Feriados Alemanha 2019 e 2020

O calendário de feriados nacionais na Alemanha inclui feriados gerais, celebrados em todo o território do país, assim como feriados federais, instituídos em somente alguns dos 16 estados (Länder).

Os feriados na Alemanha em 2019 e 2020 são:

2019

 Name / Local name

2020

1 de janeiro (terça-feira)

Ano Novo / Neujahrstag

1 de janeiro (quarta-feira)

19 de abril (sexta-feira)

Sexta-feira Santa / Karfreitag

10 de abril (sexta-feira)

22 de abril (segund-feira)

Segunda-feira da Páscoa / Ostermontag

12 de abril (segunda-feira)

1 de maio (quarta-feira)

Dia do Trabalhador / Tag der Arbeit

1 de maio (quinta-feira)

30 de maio (quinta-feira)

Ascensão / Christi Himmelfahrt

21 de maio (quinta-feira)

10 de junho (segunda-feira)

Pentecostes (segunda-feira) / Pfingstmontag

1 de junho (segunda-feira)

3 de outubro (quinta-feira)

Dia da Unidade Alemã / Tag der Deutschen Einheit

3 de outubro (sábado)

25 de dezembro (quarta-feira)

Natal / Weihnachtstag

 

25 de dezembro (sexta-feira)

26 de dezembro (quinta-feira)

Natal (segundo dia) / Zweiter Weihnachtsfeiertag

26 de dezembro (sábado)

O Dia da Unidade Alemã é um dos feriados mais celebrados na Alemanha. Veja abaixo como Tag der Deutschen Einheit foi celebrado em Munique:

Feriados federais Alemanha 2019 e 2020
Conheça os feriados mais importantes em alguns dos estados alemães.

Epifania / Dia de Reis (Heilige drei Konige) – o feriado em Baden-Wurttemberg, Saxónia-Anhalt e Baviera
Conhecido comumente como o Dia de Reis, no universo da Igreja Católica o dia 6 de janeiro é apelidado de Dia de Epifania. Comemora a adoração de Menino Jesus pelos três Reis Magos em Belém. Nos estados de Baden-Wurttemberg, Saxónia-Anhalt e Baviera o dia 6 de janeiro é feriado. Deve contar com as instituições públicas, assim como muitas empresas privadas estarem fechadas nesse dia.

Tradicionalmente, no Dia de Reis é consumida uma cerveja aromática bockbier, preparada segundo as receitas artesanais.

Vai viajar a Baviera? Visite a página oficial da cidade de Munique (Munchen).

Corpo de Deus (Fronleichnam) – feriado em Baviera, Baden-Wurttemberg, Hesse, Renânia do Norte Vestfália, Renânia-Palatinado, Sarre, Saxónia, Turíngia
A festa do Santíssimo Corpo e Sangue do Cristo é uma das celebrações mais solenes no calendário litúrgico católico. Simultaneamente com as processões religiosas organizadas em todo o país, alguns dos estados festejam Corpus Christi de forma mais original; em Colónia, por exemplo, uma parte da processão tem lugar nos barcos a navegarem as águas do rio Reno.

Veja as celebrações de Fronleichnam em Colónia:

Em 2019 o Corpo de Deus calha a 20 de junho; em 2020 – a 21 de junho.

Assunção de Maria (Maria Himmelfahrt) – dia livre em Sarre e, parcialmente, em Baviera
A solenidade de Assunção de Maria está relacionada a um dos dogmas mais importantes da Igreja Católica sobre a assunção para o céu de Virgem Maria.

O dia é marcado pelas processões e festas ao ar livre. Celebrada sempre a 15 de agosto, a festa de Maria Himmelfahrt calha numa quinta-feira em 2019 e num sábado em 2020.

Dia da Reforma Protestante (Reformationstag) – feriado em Brandemburgo, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Saxónia-Anhalt e Turíngia
Celebrado pelos Luteranos e outras igrejas protestantes o dia de Reforma Protestante comemora o acto de pregar na porta da igreja de Wittenberg das teses de Martinho Lutero a 31 de outubro de 1517, que deram início à divisão no seio da Igreja Católica.

Dia de Todos os Santos (Allerheiligen) – feriado em Baden-Wurttemberg, Renânia do Norte-Vestfália, Renânia-Palatinado e Sarre
O Dia dos Finados, como o dia 1 de novembro é popularmente designado  é marcado pelas visitas aos cemitérios para limpar as campas dos entes queridos e acender as velas em memória dos falecidos. Adicionalmente, no sul da Alemanha é costume os afilhados oferecerem aos seus padrinhos um bolo típico, o strudel.

Como no resto do mundo, cada vez mais importância é dada ao fenómeno da cultura popular, ‘importado’ dos Estados Unidos, a festa de Halloween, que tem lugar na noite de 31 de outubro.

Dia de Oração e Arrependimento (Buß- und Bettag) – feriado em Saxónia e, parcialmente, Baviera
As repartições públicas e os bancos em Saxónia fecham durante o dia de Oração e Arrependimento, celebrado pela Igreja Protestante 11 dias antes do início do Advento. Em Baviera somente as escolas fecham no dia de Oração. Em 2019 Buß- und Bettag é celebrado a 20 de novembro; em 2020, a 19 de novembro.


Feriados Alemanha 2019 e 2020
Artigo: Feriados Alemanha 2019 e 2020
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar