Atrações turísticas de Cancun e arredores – o que fazer no México?

Embora Cancun ocupe somente a 23 posição na lista das maiores cidades do México, é, sem dúvida, a capital de turismo deste país latino-americano.

Pacotes de férias em Cancun encontram-se na oferta de praticamente todas as grandes agências de viagens.

A chave de sucesso de Cancun como um destino turístico é a sua posição geográfica privilegiada, na ponta nordeste da Península de Iucatã, entre a floresta virgem verdejante e as águas azul-turquesa do Mar do Caribe

A cidade de Cancun, construída ao longo de vários quilómetros de excelentes praias, é também uma óptima base para explorar o Iucatã e, especialmente, a costa leste da península, conhecida como Riviera Maia. Veja o mapa de Cancun e Riviera Maya

Cancun, a cidade que vive para turismo
A cidade de Cancun foi concebida, inteiramente, a pensar no turismo. Nos anos 70 do século passado, a costa do Iucatã foi escolhida como a zona com o maior potencial para a industria de turismo no México.

Devido ao receio das operadoras turísticas em investir numa zona com poucas ou nenhumas infraestruturas, e num clima de grande instabilidade política, teve que ser o Estado mexicano a financiar a construção dos primeiros hotéis em Cancun.

O investimento teve um retorno no tempo recorde, dando início a um verdadeiro boom turístico.

Embora, décadas depois, a maioria do território de Iucatã continua subdesenvolvida e ocupada pela selva, Cancun, assim como o resto da Riviera Maya, beneficiam de uma excelente infraestrutura hoteleira, gastronómica e de transporte.

A cidade e a região estão servidas por um aeroporto internacional, o segundo maior do país, em termos do número de passageiros servidos.

Aluguer de carros em Cancun, Aeroporto – compare ofertas rent a car México

Embora a própria cidade de Cancun não dispõe de nenhum património histórico relevante, orgulha-se de uma extensa oferta de atrações turísticas contemporâneas, uma grande parte das quais aproveita as condições privilegiadas da localização geográfica e do clima ameno do Caribe.

As praias de Cancun
O cartão da visita da zona de Cancun são as suas extensas praias de areia branca, banhadas pelas, sempre quentes e calmas, águas do Mar do Caribe.

O clima do Iucatã convida a férias e descanso durante o ano todo. O único factor que possa interferir com os programas turísticos são as tempestades tropicais que ocorrem durante a época de chuva, entre maio e outubro. Estas, no entanto, embora violentas, são de pouca dura e não significam dias inteiros perdidos.

A maioria das praias mais populares de Cancun situa-se ao longo de uma península comprida e estreita, separada da cidade pelas águas da lagoa de Nichupte. É neste área, conhecida como a zona hotelera que existe a maior concentração dos hotéis de Cancun, vários deles com acesso directo à praia e a vista frontal do mar. Entre as praias mais procuradas desta zona estão: Playa Defines, Playa Chac Mool, Playa Tortugas e Playa Forum. Veja o mapa das praias de Cancun (zona hotelera).

A escolha da praia ideal depende, em grande parte, dos gostos individuais. Enquanto uns procuram praias com muita animação, de dia e de noite, e que ofereçam várias possibilidades de praticar os desportos náuticos, outros vão preferir locais mais tranquilos, onde é possível sentir o contacto com a natureza de forma mais profunda.

Playa Tortugas Cancun

Playa Tortugas, deve o seu nome a uma colónia de tartarugas marinhas residentes.

Shopping Village e o aquario de Cancun
É em zona hotelera também que se situa o maior centro comercial da cidade. Foi construído inteiramente sobre uma ilha adjacente à península, a que deve o seu nome – La Isla Shopping Village.

Um passeio pela La Isla Cancun.

Para além de numerosas lojas, restaurantes e bares, oferece também várias atrações, especialmente para as famílias com crianças.

A maior delas é, sem dúvida, o aquário interactivo que permite os adultos e as crianças conhecerem mais de perto a fauna marinha da zona. Para além de várias espécies em exposição, vão fazer delícias dos visitantes, especialmente os mais novos, os espectáculos dos golfinhos, a possibilidade de interagir e alimentar espécies diferentes e os passeios aquarium trek possíveis com a ajuda de um capacete especial que permite respirar debaixo de água.

Encontre mais informação sobre o aquário de Cancun (horário de funcionamento, preço dos bilhetes, etc..). 

Xcaret – o parque de diversões no seio de natureza
As atrações semelhantes, no entanto numa escala maior, estão disponíveis também no eco-parque de Xcaret, situado na costa, a cerca de 70 km a sul de Cancun.

Com uma área de mais de 80 hectares, o parque proporciona diversão para 1 a 3 dias de visita.

Conhecido pela sua missão pro-ecológica, o parque explora as qualidades naturais da região. Aqui poderá admirar e conviver por perto com várias espécies endémicas de Iucatão – pássaros, mamíferos e peixes. As araras coloridas e os tucanos voam livremente pelo parque, os macacos abordam os turistas na esperança de receberem guloseimas e as mantas e tubarões deixam fazer festas em vários lagos, piscinas e lagoas espalhadas pelo parque.

O parque dispõe de uma delfinário, onde são possíveis as interacções com os golfinhos e as facilidades de trekking subaquático:

Sea trekking Cancun

Sea trekking, uma das atrações de Xcaret.

Várias das actividades disponíveis no Xcaret são centradas no meio aquático; para além das já mencionadas, poderá também mergulhar com botija e fazer snorkling, descer a nado um rio subterrâneo ou, simplesmente, descontrair na praia, à sombra de uma palmeira.

Outro elemento com um grande foco no parque Xcaret, para além da beleza natural, são a cultura e as tradições fascinantes mexicanas, especialmente as ligadas à civilização dos Maias. Após do dia todo, preenchido de várias actividades ao ar livre, poderá descansar assistindo um espectáculo que reencena a história da região correspondente ao México de hoje, desde os tempos pré-colombiana, até aos tempos modernos.

O parque, apesar da localização no seio da selva, dispõem de uma boa infraestrutura, adequada até para as famílias com crianças pequenas (de colo e em carrinho de bebé), com uma oferta gastronómica variada e várias instalações sanitárias.

Encontre mais informação na página oficial de Xcaret.

México - mergulhe nos cenotes
Os entusiastas de actividades aquáticas encontrarão no México a oportunidade única de visitar, e até nadar, nos centões. Estas formações geológicas, semelhantes a um poço profundo, esculpido em rocha calcária e submergidas parcialmente por água são típicas da zona do Iucatã e têm um papel muito importante na cultura mexicana. Como as principais fontes de água doce no passado eram considerados um lugar sagrado; uma espécie de porta entre os mundos de homem e dos deuses. Acreditava-se, também, de que a água dos cenotes tinha propriedades curativas.

Hoje em dia, os cenotes convidam aos banhos e o mergulho com o snorkel, com as suas águas transparentes, cristalinas, num ambiente algo misterioso, criado pela iluminação nautral.

Cenotes México

Frequentemente interligados pelos túneis subterrâneos, os cenotes criam uma rede que pode ser explorada, já em forma de uma actividade mais radical.

Para além do snorkle, vão dar jeito numa visita aos cenotes as sapatilhas para a água: as rochas à volta dos cenotes são frequentemente afiadas e o seu fundo – pedregoso.

Os monumentos pré-colombianos de Cancun
A história do Iucatã é marcada fortemente pela fascinante civilização Maia que habitou a América Central entre o séc. IV a.C e os meados do séc. III d.C.

Entre os elementos da cultura maia mais importantes estão as famosas pirâmides de degraus e as chamadas falsas abóbadas que permitiam construção de estruturas arquitectónicas muito complexas, a escrita hieroglífica, o sistema de numeração e os métodos de observação do céu que contribuíram à elaboração de um calendário, utilizado durante séculos pelos povos da Mesoamérica.

Visto que Cancun é uma cidade muito recente, construída de raiz nos tempos modernos, não encontrará nela monumentos da cultura pré-colombiana. Chama a atenção, no entanto, o posto arqueológico de El Rey na zona hotelera que, embora relativamente pequeno, através das ruínas bem conservadas de uma povoação antiga presta testemunho do génio arquitectónico da civilização maia.

Ao visitar as ruinas de El Rey, não esqueça o protector solar, chapéu, óculos de sol e água – o local é muito exposto ao sol.

Cancun é uma excelente base para explorar algumas das verdadeiras pérolas da cultura pré-colombiana, situadas no raio de uma viagem de 2-3 horas de carro.

Chitzén Itzá
O mais espectacular e universalmente reconhecido monumento maia, e o mais procurado pelos turistas é a pirâmide de Chitzén Itzá.

Conhecida como El Castillo, ou também, sob o nome de ‘Templo de Kukuclan’, porque a esta divinidade é dedicada, a pirâmide ergue-se a 30 metros de altura, medindo 55 metros de largura na base. Os degraus de cada dos lados levam até ao topo. O número de degraus é simbólico e constitui referência ao calendário maia.

Chitzén Itzá.

Simbologia religiosa abunda em todo o complexo arquitectónico de Chitzén Itzá, tendo a imagem da serpente emplumada, o Kukulcan (na cultura azteca conhecido como Quetzalcoatl), como o motivo principal. O complexo inclui um observatório astronómico, um outro templo e as ruinas de um campo de pelota, o jogo pré-colombiano que deu origem ao futebol. O jogo de pelota, para além de servir de entretenimento, tinha na civilização maia uma dimensão religiosa.

O complexo de Chitzén Itzá é situado no interior da península de Iucatã, a cerca de 200km a sudoeste de Cancun, a distância que representa uma viagem de 2.5-3 horas de carro, em função do percurso escolhido.

Tulum
Um tanto mais perto de Cancun, merece atenção um outro monumento de grande valor cultural e histórico, o complexo de carácter religioso-defensivo de Tulum. Rodeado de três lados por muralhas altas, o forte de Tulum ergue-se sobre uma falésia com 12 metros de altura, oferecendo vistas extraordinárias do Mar do Caribe.

Tulum

O complexo de Tulum.

Tulum situa-se a 130 km de Cancun (ao longo da costa) e cerca de 65 km da Praia del Carmen.

Ruinas de Coba
Os turistas com o interesse na civilização maia, encontrarão um verdadeiro tesouro histórico em Coba. Esta cidade antiga cujas ruinas distribuem-se sobre uma área de 70 km2 é um dos monumentos maias menos estudados. Estima-se que a povoação construída no seio da selva e, com o tempo reivindicada pela vegetação espessa podia contar com mais de 6 mil estruturas arquitectónicas. A mais famosa delas é a pirâmide de Nohoch Mul que excede, em altura, a pirâmide de Chitzén Itzá, medindo 42 metros.

O acesso ao topo de Nohuch Mul não é desafiante, no entanto muitos turistas aceitam o desafio, para poder apreciar as vistas de cima:

Coba situa-se a cerca de 150 km a sudoeste de Cancun.

Encontre informações úteis sobre Riviera Maya no portal Visit Mexico



Atrações turísticas de Cancun e arredores – o que fazer no México?
Artigo: Atrações turísticas de Cancun e arredores – o que fazer no México?
Temas: , , , , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar