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Como evitar encargos adicionais no aluguer de carros? Verifique sempre o estado da viatura na hora do levantamento

A crescente concorrência no mercado dos serviços d aluguer de viaturas obriga frequentemente os gerentes das agências rent-a-car a procurarem lucros em todas as áreas possíveis, nem sempre através de métodos mais correctos.

Os clientes descontraídos, que não prestam muita atenção ao estado do carro na altura do levantamento tornam-se uma ‘presa fácil’ para as rent-a-car que queiram adicionar à factura final o arranjo dos riscos ou outros danos supostamente ocorridos durante o aluguer. Torna-se assim cada vez mais importante verificar cuidadosamente o estado do carro antes de seguir com a viagem.

Europcar - danos
Até os carros novos nas frotas rent-a-car podem apresentar danos na altura do levantamento. Acima, o Opel Insignia Tourer da Europcar Dinamarca. ©Foto: Aluguer-carros-baratos.com.pt.

Ainda há poucos anos atrás, a maior parte das empresas rent-a-car tinha uma atitude bastante mais descontraída em relação aos pequenos danos às viaturas. Estes iam ser corrigidos de qualquer forma ‘de uma vez’ quando a rent-a-car renovasse a frota.

Actualmente, no entanto, quando a margem de lucro ficou drasticamente reduzida devida a uma competitividade muito maior no ramo rent-a-car, a empresas de aluguer viram-se obrigadas a impor, sempre que possível, encargos adicionais aos seus clientes. Um risco na carroçaria – antes uma pequena inconveniência, passou a ser agora uma ocasião para a rent-a-car facturar mais, e em alguns casos até bastante mais.

Como evitar encargos adicionais? Não se apresse a verificar o carro.
Verificar, com atenção, a existência de possíveis danos, por fora e por dentro da viatura vai custar-lhe algum tempo, pode, no entanto, poupar uma despesa imprevista (e não devida).

Quando chegamos ao nosso destino, frequentemente após uma viagem cansativa, e/ou com crianças, levantar o carro e seguir, quanto antes, para o hotel ou a casa de férias, é a prioridade.

‘Despachar’ o levantamento do carro (check-out), embora compreensível, em muitos casos pode levar, infelizmente, a uma grande desilusão na hora de fazer as contas com a rent-a-car. Não só não lemos os contratos com o devido cuidado, mas também frequentemente aceitamos carros que apresentam danos dos alugueres anteriores, sem registar este facto.

IMPORTANTE: Ao assinar a folha do relatório do estado do veículo na altura do levantamento, aceitamos a responsabilidade pelos danos que existam no carro na altura da devolução e que não tenham sido devidamente identificados aquando do levantamento.

A nossa experiência no Aluguer-carros-baratos.com.pt, diz-nos que a tendência de cobrar taxas adicionais, às vezes irracionalmente altas pelos supostos danos ocorridos no decorrer do aluguer torna-se um problema principalmente m populares destinos turísticos na Espanha e na Itália.

Não apresse a verificação do estado da viatura. Dê varias voltas ao carro e olhe de ângulos diferentes, procurando possíveis danos já existentes. Indique-os ao funcionário da rent-a-car e certifique-se de que foram incluídos no relatório do de entrega da viatura. Não se esqueça que, teoricamente, o cliente pode ser responsabilizado por todos os danos que não foram previamente incluídos no relatório, mas que existam na viatura na altura da devolução.

Devolução de carro Aeroporto de Lisboa
Área de devolução rent a car no Aeroporto de Lisboa. A devolver o Toyota Aygo usado na nossa experiência do utilizador. ©Foto: Aluguer-carros-baratos.com.pt.

Evite taxas adicionais e contas altas – dicas sobre como lidar com riscos, amolgadelas e peças a faltar

Dica rent-a-car #1
Nunca, dentro do possível, aceite inspeccionar o carro de aluguer num local escuro ou à chuva. Nestas condições poderá ser impossível avaliar o estado da viatura e reparar em todas as falhas existentes.

Caso não seja possível verificar o carro à luz do dia, ou com a iluminação artificial apropriada, exija que a informação sobre isto seja incluída no relatório de entrega.

Dica rent-a-car #2
Na dúvida, tire fotos. Se por alguma razão não se sinta à vontade com a forma como a inspecção está a ser realizada, tire fotos das possíveis áreas problemáticas, de preferência incluindo nas fotos o funcionário da rent-a-car. Este tipo de documentação será extremamente útil no caso de lhe serem cobradas taxas adicionais pelos danos injustamente. Também, a atenção que demonstrar na altura de levantamento da viatura poderá prevenir uma tentativa de lhe impor encargos indevidos pela rent-a-car.

Dica rent-a-car #3
Verifique o estado da viatura também no interior. Reparações no interior costuma ser bastante caras, quer se trate dos estofos, quer do tablier. Procure pelas marcas de uso de tabaco dentro do carro e possíveis queimaduras. Todas as empresas rent-a-car proíbem fumar dentro do carro, impondo multas monetárias sempre que houver sinais de uso de tabaco nas suas viaturas.

Verifique se o carro tem a roda suplente, o triângulo e o colete auto-refletivo.

Inspecione o estado dos vidros, por fora e por dentro. Algumas rachaduras só são visíveis por dentro.

Não se esqueça que um dano até mais pequeno no pára-brisas pode aumentar o custo final do aluguer em €300-400.

Dica rent-a-car #4
Se algum dano escapar à sua atenção durante a inspecção inicial, tente, dentro do possível, informar a rent-a-car sobre a sua existência assim que a descobrir.

As empresas rent-a-car não aceitam registo de possíveis danos apresentados no decorrer do aluguer, no entanto, se agir rapidamente, poderá ter uma falha que não foi vista durante a insepção incluída no seu relatório do estado do veículo posteriormente.

No caso do Opel Insignia (na foto acima) alugado na Dinamarca, levantado num aeroporto à noite e sem condições para uma inspecção detalhada, contactamos a rent-a-car, neste caso a Europcar, imediatamente ao descobrir o dano de manha no dia seguinte. O dano existente foi incluído no relatório do estado do automóvel e não resultou em nenhuma penalidade.

Muitas empresas rent-a-car no Sul da Europa, no entanto, incluindo Portugal não teriam sido tão compreensivas na situação descrita.  

Dica rent-a-car #5
Ao lidar com a empresa de aluguer de carros no caso de queixa seja sempre firme mas objectivo.

Apesar de penalização injustificada por danos pré-existentes numa viatura de aluguer ser uma irregularidade comum no sector rent-a-car, não é uma regra. Uma grande maioria dos funcionários das empresas de aluguer desempenha as suas funções de forma correcta e honesta.

Uma relação de respeito e cordialidade com o funcionário poderá traduzir-se numa experiência de aluguer mais satisfatória (e menos pesada para a sua carteira…).

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