Clima em Berlim – tempo na primavera, verão, outono e inverno

A capital da Alemanha é uma destino citadino fascinante e muito procurado devido à sua herança histórica única e a vida cultural vibrante e multifacetada. Mais de 5 milhões de turistas visitam a cidade de Berlim anualmente.

Enquanto o verão é, por excelência, a altura mais popular para o turismo, o clima relativamente ameno desta parte da Alemanha faz com que uma escapadinha a Berlim nas outras alturas do ano pode ser também uma opção. 

A cidade situada no nordeste da Alemanha tem um clima temperado, influenciado pela proximidade do Mar Báltico. O verão em Berlim é, geralmente, quente, mas o calor raramente chega a ser incomodativo. O frio do inverno em Berlim também faz-se sentir menos em comparação com outras partes da Europa na mesma latitude.

Veja, abaixo, que tempo pode esperar em Berlim nas diferentes alturas do ano.

Inverno em Berlim
Durante o inverno, as temperaturas abaixo do zero são frequentes em Berlim. O mês mais frio, Fevereiro, regista as temperaturas médias de -2 °C. Embora não se trate de temperaturas objectivamente muito baixas, o frio pode-se fazer sentir mais o que na realidade indicam os termómetros, devido à humidade que aumenta nesta altura do ano.

A neve cai com frequência, desparecendo, no entanto, bastante rapidamente. São poucas as vezes sem que possa ver a cidade coberta de neve.

Os mercados de Natal, ou Weihnachtsmarkt, são a principal atração de inverno em Berlim.

Vejo o gráfico do clima em Berlim.

Berlim na primavera
Sem dúvida, a primavera é uma das estações mais bonitas na cidade de Berlim. No entanto, para poder tirar a máxima vantagem da beleza de muitas áreas verdes da capital alemã e ver a natureza a despertar depois do frio do inverno, espere até aos finais de Abril, quando as temperaturas sobem para cima do 10°C.

Em maio, com as temperaturas médias na ordem do 15 °C, os parques e as esplanadas de Berlim enchem com as pessoas a aproveitarem o sol que nesta latitude tanto faz falta durante os meses do inverno.

A chuva continua uma possibilidade, especialmente em Maio, que é um o mais húmido dos meses primaveris, com uma média de 14 dias chuvosos por mês.

Berlim na primavera:

Berlim – o verão na cidade
A estação de mais chuva em Berlim é, curiosamente, também a mais quente. Felizmente, o número de dias chuvosos nesta altura não aumenta, em comparação à primavera; aumenta somente o volume da precipitação.

Ao fazer a mala para a sua visita a Berlim, não se esqueça de um impermeável e/ou um chapéu de chuva.

Não deixe que a chuva o impeça de aproveitar as grandes atrações ao ar livre em Berlim, tais como, por exemplo, os passeios de caiaque ou prancha de stand up paddle surf nos lagos e canais navegáveis da cidade, ou as praias fluviais do Rio Spree.

Outono e Berlim
Contrariamente ao que acontece geralmente nos países do Norte europeu nesta altura do ano, o outono na capital da Alemanha, é uma época bastante seca. As temperaturas, no entanto, começam a descer rapidamente, de uma média de 15°C em Setembro, até a 4 °C em novembro.

Tal como na primavera, os parques da cidade tornam-se particularmente bonitos; desta vez, no entanto, não devido às flores, mas por causa dos vermelhos, amarelos, laranjas e dourados da folhagem  das árvores de folha caduca. 


Clima em Berlim – tempo na primavera, verão, outono e inverno
Artigo: Clima em Berlim – tempo na primavera, verão, outono e inverno
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar