Clima de Toronto – tempo em diferentes épocas do ano

Toronto, a capital da província de Ontário e, ao mesmo a cidade mais populosa do Canadá situa-se na zona do clima continental moderado, quente e húmido.

Encontre aluguer de carros baratos no Aeroporto de Toronto-Pearson

Localização de Toronto:

Toronto localização

A proximidade de um grande corpo de água, o Lago Ontário, tem uma grande influência sobre  clima de Toronto: no inverno torna as temperaturas mais amenas, no verão, no entanto, faz com que o tempo frequentemente se assemelhe a banho turco. As previsões do tempo costumam indicar a humidade medida e a humidade ‘sentida’ em função da temperatura, sendo que as diferenças entre estes dois valores podem ser consideráveis.

Apresentamos abaixo o tempo em Toronto característico de várias estações do ano. Ao planear a sua viagem ao Canadá, no entanto, verifique sempre previamente a previsão do tempo actualizada numa fonte fidedigna, por exemplo na página de Government of Canadá

Leia também: Canadá – feriados nacionais.

Toronto na primavera
Em Toronto, assim como na província toda, as estações do ano são muito definidas. O despertar da natureza nos meados de março anuncia a chegada da primavera. A neve derrete, e vegetação brota. A varias tonalidades de verde rapidamente se juntam as cores alegres de flores primaveris. Não perca em Toronto, na primavera, a floração de cerejeira japonesa no High Park, um dos parques mais bonitos da cidade.

High Park Toronto

As temperaturas aumentam significativamente a partir do início de abril. Enquanto em março a temperatura média em Toronto é de somente 1°C, em abril pode contar já com 7°C em média e em maio, com 14°C.

Na primavera Toronto regista uma média de 6 horas de sol por dia e 9 horas já em maio.

Abril é o mês mais chuvoso da primavera, com uma média de 15 dias com precipitação por mês.

Conheça o clima de Toronto em mais pormenor. 

Verão na capital de Ontário
A localização geográfica faz com que as temperaturas em Toronto sejam bastante agradáveis, situando-se geralmente entre 20 e 25°C. De vez em quando, especialmente em agosto, as temperaturas podem ultrapassar 30°C, o que, em conjunto com a elevada humidade cria o efeito de sauna. É nessas alturas que passa a ser relevante o indicador Humidex, que faz parte das previsões de tempo e reflecte a confluência de temperatura e humidade.

A humidade pode ser aumentada inda pela precipitação intensa.

Julho é o mês com mais horas de sol, em média 11.

A cidade de Toronto é exposta a actividade de massas de ar diferentes, que podem mudar o tempo aqui em curto espaço de tempo. Ao fazer a mala para as férias no Canadá, prepare-se para vários cenários. Embora no verão as temperaturas em Toronto raramente descem abaixo de 15-16°C, até em agosto poderá experimentar dias frios e chuvosos.

Verão em Toronto:

Outono – para muitos a época do ano mais bonita no Canadá
A América do Norte é conhecida pelo famoso Indian summer (verão indiano), ou seja a primeira metade de outono, quando a folhagem das árvores muda de verde para vários tons de amarelo, dourado, laranja e vermelho. Toronto não é diferente neste aspecto, proporcionando paisagens verdadeiramente deslumbrantes.

Toronto no outono

Toronto no outono.

As temperaturas em setembro e na primeira metade de outubro continuam agradáveis, mantendo-se entre 15 e 20°C durante o dia. A segunda metade de outubro traz uma queda de temperatura acentuada. Em novembro a temperatura média durante o dia é de somente 5°C. As primeira geadas registam-se, geralmente, em dezembro.

O início de outono é uma excelente altura para visitar Toronto para quem prefere evitar calor e as multidões de turistas. É nessa altura que têm lugar vários festivais e eventos de carácter cultural. Em Toronto, não perca o Pumpkin Fest:

Ontario abóboras

Inverno em Toronto
A instabilidade do tempo em Toronto é sentida especialmente na época do inverno. Enquanto a temperatura média em janeiro e fevereiro é de- 5°C, deve estar preparado que o dias ‘quentes’, com os termómetros a indicarem 0°C, são intercalados pelas ondas de frio, quando as temperaturas caem abaixo dos -20°C.

Neve é frequente em Toronto; ocasionalmente acontecem também as tempestades de neve.

Os dias são curtos no inverno; em janeiro e fevereiro pode contar com somente 3 horas de sol em Toronto.

Informação útil sobre Toronto na página de turismo oficial da cidade. 



Clima de Toronto – tempo em diferentes épocas do ano
Artigo: Clima de Toronto – tempo em diferentes épocas do ano
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar