Atrações turísticas de Chipre – o que ver em Larnaca?

Larnaca é a terceira maior cidade de Chipre e um dos destinos mais interessantes nesta ilha.

Encontre aluguer de carros baratos no Aeroporto de Larnaca

Para além da localização pitoresca na Baía de Larnaca, a cidade tem a oferecer um património cultural interessantíssimo, o testemunha da história turbulenta de Chipre.

Baia de Larnaca

A Baía de Larnaca é banhada pelas águas turquesa do Mediterrâneo.

Situada na costa sudeste de Chipre, a cidade de Larnaca é servida por um aeroporto internacional, o maior dos três aeroportos internacionais que servem à ilha.

Apresentamos abaixo algumas sugestões do que vale a pena visitar em Larnaca.

As praias de Larnaca
Uma das principais atrações de Chipre são as suas praias de excelente qualidade. Na Baía de Larnaca encontrará praias que, tendo em comum as águas quentes e calmas do Mediterrâneo, satisfarão gostos diferentes.

McKenzie Beach

Mackenzie Beach, uma das praias mais populares de Larnaca.

A mais central é a praia de Finikoudes. Da algazarra do centro da cidade, separa-a somente uma estrada. Devido à proximidade da cidade, a praia de está, geralmente, bastante cheia, especialmente durante a época alta.

Os turistas que procuram um lugar mais calmo para descansar, encontrarão a cerca de 2 km a sul do centro da cidade a praia conhecida como McKenzie Beach. É uma praia larga, de areia macia, que oferece  boas infraestruturas e acesso fácil, inclusive para carrinhos de bebé ou cadeiras de rodas, sendo uma escolha de muitas famílias de férias em Chipre.

Na praia poderá alugar espreguiçadeiras e chapéus de sol; são disponíveis duches e casas de banho. As águas, calmas e pouco profundas são seguras para os mais novos.

Os turistas que dispõem de meio de transporte próprio em Chipre podem optar por um passeio até as praias de Perivolia e Kiti, situadas a cerca de 15 km a sul de Larnaca.

Os monumentos de Larnaca
A igreja ortodoxa de São Lázaro é, provavelmente, o monumento mais visitado de Larnaca. Um olhar para esta construção antiga permite perceber porque.

Igreja São Lazaro Chipre

Construída no séc. IX, no local onde segundo a crença popular, está enterrado São Lázaro, a igreja é um exemplo notável de arquitectura bizantina. As suas paredes de pedra crua contrastam com a elaborada ornamentação de ouro. Chamam a atenção a iconografia típica da igreja ortodoxa.

São Lazaro Larnaca

Ao visitar a igreja de São Lázaro, não perca o adjacente Museu Bizantino  que reúne uma colecção interessante de ícones e artefactos ligados à igreja.

Menos antiga, no entanto igualmente impressionante é outra atração popular de Larnaca, o aqueduto de Kamares. Construído no séc. XVIII e inspirado na arquitectura e tecnologia romana, o aqueduto fornecia a água à cidade ainda no passado não muito distante.

Aqueducto de Larnaca

Os 33 arcos do aqueduto são iluminados à noite, proporcionando vistas únicas.

A cerca de 3 km a oeste do centro de Larnaca encontra-se outra atração de carácter único, o Lago Salgado. Este corpo de água, que de facto é um complexo de quatro lagos de água salgada, que ocupa a superfície de mais de 2 km2, é casa de várias espécies de pássaros aquáticos, entre eles, os simpáticos flamingos.

Hala Sultan Tekke

Na margem do lago oposta em relação a Larnaca ergue-se o templo de Hala Sultan Tekke. Este lugar de culto islâmico importante é composto por uma mesquita, um mausoléu, um minarete e um cemitério.

O templo foi erguido em séc. XVIII, quando Chipre encontrava-se sob o domínio do Império Otomano.

Os turistas interessados na história antiga, encontrarão em Chipre alguns postos arqueológicos, entre eles as ruinas da cidade antiga de Kition, que data até o séc. XIII a.C. As ruinas, bastante bem conservadas lançam uma luz sobre a vida em Chipre nos tempos da civilização grega e, posteriormente, fenícia.

O guia sobre as principais atrações de Larnaca (em língua inglesa).

O porto de Larnaca.
Apesar de não possuir valor de carácter histórico, é bastante popular entre os turistas o bairro portuário de Larnaca. Longe de confusão do centro da cidade, o porto é um local ideal para um passeio ao por do sol ou um jantar romântico ao ar livre.

Durante o dia, o porto oferece várias actividades aquáticas, entre elas as expedições de mergulho com botija até ao navio naufragado Zenobia e os passeios de barco ao longo da costa de Larnaca.

Larnaca – festivais e eventos culturais
O calendário dos eventos culturais em Larnaca é bastante diversificado. Do ponto de vista de turismo, são particularmente interessantes as celebrações de carácter folclórico que permitem conhecer melhor as tradições cipriotas, a cultura e a gastronomia da ilha.

No dia 6 de janeiro, não perca a procissão do Dia dos Reis, que culmina com a ‘bênção’ do mar no porto de Larnaca, durante a qual o padre atira uma cruz para as águas da baía. A cruz é, de seguida, recuperada pelos mergulhadores locais, o acto que concede a Larnaca a paz e a riqueza para o resto do ano.

O carnaval é um período particularmente animado em Larnaca, passado nas desfiles, bailes de máscaras, concursos para o melhor disfarce e concertos ao ar livre. O carnaval em Chipre termina ‘segunda feira limpa’ (também conhecida como ‘segunda-feira verde’) que é o primeiro dia da Quaresma ortodoxa. Embora teoricamente este dia esta destinado a penitência e oração, a tradição convida aos encontros no seio da família e amigos, piqueniques e elaboradas refeições à base de marisco.

Leia também: Feriados em Chipre.

Os entusiastas da música clássica a visitar Chipre em abril, terão a oportunidade de assistir ao Festival de Música Clássica de Larnaca que, para além de músicos cipriotas, atrai também as orquestras e coros de todo o mundo.

O festival mais popular de Larnaca, porém, tem lugar 50 dias depois da Páscoa (ortodoxa), quando é celebrado Kataklysmos, o Festival de Dilúvio. Trata-se de uma festividade verdadeiramente ecléctica, que remete à história bíblica da arca do Noé, mas também ao culto das divindades de Antiguidade, nomeadamente o Dionísio e a Afrodite. O tema principal da festa é água. Para além de várias competições relacionados às actividades aquáticas (por exemplo corridas de barcos a remo), Kataklysmos conta também com concertos e produções artísticas de vários tipos.

Artigo relacionado: Chipre – tempo e clima ao longo do ano

Kataklysmos é, também, uma excelente oportunidade de provar vários produtos da gastronomia local, vendidos nos mercados de rua.

Mais informação útil disponível no guia oficial de Chipre.



Atrações turísticas de Chipre – o que ver em Larnaca?
Artigo: Atrações turísticas de Chipre – o que ver em Larnaca?
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar