Clima de Gran Canária

A terceira maior das Ilhas Canárias, Gran Canária (ou Grã Canária) é uma das mais populares entre os turistas no arquipélago.

Aluguer de carros em Gran Canária – conheça as ofertas rent a car no Aeroporto de Las Palmas

A ilha recebe cerca de 4 milhões de visitantes todos os anos. As estatísticas do sector de turismo indicam que maio e junho são meses menos populares para as férias em Gran Canária. A ilha regista os maiores números de turistas entre novembro e janeiro. O início da primavera também é a época bastante movimentada na ilha. Este padrão deve-se ao facto de que o as Ilhas Canárias, não muito distantes da Europa, parecem particularmente interessantes quando a maior parte dos países do Velho Continente está exposto ao tempo desagradável.

Veja que paisagens o esperam em Gran Canária:

Saiba que tempo possa esperar em Gran Canária em diferentes alturas do ao. Ao planear as suas férias, tenha em consideração o facto de que, tal como acontece nas outras ilhas do arquipélago, o tempo em Gran Canária depende, em grande parte, da localização na ilha, que determinará o microclima local. O tempo na costa é, em geral, mais ameno, devido à influência moderadora do mar, enquanto no interior, as temperaturas caracterizam-se pelas grandes amplitudes, tanto diárias, como anuais.

As diferenças de clima são também bastante evidentes entre a costa norte, exposta aos ventos fortes vindos do Atlântico e a costa sul protegida do vento pelo interior montanhoso. No norte da ilha, o tempo é, geralmente, mais ventoso e de temperaturas mais moderadas, enquanto o sul beneficia da influência de massas do ar quente, vindas do norte de África.

Antes de embarcar para as férias na Gran Canária, consulte sempre o tempo local numa fonte fidedigna. Veja a previsão de tempo em Grán Canária pela BBC.

Gran Canária na primavera
A primavera chega a Gran Canária cedo, fazendo-se sentir já em meados de fevereiro, quando as temperaturas sobem para 17-18⁰C, frequentemente atingindo até os 20⁰C durante o dia.

Gran Canaria na primavera

Gran Canária na primavera.

Em meados de maio os termómetros indicam até 30⁰C, a temperatura confortável para férias de praia para a maior pare de turistas.

A média de horas de sol aumenta de 6 em fevereiro para 7 em maio. Tenha em conta, no entanto, que na parte norte da ilha existe mais proabilidade de ocorrência de céu nublado.

A proximidade do continente africano expõe Gran Canária aos ventos vindos do Saara, conhecidos como calima, que podem causar tempestades de areia. Embora desagradáveis para as pessoas com as dificuldades respiratórias, ou que sofram de alergias e/ou asma, as tempestades são passageiras e não duram muito.

Uma vantagem inegável de férias em Gran Canária na primavera é a possibilidade de admirar as flores selvagens que cobrem a ilha de cores nesta altura do ano.

Encontre mais informação sobre o tempo em Gran Canária (Las Palmas).

A temperatura de água ao nível de 18-19⁰C não é suficiente confortável para muitos. O oceano à volta de Gran Canária começa a aquecer a partir de meados de maio.

Fevereiro ainda é um mês bastante chuvoso, com 6 dias de chuva me média. Em maio, a precipitação é praticamente não existente.

Verão em Gran Canária
Entre maio e setembro as temperaturas aumentam consideravelmente em Gran Canária, atingindo até 40⁰C em agosto. A costa sul da ilha, onde situa-se a maior parte dos resorts de férias, costuma registar as temperaturas mais altas, que a costa norte.

A brisa do mar atenua o calor e as noites são particularmente agradáveis em Gran Canária no verão, com temperaturas a volta de 20⁰C, convidando para os passeios ao por do sol ou jantares ao ar livre.

A temperatura de água sobe para 23-24⁰C em Agosto e o número de horas de sol aumenta de 9 em junho para 10 em julho e agosto.

Chuva é um fenómeno extremamente raro em Gran Canária no verão.

Gran Canária, a ilha solarenga
Com 3000 horas de sol por ano, Gran Canária é considerada um dos locais com a melhor exposição solar no mundo. A sua parte mais solarenga é, naturalmente, a costa sul, onde se situam os resorts de  Maspalomas, Playa del Ingles, Puerto Mogan, Arguineguin e Puerto Rico.

Outono quente  em Gran Canária
Setembro, embora pertencente à época de outono, em Gran Canária constitui prolongamento de verão, sendo tão quente como agosto. Somente em outubro sente-se uma ligeira descida de temperaturas até 21-23⁰C e as noites bastante mais frescas.

Juntamente com a descida de temperatura, aumenta a probabilidade de precipitação. Em novembro deve contar já com cerca de 8 dias de chuva por mês.

Por outro lado, a temperatura das águas do oceano mantem-se elevada, ao nível de 22-23⁰C tornando outono uma excelente altura do ano para as férias de praia.

Inverno – o pico da época turística alta em Gran Canária
Embora dezembro e janeiro sejam os meses mais frios em Gran Canária, o contraste evidente entre o tempo nas Ilhas Canárias e na Europa continental, faz com que muitos turistas escolham o arquipélago como um destino de férias.

Em dezembro as temperaturas durante o dia mantêm-se em 19-22⁰C descendo ligeiramente em janeiro. O ‘inverno’ nas Ilhas Canárias é sentido principalmente à noite, quando as temperaturas descem até 15⁰C.

No interior montanhoso, onde registam-se as temperaturas mais baixas, é possível a queda de neve, principalmente acima dos 900 metros de altura.

Em dezembro e janeiro pode contar com uma media de 6 horas de sol por dia, existindo, como já mencionamos, existe mais possibilidade de céu nublado no norte da ilha.

Chove raramente em Gran Canária nos meses de inverno, 5 dias por mes, em media em dezembro e 3 em janeiro.

O guia turístico oficial das Ilhas Canárias ajudá-lo-á a planear melhor as suas férias em Gran Canária.



Clima de Gran Canária
Artigo: Clima de Gran Canária
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar