Seguro sem franquia ou com reembolso de franquia no aluguer de carros no estrangeiro

O sector de aluguer de carros em Portugal, Espanha, Grécia, assim como em outros países – destinos turísticos populares no sul da Europa está em franco desenvolvimento. Também os turistas portugueses tornaram-se adeptos de serviços rent-a-car, principalmente nos destinos insulares, tanto no que diz respeito aos arquipélagos nacionais, como as Ilhas Canárias ou as Ilhas Baleares.

A pergunta que se coloca frequentemente antes de alugar uma viatura, principalmente no estrangeiro, onde um cliente se sente mais fragilizado, é a questão de seguro, ou, mais precisamente, do alargamento da cobertura de seguro.

VW Golf
Aluguer de carros baratos na Espanha frequentemente significa franquias altas.

A preocupação é justificada, tendo em conta as controvérsias à volta da falta de transparência no processo de identificação de danos às viaturas por parte de alguns agentes rent-a-car.

Em 2017 uma das grandes marcas do sector, a Europcar, suscitou várias polémicas devido às cobranças indevidas por contas dos supostos danos. O líder no número de queixas é, no entanto a marca Goldcar, conhecida pela venda forçada de seguros adicionais, que, acontece, foi recentemente adquirida precisamente pela Europcar.

Quem se deu ao trabalho de procurar opiniões sobre os serviços rent-a-car, principalmente das low-cost, face aos testemunhos dos clientes insatisfeitos, deve certamente ter ponderado o alargamento do do seguro. Abaixo apresentamos alguns aspectos a ter em conta ao adquirir seguro adicional para a sua viatura de aluguer.

Não existem diferenças significativas neste aspecto entre aluguer de carros em Portugal e em outros países do sul da Europa, pelo que as questões aqui abordadas encontram têm carácter bastante universal.

Tenha atenção ao montante da franquia
Ainda há poucos anos atrás, a franquia de seguro no aluguer de automóveis era relativamente baixa.

A franquia é o valor pelo qual o cliente da seguradora é responsabilizado quando ocorre a necessidade de accionar o seguro; no aluguer de carro, no caso de danos ou roubo da viatura. Em forma de exemplo: numa oferta com a franquia de 500 euros, o cliente deve pagar os danos até a este valor, sendo que qualquer despesa acima dos 500 euros é coberta pelo seguro.

A franquia define, em grande parte o valor de depósito de segurança que o cliente tem que deixar bloqueado no seu cartão de crédito na altura de levantamento do carro.

No entanto, as franquias na ordem de 500 euros passaram a ser uma coisa de passado. Com a chegada de empresas de aluguer de carros low-cost, como a acima mencionada Goldcar, as franquias duplicaram, ou até duplicaram.

Visto a margem de lucro muito reduzida que as rent-a-car de baixo custo têm, as mesmas procuram aumentar rendimentos através de venda dos serviços adicionais. O cliente que enfrenta a perspectiva de ter que gastar 1500 euros por conta da franquia, no caso de danos, é um candidato mais provável para aquisição de um seguro adicional, que um cliente cuja responsabilidade financeira na ultrapassa 500 euros.

Mesmo que os carros de aluguer em Portugal, na Canárias, ou na Itália continuem relativamente baratos, principalmente nas rent-a-car como a Goldcar, a Interrent, a Flizzr, a Keddy ou a Firefly, o custo final do aluguer pode vir a ser muito elevado para os clientes que tiveram o azar de danificar a viatura.

A não falar nos preços acima da média dos outros serviços opcionais, como, por exemplo, aluguer de cadeira de bebé, ou a opção do segundo condutor.

Como reduzir ou eliminar a franquia?
A franquia existe na maior parte dos seguros. As seguradoras permitem, no entanto, eliminar ou reduzir a responsabilidade financeira do cliente, em função do preço que o mesmo está disposto a pagar pela sua paz de espírito.

Por exemplo, como o dono de uma viatura, terá a opção de adquirir um seguro básico, com a franquia, ou um seguro alargado que, pelo preço adicional, diminui ou elimina a franquia por completo. O mesmo acontece no aluguer de viatura.

Repare, no entanto, que a franquia nos seguros de aluguer de carros é típica nos mercados europeus. Nos Estados Unidos, por exemplo, frequentemente encontrará ofertas de aluguer de carros com a franquia zero já incluída no preço.

Alugando um carro em Portugal, na Espanha, na Itália, etc., por forma de se ver livre da franquia, terá que adquirir um seguro adicional.

Existe um grande número de seguros destinados à redução/eliminação da franquia. Poderá, no entanto, dividi-los em dois grupos principais:

1. Seguros de um operador independente, disponíveis online. Podem ser adquiridos durante o processo de reserva ou posteriormente, a qualquer altura antes de levantamento do carro. É o exemplo do seguro AXA, disponível com reservas através de www.aluguer-carros-baratos.com.pt, para o aluguer na Europa e no Reino Unido.

O preço deste segura varia entre 4 e 10 euro, dependendo do destino. Nos períodos mais prolongados do aluguer, o preço diário diminui. Este seguro não dispensa a necessidade de deixar uma caução bloqueada no cartão de crédito.

2. Seguro oferecido pela própria rent-a-car, no balcão. A grande maioria das empresas de aluguer de carros colabora com seguradoras, oferecendo uma vasta gama de produtos no momento de levantamento da viatura.

As vendas de seguro têm uma grande margem de lucro e, frequentemente, os funcionários das rent-a-car recebem comissões por cada seguro vendido. Isto, infelizmente, leva às vezes, à venda forçada. O cliente vê-se, frequentemente, confrontado com a obrigatoriedade de comprar o que não deixa de ser um produto opcional, face às visões catastróficas do que vai acontecer, caso não o faça, ‘pintadas’ pela rent-a-car, ou simplesmente, pela recusa da parte da mesma de entregar a viatura. A já mencionada empresa Goldcar, de forte presenta na maior parte dos destinos populares na Espanha, é notória por este tipo de práticas.

O preço do seguro é geralmente bastante elevado, comparado aos seguros disponíveis online, podendo ir de 10 a até 20 euros por dia. Frequentemente terá a opção de escolher um preço mais baixo caso opte somente pela redução da franquia. Eliminar a franquia por completo (franquia zero) costuma ser bastante caro, em alguns casos o preço do seguro excedendo o próprio custo do aluguer da viatura.

Como escolher o melhor seguro?
Analisar os termos e condições do seguro oferecido pela rent-a-car ao balcão pode ser muito difícil, principalmente se o aluguer tem lugar num popular destino turístico no estrangeiro. Digamos que, depois de um vou cansativo e com a perspectiva de uma longa fila para o balcão, as pessoas impacientes e desejosas de levantar o carro e seguir com a sua viajem o mais depressa possível, não tendem a tomar as decisões mais acertadas.

A aquisição do seguro online, no entanto, como quase sempre ocorre com antecedência, permite analisar com calma diversos aspectos da apólice, por forma a escolher o produto, de facto, mais vantajoso.

As vantagens do seguro AXA – maior cobertura
Na Espanha, por exemplo, a apólice apresentada ao cliente está frequentemente disponível somente em espanhol. Caso não domine bem a língua, terá que pedir esclarecimentos em alguns pontos, principalmente, no que diz respeito às exclusões da cobertura de seguro. Em muitos casos, por exemplo, os seguros vendidos ao balcão, não cobrem danos ao chassis ou aos vidros. Também a perda das chaves ou abastecimento com o combustível errado pode estar excluído do seguro.

AXA
A apólice do seguro AXA está disponível em português.

Em meados de 2017, o seguro AXA oferece as seguintes condições para os clientes que indicaram Portugal como o local de residência:

  • reembolso da franquia – até ao valor máximo de €3000
  • perda de chaves - €550
  • abastecimento com combustível iadequado - €300
  • danos a pnéus - €100 por pneu de substituição ou 5€50 por pneu reparado
  • danos a chassis - €500
  • danos as janelas, para-brisas ou vidro do teto - €800
  • danos ao tejadilho - €600
  • assistência na estrada e reboque - €300
  • bens pessoais – até ao valor máximo de €300, limite por cada artigo de €150

É de notar, entre várias outras vantagens do seguro AXA, a cobertura de danos ou perda dos bens pessoas que costumam a ser excluídos da maior parte de seguros.

Apólice em português
Os termos e condições do seguro AXA são disponibilizados na língua do país indicado pelo cliente como o país de residência. Vive em Portugal? Poderá receber a sua apólice em português.

Cancelamento fácil
É possível cancelar o seguro AXA (por telefone ou email) até 24 horas antes do levantamento da viatura sem custos adicionais. No caso do cancelamento do aluguer, o seguro é cancelado automaticamente.

Participação de sinistros e reembolso da franquia
Se optou pelo seguro AXA, no caso de danos, a empresa rent-a-car vai reter uma parte ou a totalidade do seu depósito de segurança. Após a participação do sinistro à seguradora, e desde que o faça dentro dos prazos previstos e cumprindo os requisitos incluídos na apólice, receberá o reembolso da franquia, directamente da AXA.

IMPORTANTE: Caso tenha adquirido o seguro AXA durante a reserva online, diga ‘Não, obrigada’ ao funcionário da rent-a-car que lhe queira vender seguro adicional. 


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