O novo VW Polo – avaliação, tamanho, capacidade da bagageira

O último modelo do muito popular carro económico da Volkswagen assume posição de destaque no segmento. O VW Polo da sexta geração deixa de ser um carro ‘barato’, apostando mais no público mais exigente no que diz respeito à qualidade.

O modelo mais baratos da Volkswagen passa a ser o VW Up e os análogos Seat Mii e Skoda Citigo que oferecem preço competitivo e um bom nível de equipamentos de segurança, mas deixam muito que desejar no que diz respeito ao espaço e conforto.

Estas duas qualidades parecem ter sido a aposta principal na última versão do Polo que deixa de ser um carro pequeno.

VW Polo
Um dos melhores carros de aluguer na casse económica

Novo VW Polo
As estatísticas de vendas do novo Polo são bastante impressionantes; somente  em 2010, quando VW Polo Mk5 (6R), a novidade daquela altura, foi distinguido com o título do Carro do Ano da Europa venderam-se mais Polos aos consumidores na Europa e no Reino Unido.

O fabricante alemão gostaria, certamente, de repetir a proeza de vender 350-400 mil unidades do seu icónico carro económico que agora mais se assemelha ao Golf da classe compacta.

As vendas do Polo na China também têm mostrado resultados bastante positivos, atingindo, nos meses bons, 50% das vendas europeias. Os VW Polo produzidos na China não são, no entanto, tão avançados, em tão rentáveis, como o modelo europeu.

VW Polo
O bastante maior Polo de 2018/2019 é difícil de distinguir da versão anterior

O novo VW Polo, construído na Europa sobre a plataforma MQB A0, foi recebido entusiasticamente, tendo sido elogiado em particular a cabine mais espaçosa e as dimensões da bagageira. Resta esperar para ver se repete o sucesso de vendas do seu antecessor. Encontre mais informação sobre o número de vendas mais adiante.

O teste do novo VW Polo

As dimensões do novo VW Polo
As dimensões externas do novo Polo são:

  • Comprimento: 4.05 m
  • Altura: 1.45 m
  • Largura: 1.78 m

Estes números significam que o Polo cresceu 8 cm em comprimento e os impressionantes 7 cm em largura. A altura foi ligeiramente reduzida o que contribuiu para criar uma silhueta mais dinámica e menos ‘quadrada’.

Com as novas dimensões, o novo Polo é consideravelmente maior que o modelo anterior. De facto, tem o comprimento do VW Golf Mk2, produzido nos anos 1983-1992, e também ligeiramente mais largo.

O aumento das dimensões sente-se especialmente na cabine, onde 3 pessoas podem estar sentadas relativamente confortavelmente nos bancos traseiros, sem prejuízo ao tamanho do porta-malas.

VW Polo – a capacidade da bagageira
Todos os modelos do Polo – Trendline, Comfortline e Highline – receberam um upgrade significativo em termos de materiais utilizados no interior.

Os melhoramentos começas a ser visíveis especialmente na versão Comfortline, equipada com os materiais muito melhores e com mais possibilidade de ajustes (bancos ajustáveis em altura, apoio de braço ajustável, bancos traseiros rebatíveis) e mais gadgets (por exemplo o volante multifuncional, portas USB), assim como vários pormenores de conforto e armazenamento (espaço de armazenamento debaixo dos assentos dianteiros, vidros eléctricos, entre ouros).

Na versão Highline foi adicionado o sistema de ar condicionado avançado (climate control), o volante em pele, bancos dianteiros aquecidos, assistente de estacionamento dianteiro e traseiro.

A bagageira do novo VW Polo está na liderança nesta classe, com a capacidade de 351 litros. Para comparar: no bastante maior (e mais caro) VW Golf-7, a bagageira é somente um pouco maior, com 380 litros de capacidade.

VW Polo bagageira
O aumento significativo do espaço no porta-malas do VW Polo – 351 litros

A bagageira do novo VW Polo aumentou em 70 litros em comparação com a versão anterior.

Graças a maiores dimensões, 5 adultos poderão viajar no novo VW Polo confortavelmente nas distâncias curtas. Percorrer distâncias grandes neste carro económico pode ser um desafio para os 3 adultos sentados atrás. O Polo oferecerá mais conforto para 3 crianças atrás.

O exterior das três linhas do novo Polo varia também, mas de forma mais subtil que o interior. Os Polo Trendline e Comfortline vêm com as jantes em aço na versão base. No caso do Polo Highline, poderá contar com as jantes em liga leve assim como com alguns detalhes cromados na grelha e os faróis de nevoeiro.

A versão Comfortline, com o sistema do ar condicionado básico, é a mais popular nas frotas rent a car. Algumas empresas de aluguer de carros optam pela versão Trendline, com o ar condicionado mais avançado, no entanto o preço de revenda mais baixo é um forte argumento contra esta opção. Os Polo Highline são muito difíceis de encontrar na oferta das rent a car.

VW Polo como um carro de aluguer
Depois de satisfazer as necessidades de mercado de clientes individuais, muitos dos quais encomendaram os novos Polo com bastante antecedência, será a vez das empresas rent a c ar de receber no decorrer de 2018-2019 os novos modelos deste popular carro económico.

Apesar dos descontos de que geralmente gozam as grandes marcas como a Avis, a Hertz, a Sixt, a Europcar, etc. será difícil obter preços verdadeiramente baixos para um modelo recém lançado. As alternativas mais, ou muito mais baratas, serão: Nissan Micra, Renault Clio, Citroen C3, Peugeot 208, Ford Fiesta e Opel Corsa.

Onde é produzido o VW Polo?
Quando a capacidade de produção o permitir, os descontos para as rent a car passarão a ser mais apetecíveis e mais VW Polo novos integrarão as frotas de empresas de aluguer.

Os VW Polo europeus são produzidos na fábrica da Volkswagen em Navarra, na Espanha.

Volkswagen Navarra
Na fábrica da Volkswagen – o primeiro lote do novo VW Polo Comfortline foi produzido em laranja

Avaliação do novo Polo Mk6 (AW)
O novo Polo é um dos melhores na sua classe.

A avaliação do Polo – vantagens:

  • Cabine mais espaçosa, muito acima do seus segmento
  • Bom equipamento base
  • Nível alto de equipamentos de segurança (também na versão mais barato Trendline)
  • Design atraente – o novo Polo assemelha-se ao modelo superior, o Golf
  • Construçaõ moderna
  • Materiais de qualidade (talvez com a excepção do Trendline que tem o ar menos sofisticado das três linhas)

Assim é feito o VW Polo na Espanha

Avaliação do Polo – desvantagens:

  • Com 4 ou 5 pessoas a bordo o motor de 65 ou 75 cv facilmente torna-se ineficaz e esta é a versão que será disponibilizada na Hertz, Europcar, Sixt, Avis, etc. A versão com o motor de 95 KM é muito melhor, mas bastante mais cara.
  • Até o número suficiente de novos modelos de VW Polo entrar no mercado, as empresas de aluguer de carros podem querer entregar ao cliente outras viaturas económicas, mais baratas (Renault Clio, Opel Corsa, ou semelhante). Caso faça questão em conduzir um Polo procure sempre ofertas com a garantia do modelo.
  • A versão Trendline, com o equipamento mais básico é rara, no entanto pode ser encontrada nas empresas de aluguer. Inclui o equipamento de segurança moderno, típico deste modelo, com o sistema de travagem anticolisão frontal com deteção de peões e o sensor do ângulo morto. Não estão incluídos, no entanto, na versão Trendline várias soluções que aumentam o conforto do condutor e passageiros. Como a versão Comfortline retém melhor o seu valor comercial, tem mais hipótese de ser adquirida pelas rent a car. O ar condicionado faz parte, em geral, de todas as viaturas nas frotas modernas das empresas de aluguer. Antes de fazer a reserva, no entanto, verifique esse facto na descrição da oferta.
  • Os travões de tambor traseiros nas versões mais baratas de 65/75 cv. Não é um problema em si, embora travões de disco, equipamento-padrão nas rodas dianteiras, sejam uma solução melhor.
  • É difícil distinguir o novo Polo da versão anterior. Algumas rent a car podem tentar fazer passar as versões antigas pelas novas. 

Encontre mais informação sobre a fábrica VW em Navarra.

Os números de vendas de VW Polo na Europa e Reino Unido
Desde a sua introdução em 1975, o carro revolucionário da Volkswagen tem se vendido muito bem.

VW Polo primeiro modelo
As origens modestas – o primeiro modelo de VW Polo

Os números de vendas do VW Polo nas últimas duas décadas:

2018 (Agosto incluído) – 210.000
2017 – 271.000
2016 – 307.000
2015 – 301.000
2014 – 279.000
2013 – 264.000
2012 – 286.000
2011 – 356.000
2010 – 360.000
2009 – 289.000
2008 – 276.000
2007 – 289.000


O novo VW Polo – avaliação, tamanho, capacidade da bagageira
Artigo: O novo VW Polo – avaliação, tamanho, capacidade da bagageira
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar