Clima da Islândia – quando visitar?

O clima é um fator muito importante para a programação de férias na Islândia.

Aluguer de carros no Aeroporto de Reykjavík – compare oferta e reserve online

Este país nórdico de crescente popularidade como o destino turístico, situa-se no Atlântico Norte, tendo a o Polo Norte e a corrente marítima do Golfo como os principais condicionantes do seu clima.

Islândia paisagem

As paisagens da Islândia.

Ao contrário do que possa sugerir o nome inglês, Iceland, a Islândia, apesar do clima subpolar, não é propriamente a terra do gelo.  Embora a proximidade do Ártico não permita que as temperaturas médias anuais registadas na Islândia ultrapassem 6-7 °C, a corrente quente e potente do Golfo é uma influência atenuante e que favorece a vegetação, pelo que as paisagens islandesas são de repletas de verde exuberante.

Apesar de o clima da Islândia ser mais ameno que nos outros países na mesma latitude, não o subestime a preparar o seu plano de visita a este país-ilha. Saiba abaixo que tempo pode esperar na Islândia em diferentes alturas do ano e quais são as vantagens e desvantagens de cada delas. Repare, por favor, que genericamente, distinguem-se duas estações na Islândia, a quente, o verão e a fria, o inverno.

Islândia no verão
Nos meses mais quentes na Islândia, Julho e Agosto, as temperaturas médias mantêm-se entre os 10 e os 13 °C, podendo, ocasionalmente, atingir os 25°C.

Veja o gráfico do clima em Reykjavík, a capital da Islândia. 

A característica mais evidente do verão islandês são muitas horas do sol, estendendo-se, às vezes, até à noite. O sol da meia-noite é um fenómeno bastante invulgar e prático para quem ambiciona aproveitar ao máximo a beleza natural do país com várias horas de luz natural, assim como com as estradas e acessos não impedidos pelo gelo. O verão é a altura ideal para explorar os múltiplos trilhos de caminhada que a Islândia tem a oferecer.  Se tem interesse, no entanto, em ver a Aurora Boreal na Islândia, no verão não terá essa oportunidade.

Islândia cascata

No verão, com as chuvas abundantes, as cachoeiras e as cascatas da Islândia enchem de água, proporcionando vistas maravilhosas.

Tenha em conta também, que no verão a influência da corrente do Golfo é mais evidente, tornando o tempo na ilha muito instável. De forma um pouco parecida ao que se verifica nas ilhas dos Açores, no espaço de uma hora poderá experimentar na Islândia os períodos de sol intenso, vento e chuva. O vestuário e equipamento que atenda à várias necessidades é essencial.

Visitar Islândia no inverno
O inverno islandês significa temperaturas médias a oscilarem perto de 0 °C e dias muito curtos, às vezes com comente 4-5 horas de sol. Para além de tempo limitado para admirar as paisagens, deve contar também com a probabilidade de ventos muito fortes e queda de neve, que tornarão a exploração das zonas mais remotas impossível. É bastante frequente as estradas do interior ficarem fechadas devido aos avisos de tempestades ou a descida das temperaturas. O frio proporciona, no entanto, uma vantagem para quem procura paisagens invulgares, congelando as inúmeras cascatas e lagos.

Islândia no Inverno

Islândia no inverno.

As temperaturas mais baixas na Islândia raramente descem abaixo dos 4-5°C.

A maior atração do inverno e o argumento que fale mais alto a favor de visitar Islândia neste altura do ano é a famosa aurora polar (ou boreal), o seja um fenómeno óptico registado somente nas regiões polares e subpolares.

 

Aurora boreal Islândia.

Existem vários operadores turísticos especializados em observação deste fenómeno único.

Obtenha informação turística útil na página oficial de turismo na Islândia.



Clima da Islândia – quando visitar?
Artigo: Clima da Islândia – quando visitar?
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar