Folha de danos no aluguer de carros – registe todos os riscos, mossas, rachaduras e danos a estofos

O documento, porventura, mais importante no aluguer de viaturas é a folha de vistoria do carro onde ficam registados todos os danos ao automóvel: na altura do levantamento e aquando da sua devolução.

Com a concorrência crescente no mercado rent a car e a margem, cada vez menor de lucro, as empresas de aluguer tornaram-se cada vez mais intransigentes no que diz respeito à responsabilidade financeira pelos danos, por mais pequenos que sejam, verificados no automóvel.

O que, há ainda alguns anos, seria considerado um desgaste natural do carro, passa agora a ser cobrado da franquia do seguro, tornando extremamente importante a verificação cuidadosa do estado da viatura aquando do levantamento.

Se não quiser que lhe seja atribuída a responsabilidade pelos danos causados por outra pessoa, certifique-se de que todos os danos pré-existentes foram registados na folha de vistoria (folha de danos).

Folha de danos Europcar

A folha e danos de um VW Passat de aluguer na Dinamarca, ainda por preencher. Veja o documento inteiro.

Devem constar na folha os danos mais evidentes, assim como os menos perceptíveis, incluindo os no interior, como por exemplo as manchas ou queimaduras de cigarro nos estofos. Embora virtualmente todas as empresas de rent a car proíbem tabaco dentro do carro, é uma das infrações muito frequentes.

Particularmente pesados para o custo final do aluguer podem tornar-se danos – fissuras ou as chamadas ‘estrelas’ no pára-brisas causadas peles pedras projectadas no trânsito. Estes, facilmente passam despercebidos.

Para que serve a folha de danos?
Ao levantar a viatura alugada, será pedido ao cliente que assine um relatório do estado da viatura, a chamada folha e danos. Este documento é um registo de estado geral da viatura, assim como de todos os danos ou irregularidades que no momento de levantamento nela se verificam. Estas podem ser: riscos e mossas na carroçaria, as fissuras nos vidros, os estragos no estofamento ou elementos de equipamento do carro partidos ou em falta.

A folha devia ser assinada após a verificação do estado da viatura na presença do funcionário da empresas rent a car.

Acontece frequentemente, no entanto, que todos os documentos do aluguer, incluindo a folha dos danos, são apresentados ao cliente de uma vez, ao balcão, ainda antes da deslocação até ao carro. Ao assinar a folha deste modo, o cliente assume a responsabilidade pelos danos, potencialmente, já existentes.

O custo de reparação dos danos é estipulado arbitrariamente pela rent a car e deduzido da caução bloqueada no cartão de crédito do cliente.

As empresas de aluguer não têm o costume de comunicar estes encargos, sendo que o cliente em muitos casos chega a saber que lhe foi atribuída responsabilidade pelos dado consultando o extrato da sua conta bancária dias, ou semanas depois do aluguer e constatando que a caução não foi devolvida, ou foi devolvida somente parcialmente.

Dano no pára-choques

Estes riscos no pára-choque traseiro não foram registados na folha de danos.

A pressa e a falta de atenção na altura de verificação do estado da viatura pode vir a ser muito cara. Nos casos mais extremos arriscamos perder a caução na integridade.

Artigo relacionado: Como evitar encargos adicionais no aluguer de carros? Verifique sempre o estado da viatura na hora do levantamento

Acontece, às vezes, que os encargos injustificados na nossa opinião, resultam de uma mera coincidência e não da má vontade da empresa rent a car.  Alguns danos não são fáceis para detectar por um olho pouco experiente podendo ser registados muito tempo depois de terem ocorrido. É muito provável que sejam atribuídos ao cliente que utilizou a viatura imediatamente antes da sua detecção.

Em muitas outras ocasiões, infelizmente, as empresas de rent a car aproveitam os danos para aumentar o lucro, atribuindo a responsabilidade pelos mesmos aos clientes de forma aleatória. Alguns danos mais difíceis de detectar ate podem ser ‘reciclados’ sendo deliberadamente ‘descobertos’ em vários alugueres consecutivos.

A pressa e a falta de atenção na hora do levantamento oferecem mais possibilidades para este tipo de praticas desonestas. Após um voo cansativo e uma longa espera para ser atendido ao balcão da rent a car, o cliente desejoso de prosseguir com a viagem ao seu destino final é mais susceptível a ser vítima de uma burla.

Tire SEMPRE fotos do carro – por dentro e por fora
Confiar a 100% na integridade e boa vontade da rent a car não é a melhor forma de proteger o seu dinheiro (franquia). Principalmente nos casos quando a verificação do estado da viatura é apressada ou acontece num lugar com baixa visibilidade.

Se, no entanto, encontrar-se numa situação em que após o levantamento da viatura verificou a existência de danos não registado na folha de vistoria, não desespere. Tire as fotos mais detalhadas possíveis dos danos e, de preferência, envie-as à rent a car assim que for possível. A data da correspondência e a data em que as fotos foram tiradas será a prova de que se trata dos danos pré-existentes permitindo incorrer em custos, muitas vezes elevados.

Danos ao estofo

O exemplo de um dano fácil de passar despercebido – um pequena mancha no banco traseiro do SUV alugado na Express Rent A Car no Aeroporto de Varsóvia.

Os editores de Aluguer-carros-baratos.com.pt que alugaram uma viatura em Varsóvia, repararam numa pequena mancha no estofo do assento que não constava na folha de danos. Documentar este defeito através de uma fotografia veio a ser crucial para evitar penalização ma caução. A viatura foi devolvida fora das horas do funcionamento do balcão da rent a car no aeroporto, tendo sido a chave deixada na drop-box.

À chegada da documentação final do aluguer, constataram de que a mancha encontrava-se marcada na folha e devolução, significando que ia lhes ser atribuída a responsabilidade pelo dano. Uma reclamação, acompanhada com a foto tirada no dia do levantamento do carro fez a rent a car desistir das reivindicações.

Folha de danos rent a car

Vários danos foram registados na folha de vistoria aquando do levantamento; a mancha nos estofos não foi uma delas. Veja a folha de danos completa, onde está anotado o estado do carro no levantamento e após devolução.

Fotografar o carro não ocupa muito tempo e pode vir a ser muito útil. Preste atenção principalmente aos estofos, vidros, pára-choques  e jantes. Procure tirar as fotos num lugar bem iluminado, de preferência à luz do dia. Em muitos casos, as viaturas são entregues ao cliente nos parques de estacionamento subterrâneos, com a iluminação não suficiente o que torna quase impossível detectar certos tipos de danos.

Seguro de franquia – proteja a sua caução
O utilizador dos serviços de rent-a-car, no caso de ocorrência de danos à viatura, é responsável pelo valor da franquia, previamente estipulado e, geralmente, igual ou parecido ao valor da caução bloqueada no cartão de crédito.

A informação detalhada sobre o valor da caução e franquia está incluída na descrição da oferta e deve ser consultada antes da reserva.

O custo da reparação de danos incutidos ao cliente é cobrado automaticamente da caução.

Poderá proteger a sua caução, adquirindo o seguro de franquia, disponibilizado com todas as reservas no www.aluguer-carros-baratos.com.pt.

Leia também: Seguro sem franquia ou com reembolso de franquia no aluguer de carros no estrangeiro.

Encontre informação útil no guia do aluguer de carros da Deco Proteste.



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