Atrações turísticas de Lanzarote – explore Ilhas Canárias de carro

Lanzarote, a mais oriental das Ilhas Canárias distingue-se das outras componentes do arquipélago pelas suas paisagens volcânicas da beleza cativante, embora algo austera. Convida a ser descoberta, para além dos limites dos resort e os principais centros turísticos.

Aluguer de carros no Aeroporto de Lanzarote – compare preços

Tendo em conta a acessibilidade e serviços rent a car em Lanzarote, considere explorar a ilha ao seu próprio ritmo, tirando o máximo proveito da sua estadia na ilha.

Assim é a costa de Lanzarote.

Lanzarote, um paraíso vulcânico
Embora o tempo agradável durante o ano todo e as belíssimas praias são o que atrai a maior parte de turistas às Ilhas Canárias, em Lanzarote encontrará também algo muito original: as suas paisagens ‘lunares’ resultantes da actividade volcânica que formou o arquipélago.

Longe da costa verde, o interior da ilha esconde vastos desertos de areia preta e formações rochosas únicas de lava solidificada.

A indústria turística, que prospera nas Ilhas Canárias há mais de metade de um século, não alterou de forma significativa a paisagem de Lanzarote, em grande parte, graças aos esforços de Cesar Manrique. Este arquitecto e activista social, nascido em Lanzarote, dedicou a sua vida à defesa da paisagem natural de Lanzarote, lutando pelo controle de urbanização e a proibição de prédios altos, principalmente na zona costeira.

O carácter prístino da ilha mereceu o reconhecimento da UNESCO que classificou Lanzarote como a reserva de biosfera.

Vaja o mapa das principais estradas de Lanzarote (clique para aumentar).

Aluguer de carro em Lanzarote
A ilha oferece condições ideais para caminhadas, ciclismo e até passeios a cavalo. Para os turistas menos activos, aluguer de carro é uma solução ideal. As dimensões da ilha, relativamente pequenas, permitem chegar aos locais de interesse mais remotos em menos de duas horas, a partir de qualquer ponto da ilha (naturalmente, não contando com as paragens para tirar fotos e apreciar as vistas de cortar respiração).

Mini Cooper cabrio

Mini Cooper Convertible – aluguer de descapotável Lanzarote.

Encontrará preços bastante competitivos de aluguer de carros em Lanzarote tanto na capital, Arrecife, como nos principais centros turísticos, como Costa Teguise, Playa del Carmen, ou Playa Blanca. A maior escolha de ofertas rent a car está, geralmente, disponível no Aeroporto de Lanzarote.

Atrações turísticas de Lanzarote espalham-se pela ilha toda, sendo encontradas tanto na costa, que conta com mais de 100 praias, como no interior.

Parque Nacional Timanfaya – não perca!
Uma paragem obrigatória de visita a Lanzarote é o Parque Nacional Timanfaya, situado na zona noroeste da ilha.

O parque abrange a cordilheira das Montanha de Fogo, que inclui cerca de 100 vulcões formados num período relativamente recente do ponto de vista de geologia: ‘somente’ no século XVIII.

As erupções de lava recorrentes são responsáveis pela paisagem surrealista das Montanhas de Fogo: os ‘lagos’ da lava solidificada, crateras, cones vulcânicos e as planícies desertas, cobertas de areia preta ou castanha-avermelhada.

Lanzarote paisagens

Paisagens vulcânicas de Lanzarote.

A actividade vulcânica, assim como a presença de magma debaixo da superfície não criam condições propícias para a existência de muitas formas de vida. O chão é quente ao ponto de o restaurante El Diablo, situado dentro do cose os pratos locais nos buracos escavados na terra, muito à semelhança do cozido de terra açoriano.

A reserva de biosfera UNESCO, estabelecida em 1993, dedica-se à protecção da fauna e flora frágeis de Timanfaya.

O parque pode ser visitado em forma de excursões organizadas, à venda em todos os centros turísticos na ilha, como individualmente: de carro, a pé, ou de camelo.

Os turistas que escolhem conduzir em Timanfaya, devem lembrar-se, no entanto, que só é permitido movimentar-se no parque somente nos percursos destinados a este fim.

Abaixo, as distâncias entre o parque e os principais localidades de Lanzarote:

  • distância de Arrecife a Timanfaya: 26 km
  • distância de Puerto del Carmen a Timanfaya: 15 km
  • distância de Playa del Carmen a Timanfaya: 18 km
  • distância de Costa Teguise a Timanfaya: 32 km
  • distância de La Santa a Timanfaya: 17 km

Jameos Del Agua e Cueva De Los Verdes
Estas duas atrações situam-se no norte da ilha e fazem parte de um sistema de caves ligadas através dos túneis.

Embora os ‘Jameos’, ou seja, caves formadas pela corrente de lava, frequentemente com um abertura que permite a entrada da luz natural, possam ser encontradas em vários pontos da ilha, os Jameos del Água são um exemplo mais interessantes deste fenómeno natural.

Graças á visão artística de Cesar Manrique, as grutas foram transformadas num auditório com capacidade para 600 pessoas, uma piscina, um jardim tropical, um restaurante elegante e um clube nocturno.

Jameos del Agua

Jameos del Agua, Lanzarote.

Poderá passar em Jameos del Agua uma noite muito agradável, com um jantar e música ao vivo num cenário original.

Uma curiosidade de Jameos del Agua é um lago de água salgada, habitado pela espécie extremamente rara – um caranguejo albino. Para alem de Jameos, este crustáceo pode ser encontrado somente a grande profundidade no oceano.

A uma curta distância de Jameos, encontra-se outra atração de Lanzarote de carácter semelhante: a caverna volcânica Cueva de los Verdes. A caverna mede 16 metros de largura (no lugar mais largo) e mais de 6 km de comprimento, no entanto somente uma parte está aberta a visitas.

  • distância para Jameos del Agua/Cueva de Los Verdes de Arrecife: 25 km
  • distância para Jameos del Agua/Cueva de Los Verdes de Costa Teguise: 22 km
  • distância para Jameos del Agua/Cueva de Los Verdes de Puerto del Carmen: 40 km
  • distância para Jameos del Agua/Cueva de Los Verdes de Playa Blanca: 61 km
  • distância para Jameos del Agua/Cueva de Los Verdes de Timanfaya: 50 km
  • distância para Jameos del Agua/Cueva de Los Verdes de  La Santa: 42 km

Praias de areia negra Lanzarote – Playa Quemada e El Golfo
Pode ser algo surpreendente que numa ilha formada pela actividade vulcânica, a maioria das praias é de areia branca. Os turistas em Lanzarote que queiram experimentar uma praia vulcânica típica, terão que visitar a Playa Quemada ou El Golfo, as praias de areia mais escura na ilha.

A Playa Quemada situa-se na costa sul de Lanzarote, entre as localidades Puerto Caleiro e Punta de Papagayo. Trata-se de uma praia calma e bastante vazia, visto que à sua volta não existem resorts grandes. Venha descansar longe de multidões na Playa Quemada, mas não esqueça calçado protector – é uma praia com bastantes pedras.

Na costa oeste da ilha, visite El Golfo, uma lagoa cujas águas esverdeadas devido a existência de colónias de lagas contrastam com o envolvente te rochas e areia pretas.

  • distância Playa Quemada – Playa Blanca: 8 km
  • distância Playa Quemada – Timanfaya: 10 km
  • distância Arrecife – El Golfo: 31 km
  • distância Puerto del Carmen – El Golfo: 24 km
  • distância Playa Blanca – El Golfo: 18 km
  • distância entre El Golfo – Playa Quemada (por estrada): 17 km.

As paisagens de Lanzarote:

Jardim de Cactos Guatiza
Uma outra atração turística bastante invulgar em Lanzarote é o Jardim de Cactos situado na periferia da localidade Guatiza. Esta colecção única de várias espécies de cactos está perfeitamente enquadrada no cenário de uma pedreira em desuso. Para além das espécies endémicas, podem ser vistos aqui os exemplos de cactos e plantas suculentas ‘importadas’ de Madagáscar, Quénia, Marrocos, Peru, México e outros lugares longínquos.

Várias espécies e cactos de Lanzarote encontram-se, frequentemente, em flor, concedendo um charme especial a esta colecção única.

  • distâncias aproximadas até ao Jardim de Cactos:
  • distância de Arrecife para Jardim de Cactos: 15 km
  • distância de Puerto del Carmen para Jardim de Cactos: 30 km
  • distância de Playa Blanca para Jardim de Cactos: 51 km

Encontre informações práticas sobre Lanzarote - guia turístico.



Atrações turísticas de Lanzarote – explore Ilhas Canárias de carro
Artigo: Atrações turísticas de Lanzarote – explore Ilhas Canárias de carro
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar