Ford S-Max como carro de aluguer – monovolume de 7 lugares

A primeira versão do Ford S-Max (2006-2014) gozou de imensa popularidade durante todo o período do seu ‘reinado’; um feito notável tendo em conta que o S-Max competia com outros monovolumes também muito procurados, o VW Sharan e o Renault Espace.

De facto, nem a versão mais recente do S-Max, introduzida em 2015, consegue igualar  o seu antecessor no que diz respeito a facilidade de condução e um certo carácter desportivo, não esperado num carro de dimensões consideráveis.

Muitos certamente lamentarão o facto do novo 7-seater da Ford ter perdido essa qualidade, embora  para as famílias que frequentemente escolhem o S-Max como o meio de transporte diário, o facto de a nova versão da viatura não oferecer a mesma leveza da manobrabilidade nas curvas, não será o problema. Em troca recebem uma viatura mais confortável e mais “madura”.

Novo Ford S-Max
O novo monovolume familiar de 7 lugares - Ford S-Max.

S-Max de aluguer – minivan com classe
O refinamento do interior e o aumento do conforto tanto do condutor como do passageiro parece ter sido o objectivo principal dos engenheiros da Ford responsáveis pela última versão do S-Max. A atenção ao pormenor e o uso de materiais de qualidade é o que ressalta já na primeira experiência com o novo S-Max.

A Ford utilizou para esta viatura a plataforma CD4 do Ford Mondeo; no lugar do condutor foram implementadas algumas soluções do Mondeo também o que faz com que a experiência de condução deste monovolume se assemelhe à condução de um carro de passageiros, de dimensões mais reduzidas.

A mesma plataforma é utilizada também nos “irmãos” do S-Max: o Ford Galaxy e o SUV crossover Ford Edge.

Com a excepção da versão económica Trend, vendida somente em alguns mercados, o S-Max tem sempre 7 lugares.

Nas frotas rent-a-car, raramente encontrará a versão de 5 lugares. Caso se depare com a oferta de aluguer de um S-Max identificada como de 5 lugares e precise mesmo de uma viatura para 6 ou 7 pessoas, opte por uma outra viatura.

Carros de aluguer com 7 lugares e muito espaço
O novo Ford S-Max é uma viatura muito espaçosa, medindo 4.80 m, sensivelmente o mesmo que a versão anterior.

Ford S-Max espaço interior
Mesmo com uma prancha de snowboard e bagagem, o Ford S-Max ainda oferece espaço confortável para 5 pessoas.

Os lugares da última fila são, no entanto, ligeiramente mais pequenos que os da fila do meio, o que faz com que os passageiros adultos e do tamanho XL podem achá-los menos confortáveis. Principalmente nas viagens de longa duração, os monovolumes que oferecem dimensões mais generosas, como por exemplo o VW Sharan, o Seat Alhambra, o Chrysler Voyager, o Renault Espace or Ford Galaxy serão, talvez, uma escolha mais sensata.

Os bancos do S-Max são rebatíveis, o que permite aumentar a capacidade de bagageira, conforme as necessidades. Com os 7 lugares em uso o novo monovolume da Ford oferece somente 285 litros de capacidade de carga o que facilmente se torna insuficiente para transportar as malas de 7 pessoas em viagem.

Ford S-Max capacidade de passageiros
A capacidade para até 7 passageiros no novo Ford S-Max MPV (a partir do 2015).

O rebater dos bancos da segunda e terceira fila é controlado electronicamente através dos comandos/botões na bagageira (onde também foi colocada uma tomada de 12V).

Como pode ver na apresentação abaixo, o novo S-Max é, de facto, um carro muito versátil em termos da capacidade de passageiros e carga. Conduzir com somente 5 lugares em uso aumenta a capacidade de carga até 700 litros. Se optar por rebater também os bancos da segunda fila, deixando somente o lugar do condutor e passageiro da frente utilizável, poderá contar com a impressionante capacidade de 2200 litros de carga, incluindo um amplo espaço para transporte de itens de grandes dimensões, como bicicletas, mobília, etc..

O novo S-Max vem equipado com o sistema de controlo de climatização automático de duas zonas; em alguns países foi disponibilizado o sistema de controlo de AC de três zonas.

Novos padrões de luxo num monovolume (MPV)
Se já tiver a experiência de conduzir o S-Max ‘antigo’, a nova versão desta viatura surpreendê-lo-á pelo baixo nível de ruído, semelhante às viaturas tipo sedan.

O ‘modesto’ Ford S-Max ganha desta forma um pouco da finesse dos carros do segmento premium, como a BMW ou Mercedes.

Ford S Max 2015
Ford S-Max, um carro com classe e preço acessível, faz apertar a concorrência com, por exemplo, Renault Espace

Alguns dos S-Max na classe de monovolumes de aluguer nas frotas rent-a-car, virão equipados com o sistema de navegação por satélite. No entanto, a maioria das empresas de aluguer de carros considerará o GPS um equipamento extra, sujeito a taxas adicionais.

O novo S-Max oferece ainda uma gama de soluções tecnológicas modernas, incluídas na versão base, entre elas o ecrã táctil de 8 polegadas, os sensores de estacionamento, o sistema de chave inteligente, o travão de mão eléctrico e a abertura e fecho da bagageira mãos-livres, accionada pelo movimento de pé debaixo do carro.

Motor do S-Max – quase sempre diesel
Apesar do recente controvérsia em torno da manipulação dos motores a diesel pela Volkswagen, assim como a crescente consciência do impacto ambiental dos mesmos, a maioria dos Ford S-Max nas empresas de aluguer de carros será disponibilizada com os motores diesel; a configuração mais provável é de 2.0 l e 120-150 cv. Algumas das rent-a-car possam, no entanto, optar por enriquecer as suas frotas com os Ford S-Max com motor a gasolina 1.5 Ecoboost SCTi, de 160 cv.

Dados o tamanho e o peso da viatura, os motores a diesel garantem, em geral, a melhor performance e economia do combustível. Espere o consumo de combustível na ordem de 5 litros por 100 km (20 km/l) no caso dos motores diesel e 6.5 litros por 100 km (16 km/l) nos motores a gasolina.

Existe obviamente uma gama mais abrangente dos motores no novo S-Max, no entanto, os acima mencionados têm mais probabilidade de dominar o mercado rent-a-car.

A aclamada transmissão Ford Power Shift estará disponível nos motores diesel 150 cv para cima e reflectir-se-á certamente no preço de aluguer desta versão do S-Max.

Onde alugar o S-Max?
As empresas rent-a-car tendem de manter os carros de dimensões maiores nas suas frotas durante mais tempo do que os habituais 1-2 anos previstos para os carros de passageiros normais (pelo menos esta é a prática corrente nas empresas como Avis, Hertz, Sixt, Europcar, ou Enterprise).

O primeiro lote dos novos S-Max chegará às frotas rent-a-car na Europa durante 2016.

Tendo em conta de que os concorrentes mais directos, o VW Sharan/Seat Alhambra estão a ‘envelhecer’ (tendo sido introduzidos em 2010) e partindo do princípio de que o fabricante, a Volkswagen, cuja reputação sofreu um sério abalo pela recente controvérsia não ofereça uma campanha promocional nas condições impossíveis de recusar, é de esperar que as rent-a-car apostem nos modelos da Ford: o S-Max e o Galaxy. Já que o Galaxy é mais caro de que o S-Max, oferecendo somente um pouco mais de espaço, é provável que este último, na sua versão de 2015, se torne um monovolume preferido tando de clientes como das empresas rent-a-car na Europa.

Compare preços de monovolumes (MPV) de aluguer


Ford S-Max como carro de aluguer – monovolume de 7 lugares
Artigo: Ford S-Max como carro de aluguer – monovolume de 7 lugares
Temas: , , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar