China – feriados nacionais em 2018 e 2019

O calendário tradicional de feriados na China, um país com a tradição milenária, era extremamente complexo e incluía mais de 20 ocasiões festivas. Tendo em conta o facto de que várias das celebrações chinesas duram três ou mais dias, o governo comunista da China ‘moderna’ optou por reduzir o numero de feriados nacionais gerais a sete.

Ano Novo Chines
As celebrações no Ano Novo Chines são uma das maiores atrações turística da China.

No quadro abaixo encontrará a informação sobre os feriados nacionais na China continental a celebrar em 2018 e 2019.

Tenha em conta que a maioria dos feriados chineses depende do calendário lunar, pelo que não tem uma data fixa. A informação oficial sobre as datas exactas de feriados é anunciada pelo Conselho de Estado da República Popular da China, com antecedência em relação ao ano em questão.

Alguns dos feriados chineses são extremamente compridos, pelo menos conforme os padrões ocidentais. É o caso do Ano Novo Chinês e do Feriado Nacional, ambos dos quais duram uma semana, sendo designados de ‘Semanas Douradas’.

2018

Holiday

2019

1 de janeiro (segunda-feira)

Ano Novo

1 de janeiro (terça-feira)

16 de fevereiro (sexta-feira), feriado de 15 a 21 de fevereiro

Ano Novo Chinês / Festival da Primavera

5 de fevereiro (terça-feira), feriado de 4 de a 10 de fevereiro

5 de abril (quinta-feira), feriado de 5 a 7 de abril

Qingming / Dia da Limpeza dos Túmulos

5 de abril (sexta-feira), feriado de 5 a 7 de abril

1 de maio (terça-feira)

Dia do Trabalhador

1 de maio (quarta-feira)

18 de junho (segunda-feira)

Festival do Barco-Dragão

7 de junho (sexta-feira)

24 de setembro (segunda-feira)

Festival do Meio do Outono / Festival da Lua

13 de setembro (sexta-feira)

1 de outubro (segunda-feira), feriado de 1 a 7 de outubro

Dia Nacional

1 de outubro (terça-feira), feriado de 1 a 7 de outubro

Ano Novo Chinês – o melhor do folclore e tradições chinesas
Para muitos turistas, a altura do Ano Novo Chinês, também conhecido como o Festival da Primavera é provavelmente a melhor altura para se familiarizar com o folclore chinês genuíno, embora possa vira a ser uma das mais desafiantes no que diz respeito à logística da viagem. As festividades enraizadas profundamente na tradição chinesa mais antiga e determinadas pelo calendário lunar, reúnem o país todo numa semana de festa incessante.

Embora sejam poucas as empresas e negócios privados que fecham (a introdução de sete dias de férias tinha por trás o objectivo de estimular o consumo interno dos chineses), os turistas devem esperar os números exorbitantes de… outros turistas e os próprios chineses que aproveitam o feriado para viajar; seja para se reunir com a família ou em lazer.

Todas as infra-estruturas de transporte – aeroportos, estações ferroviárias, ou as auto-estradas mesmo – estão sobrecarregadas durante a primeira Semana Dourada do ano e as filas e atrasos são uma realidade nesta altura do ano. O movimento generalizado de pessoas causa problemas no segmento de alojamento e encontrar vaga num hotel sem ter efectuado a reserva com muita antecedência, é practicamente impossível.

Conheça alguns factos interessantes acerca do Ano Novo Chinês (vídeo em inglês):

O Ano Novo é para os chineses tanto uma festa de família, celebrada na intimidade das casa e com sumptuosas refeições compostas pelos pratos tradicionais, como uma festa aberta, marcada pelas exuberantes festividades públicas, paradas, danças, espectáculos folclóricos e fogo de artifício.

Fora da China continental, o Ano Novo Chinês é celebrado também em Singapura, Hong-Kong, Macau, Indonésia, Taiwan, Vietnam, Camboja, Filipinas, assim como em muito outros países ocidentais onde existem significativas comunidades emigrantes chinesas. As celebrações do Ano Novo Chinês mais importantes fora da China têm lugar em São Francisco nos EUA e em Sidney na Austrália.

As festividades do Ano Novo terminam com o extremamente pitoresco Festival das Lanternas.

Dia Nacional da China – com direito a 7 dias de férias
A segunda Semana Dourada na China desenvolve-se à volta do Dia Nacional celebrado anualmente a 1 de Outubro.

Este feriado foi introduzido em 1949 para celebrar a criação da República Popular da China. O dia é marcado pelas parada militares e comícios políticos. O retalho e serviços permanecem geralmente abertos nesse dia sendo já uma tradição as lojas promoverem descontos especiais durante toda a Semana Dourada, por forma a atraírem mais clientes. 

Encontre mais informação sobre turismo na China.


China – feriados nacionais em 2018 e 2019
Artigo: China – feriados nacionais em 2018 e 2019
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar