Clima da Jordânia – tempo em Amã

Com a abundância de novas rotas aéreas, muitas delas também de baixo custo, abrem-se novas possibilidades de viagens, quer férias de praia, quer as chamadas city-breaks.

Entre os destinos de crescente popularidade, especialmente na época de inverno, está o Médio Oriente. Para além do Dubai escolhemos cada vez mais locais mais exóticos. Entre eles está Jordânia, o país do cultura e beleza natural fascinantes.

Filme promocional de Jordânia.

A porta de acesso principal para a Jordânia são os seus aeroportos internacionais, situados em Amã, no norte do país e em Aqaba, no sul.

Aluguer de carros no Aeroporto de Amã – compare ofertas rent a car Jordânia

Clima da Jordânia – quando viajar?
O clima da Jordânia varia muito, em função da localização. O país situa-se na zona de transição entre o clima desértico, árido e quente da Península Arábica e o clima mediterrânico, sendo que o primeiro prevalece nas zonas sul e sudeste, pouco povoadas. As temperaturas aqui, tanto as altas como as baixas, são mais extremas.

Jordânia no mapa

Jordânia no mapa.

As chuvas, embora de volume moderado atenuam as temperaturas registadas nas partes mais ocidentais da Jordânia – nas suas zonas mais montanhosa, assim como nas planícies central e norte.

A resposta à pergunta ‘Quando é a melhor altura para visitar Jordânia’ depende muito do nosso destino neste país e do tipo de actividades a que nos pretendemos dedicar: para aproveitar os banhos do Mar Vermelho, a época de férias tradicional, entre maio e setembro é a mais recomendada. Se a antiga cidade de Petra ou o deserto de Wadi Rum são os nossos pontos de interesse principais, o ideal será optar pela primavera ou outono, quando as temperaturas são mais moderadas.

Abaixo, apresentamos as características gerais  do clima na região de Amã, a capital da Jordânia, situada na zona norte do país.

Amã no verão
A época mais quente do ano na capital da Jordânia estende-se entre o fim do maio e o início de outubro com as temperaturas médias durante o dia a oscilarem entre os 27 e os 32°C, sendo Agosto o mês mais quente.  Nas vagas do calor, as temperaturas em Amã podem atingir 40°C, especialmente quando o vento Sirocco vindo do Saara traz massas do ar quente e seco.

Veja o gráfico de clima de Amã (temperaturas, precipitação, horas de sol, etc.). 

Este tempo – certamente não ideal para férias na cidade, é, no entanto perfeito para quem quer aproveitar a proximidade dos resorts do Mar Morto.

Outono e primavera em Amã
Março e abril, com temperaturas a rondarem 20°C é, segundo muitos turistas, a melhor altura do ano para visitar a capital da Jordânia. Para além de condições confortáveis, sem calor excessivo, a natureza a despertar depois do período fresco do inverno, com corres garridas das flores primaveris torna as paisagens de Jordânia particularmente apelativas.

Jordânia na primavera

Estação arqueológica de Jerash, 50 km a norte de Amã, na primavera.

Na primavera as noites em Amã ainda são bastante frescar, especialmente em março, quando as temperaturas descem até 7°C, as temperaturas do durante o dia, no entanto, são bastante agradáveis e o número de horas de sol aumenta de 7 em março, para 9 em abril. Em março, prepare-se para cerca de 8 dias de chuva por mês. Abril é já consideravelmente mais ‘seco’.

A maior desvantagem de escolher primavera para fazer férias em Amã é o vento do deserto que sopra nessa altura do ano com alguma frequência, trazendo poeira e, às vezes, tempestades de areia.

Os outonos são bastante quentes em Amã, com temperaturas durante o dia entre 27°C em setembro e 20°C em novembro.  Em novembro aumenta bastante  probabilidade de chuva e, com isso, também a nebulosidade. Poderá contar, no entanto, com 7.5 horas de sol por dia.

Amã no inverno
Jordânia atrai turistas durante o ano todo, em função do tipo de actividades preferidas. O inverno, curto e com temperaturas bastante baixas, especialmente no deserto, não permite, obviamente, aproveitar as praias, oferece, no entanto, condições suficientes para explorar a riqueza cultural do país.

Durante o inverno em Amã, as temperaturas oscilam entre 13°C durante o dia e 4°C durante a noite. Embora raramente descem abaixo e 0°C, neve não é um fenómeno inédito na capital da Jordânia. Quando caí, durante o escasso tempo antes de derreter costuma ‘paralisar’ a cidade.

Jordânia com neve

Neve, um acontecimento raro mas não inédito em Amã.

O inverno é a época de chuva em Amã, sendo janeiro o mês com mais precipitação, tanto em termos do volume como dos dias de chuva.

Os dias são os mais curtos em dezembro e janeiro, quando poderá contar com uma média de 5.8 horas de sol por dia.

Encontre informações úteis sobre turismo na Jordânia.



Clima da Jordânia – tempo em Amã
Artigo: Clima da Jordânia – tempo em Amã
Temas: , , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar