O clima de Edimburgo – qual é a melhor altura para visitar a capital da Escócia?

Tal como o restante território da Escócia, Edimburgo situa-se na zona do clima temperado marítimo. A influência do Oceano Atlântico e particularmente da Corrente Norte-Atlântica quente fazem-se sentir nas temperaturas bastante amenas para esta latitude e na humidade elevada.

Aluguer de carros no Aeroporto de Edimburgo - compare ofertas online

As temperaturas na Escócia descem abaixo do 0 somente durante os invernos mais rigorosos; por outro lado, no entanto, até na altura do ano mais ‘seca’ nesta região do Reino Unido, deve contar com pelo menos 20 dias de chuva por mês.

Veja a previsão do tempo Edimburgo actualizada.

Edimburgo no verão
A grande maioria de turistas escolhe a época de verão para visitar Escócia. No período entre junho e agosto as temperaturas em Edimburgo são as mais estáveis, mantendo-se entre 18-20 graus Celsius. Tendo em conta que a temperatura mais alta alguma vez registada em Edimburgo foi somente 31.4 °C, não corremos o risco de o calor excessivo estragar as nossas férias. Embora os próprios escoceses vão se queixar do calor sempre que os termómetros indicarem mais que 20°C…

Agosto é o mês mais solarengo em Edimburgo, com 10 dias de sol por dia. É também a altura mais indicada para tomar banhos no Mar do Norte, embora a temperatura de água ao longo da costa escocesa raramente ultrapasse 15°C.

Mesmo em agosto, no entanto, deve contar com a possibilidade de chuva.

A maior desvantagem de férias na Escócia no verão são as multidões de outros turistas que tiveram exactamente a mesma ideia e que havemos de encontrar em praticamente todos os locais de qualquer relevância para o turismo.

Os relativamente curtos primavera e outono apresentam uma alternativa prática para quem prefere evitar multidões e não se assusta com um tempo menos agradável.

Clima de Escócia – veja o gráfico de temperaturas e precipitação em Edimburgo.

Edimburgo primaveril
O mês de março é geralmente considerado ainda parte do inverno, visto que o aumento de temperatura relevante regista-se comente em abril. Em abril e maio as temperaturas em Edimburgo oscilam entre 10 e 15°C. Uma característica invulgar do microclima local é o fato de que abril goza de mais dias solarengos do que, por exemplo o mês de junho.

Deve lembrar-se, no entanto, que mesmo durante um dia de sol, o tempo poder mudar rapidamente. Um chapéu de chuva e/ou um casaco corta-chuva devem fazer parte do equipamento básico de quem visita a Escócia na primavera.

Longos invernos na Escócia
A época de inverno é surpreendentemente longa na Escócia, ‘roubando’ algumas semanas tanto à primavera, como ao outono. Embora objectivamente as temperaturas não são muito baixas, quando comparadas com o resto da Europa do Norte, o tempo chega a ser bastante desagradável, fechado e deprimente.

Quem visita Edimburgo pela primeira vez poderá sentir-se particularmente incomodado com o vento, forte, insistente e que muitas vezes traz chuva também. Não é sei razão que Edimburgo, tal como Chicago nos EUA, seja conhecido como ‘Windy City’…

Embora não aconteça frequentemente, as rajadas de vento podem atingir a velocidade de até 100 km/h. As duas piores tempestades de vento na Escócia foram registadas em 1968.

Outono em Edimburgo
Os meses de setembro e outubro surpreendem frequentemente os turistas com um tempo agradável. As tardes quentes e solarengas de outono são melhor passadas nos numerosos parques de Edimburgo onde se pode admirar a esplêndida folhagem do outono, com as tonalidades de vermelho, amarelo e dourado.

Encontre mais informação sobre as atrações e actividades no guia official da cidade de Edimburgo.

A temperatura do ar durante o dia mantém-se bastante estável, entre 10 e 15°C até meados de outubro, a altura a partir da qual Edimburgo começa a arrefecer rapidamente.


O clima de Edimburgo – qual é a melhor altura para visitar a capital da Escócia?
Artigo: O clima de Edimburgo – qual é a melhor altura para visitar a capital da Escócia?
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar