Chipre - tempo e clima ao longo do ano

A terceira maior ilha do Mar Mediterrâneo (depois da Sicília e Sardenha), Chipre deve a sua popularidade como o destino turístico em grande parte a um excelente clima e à abundancia dos dias de sol durante as quaro estações do ano.

Ver também: Aluguer de carros no Aeroporto de Larnaca

As condições climatéricas em Chipre são determinadas pela localização na ilha: enquanto a costa beneficia de um clima mediterrânico ameno, com poucas diferenças entre as temperaturas durante o dia e a noite, assim como na escala do ano, o interior da ilha tem o clima semiárido, com as temperaturas muito altas durante o verão que no período de inverno baixam drasticamente, aproximando-se a 0 graus Celsius.

Veja o estado do tempo em Larnaca, Chipre segundo a BBC. 

Os turistas hospedados nos principais resorts costeiros de Chipre, tais como Larnaca, Paphos ou Limassol poderão beneficiar de um tempo agradável durante a maior parte do ano.

Veja também: o gráfico de horas de sol em Chipre (Paphos), em comparação com Londres e Barcelona.

Em Nicósia, no entanto, e especialmente nas montanhas de Troodos, prepare-se para um clima instável, em que é garantido que os chinelas e a toalha de praia não sejam a indumentária suficiente.

Clique para visualisar o mapa de Chipre.

Chipre na primavera
Para muitos turistas do Norte da Europa, a primavera é a melhor altura para visitar Chipre. Ao tempo solarengo e de temperaturas agradáveis e à ausência de multidões, aliam-se as paisagens deslumbrantes da ilha, que nesta época do ano cobre-se de flores. Não é sem razão que março em Chipre é frequentemente apelidado de ‘mês amarelo’.

Chipre primavera
O amarelo é a cor predominante em Chipre.

As temperaturas em março (entre 13 e 18°C durante o dia) para a maioria das pessoas não são suficientes para poder aproveitar a praia.

Temperaturas médias na primavera em Chipre:

  • março – 14°C
  • abril - 17°C
  • maio – 21°C

A partir de meados de abril, no entanto, e em maio a época balnear em Chipre começa a arrancar. Com as temperaturas superiores a 20°C as praias de Chipre enchem-se de turistas, ávidos de aproveitar as primeiras ondas de calor.

Fig Tree Bay
A praia de Fig Tree Bay em Aya Napa

A possibilidade de chuva, muitas vezes acompanhada de trovoada e granizo, ainda é bastante elevada em abril, diminuendo, no entanto, à maneira que o verão se aproxima.

As paisagens primaveris de Chipre:

Verão em Chipre – quente e húmido
A partir de junho, as temperaturas em Chipre começa a aumentar consideravelmente em Chipre, até aos 27-30 °C  durante o dia e os agradáveis 20-25°C , à noite. Em julho e agosto as temperaturas acima dos 30 durante o dia são comuns em Chipre.

As temperaturas médias de verão em Chipre:

  • junho - 25°C
  • julho – 27°C  
  • agosto - 28°C

Ao visitar Chipre durante as alturas mais quentes do ano, deve esperar níveis altos de humidade, especialmente nas zonas costeiras. Para muitos turistas não habituados à humidade, a mesma chega a tornar-se incomodativa, obrigando-os a retirarem-se para os recinots equipados com o ar condicionado.

O interior da ilha é mais arejado nos meses de julho e agosto, convidando aos passeios nas belas montanhas de Troodos.

A chuva é muito rara nos meses de verão em Chipre.

A média de horas de sol por dia em Chipre – 11.5 -  é impressionante, superando os parâmetros de outros locais considerados os mais solarengos no mundo, como por exemplo a Califórnia nos EUA, o Algarve em Portugal, ou a Costa del Sol espanhola.

Veja o gráfico do clima em Larnaca, Chipre.

Onde faz mais calor em Chipre?
A costa sul de Chipre é geralmente a zona mais quente da ilha. As temperaturas altas são registadas especialmente nos populares resorts de Limassol, Polis, Paphos, Pissouri, Coral Bay e Larnaca.

Aya Napa, Nissi Beach e Fig Tree Bay na costa sudoeste não chegam a ser tão quentes, oferecendo, no entanto condições climatéricas muito agradáveis.

Veja o clima (gráfico) de Ayia Napa, Chipre.

O mapa das áreas de maior exposição solar em Chipre.

Férias de época baixa em Chipre – outono
Enquanto Setembro continua bastante quente, nos meses de outubro e novembro começa a ser notável a descida gradual de temperatura, até… 20-25°C. Caso não exija um calor tropical durante as férias, o outono pode ser uma época muito indicada para uma escapadela a Chipre. Durante o dia dificilmente dará pela chegada do outono. A noite, no entanto, a descida das temperaturas será mais evidente.

A chuva começa a ser mais frequente a partir de meados de Setembro, embora ainda possa contar com cerca de 10 horas de sol por dia.

Note-se que a temperatura das águas do mar permanece muito alta, praticamente ao nível das temperaturas do verão – 24-26°C durante setembro e outubro, permitindo aproveitar a praia mesmo no outono.

Chipre no inverno
Depois de um verão longo e quente, os meses de dezembro e janeiro podem parecer surpreendentemente frios em Chipre, com as temperaturas durante o dia a descer frequentemente abaixo dos 10°C ou até mais no interior montanhoso da ilha, onde a neve é um fenómeno que acontece com alguma frequência.

A partir de meados de fevereiro, as temperaturas voltam a subir, até aos 10-20°C. Durante o inverno a chuva é bastante frequente em Chipre, sendo Dezembro o mês com a maior precipitação na ilha.


Chipre - tempo e clima ao longo do ano
Artigo: Chipre - tempo e clima ao longo do ano
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar