ao apresentar-se no balcão da rent-a-car com o voucher da reserve para levantar o carro, frequentemente poderá escolher entre modelos diferentes dentro do mesmo grupo que a viatura que reservou, indague sempre sobra a essa possibilidade! Dentro da classe económica, www.aluguer-carros-baratos.com.pt recomenda o Ford Fiesta, o Opel Corsa e o VW Polo como os melhores representantes da classe. No países do Sul da Europa, os VW Polo disponíveis para alugar frequentemente vêm equipados com os motores diesel, o que costumava a ser considerado uma vantagem.
Praia, céu azul e um Ford Fiesta – a combinação perfeita para férias em Portugal. © Foto: www.aluguer-carros-baratos.com.pt
No entanto, nos últimos anos presenciamos um aumento significativo de preferência pelos motores a gasolina que, para além de poluir menos, através de uso de tecnologias modernas viram a sua eficácia aumentar também, principalmente a partir do ano 2014. Para uma condução normal mista (cidade e estrada) um Fiesta novo com o motor a gasolina e uma excelente economia de combustível será, certamente, uma escolha adequada.
Ford Fiesta em números
O Ford Fiesta da última geração que encontramos nas frotas de empresas de aluguer de viaturas vem geralmente equipado com o motor Ecoboost 1.0 de 80 cv, ou, numa versão mais barata cm o motor 1.25 de 4 cilindros e potência entre 60 e 82 cv.
A transmissão na maioria dos Fiesta comercializados na Europa é manual, o que não significa que não poderá encontrar nas rent-a-car ofertas de Ford Fiesta com a famosa caixa automática Power Shift, disponível para os motores Ecoboost 1.0T.
A capacidade do tanque do novo Ford Fiesta é de 42 litros de combustível.
O peso do veículo (na versão de 5 portas) varia entre 1,050 kg e 1,100 kg, sendo o motor antigo Duratec (ainda usado em alguns mercados) ligeiramente mais pesado.
Os números de consumo de combustível para a última versão do Fiesta (gasolina) são os seguintes:
- Fiesta Ecoboost 1.0 de 80 cv: 4.3 l/100 km (23.2 km/l)
- Fiesta 1.25 Duratec: 5.2 l/100 km (19.2 km/l) – tanto a versão de 60, como a de 80 cv apresentam os mesmos valores de economia de combustível
- Fiesta Ecoboost 1.0T de 100 cv e caixa automática Powershift: 4.9 litre/100 km (20.4 km/l)
Ford Fiesta – dimensões:
O novo Fiesta, com 3.97 metros de comprimentos será fácil de estacionar mesmo nos lugares bastante apertados. Em termos de comparação, o Mini de 5 portas, por exemplo, é ligeiramente mais comprido e mais largo, sendo, no entanto entre 3 e 6 centímetros (dependendo da versão) mais baixo que o Fiesta. A relativamente alta posição do condutor aumenta a visibilidade, principalmente na condução dentro da cidade.
Emissões e segurança:
O motor Ecoboost (gasolina) de 80 cv da última geração dos Fiesta permite reduzir as emissões de CO2 a 99g/km. A versão mais antiga do motor Duratec, regista as emissões médias de CO2 ao nível de 122 g/km.
5 estrelas do sistema Euro-NCAP foram atribuídas ao Ford Fiesta.
Ford Fiesta – desvantagens
Entre as poucas desvantagens da versão mais recente do Ford Fiesta pode-se enumerar o espaço para os passageiros da trás, um tanto mais reduzido em comparação com o que alguns rivais dentro do segmento oferecem, entre eles o novo Hyundai i20. As viagens longas para os passageiros adultos nos bancos traseiros podem vir a ser bastante incómodas.
Apesar do interior redesenhado e tornado mais prático (a característica evidente principalmente na consola centra) chama a atenção a qualidade questionável dos acabamentos, por exemplo o uso excessivo de plástico duro. Neste campo o VW Polo tem uma óbvia vantagem sobre o Fiesta.
Nesta dupla, o Polo ganha também pela versatilidade no que diz respeito à capacidade de carga: os seus bancos traseiros rebatem completamente, aumentando significativamente o espaço da mala, enquanto no Fiesta inclinam-se somente para a frente.
O Fiesta é um carro muito económico. No entanto, com 5 pessoas a bordo e/ou a carga pesada, o seu consumo de combustível aumenta significativamente.
Caso pretenda efectuar viagens longas num Fiesta de aluguer com o grupo de 5 e a respectiva bagagem, conte com o custo acrescentado de combustível, superior aos valores de consumo médios, devido ao peso total da viatura. Pondere aluguer de um carro mais potente e, preferivelmente a diesel, que apesar de preço de aluguer geralmente u anto mais elevado para os automóveis a gasóleo, pode resultar na redução do custo total da viagem.

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