Clima na Madeira – tempo em Funchal na primavera, verão, outono e inverno

O clima ameno durante o ano todo é um dos elementos-chave do sucesso de Madeira como um destino turístico. Situado no Oceano Atlântico, a cerca de 1000 km de Lisboa (a distância de 1.5h de voo), o arquipélago da Madeira recebe cerca de um milhão de visitantes anualmente.

Aluguer de carros Madeira – compare ofertas rent a car no Aeroporto de Funchal

O arquipélago é composto por duas ilhas grandes, a ilha da Madeira e a ilha de Porto Santo, assim como pelas diversas ilhas pequenas e ilhéus desabitados.

O clima da Madeira é influenciado fortemente pelo Anticiclone dos Açores, conhecido também como o Anticiclone do Atlântico Norte. Este centro de altas pressões atmosféricas é responsável pelas temperaturas constantes e invulgarmente altas para esta latitude, registadas no arquipélago.

No inverno, as temperaturas médias durante o dia mantêm-se ao nível de 16°C, enquanto no verão raramente ultrapassam os confortáveis 25°C. As ondas de calor, típicas de Portugal continental, são raras no arquipélago.

Uma boa exposição solar, acompanhada de alta humidade favorecem o desenvolvimento da vegetação. As colinas da montanhosa ilha da Madeira são cobertas pelas florestas verdejantes durante o ano todo. Durante vários meses poderá admirar na ilha cores garridas das flores tropicais, pelas quais Madeira é conhecida mundialmente e que encontram no microclima local condições ideais.

Há que ter em conta de que o tempo na Madeira pode variar consideravelmente em função da localização na ilha. A sua parte norte é habitualmente mais fresca, apresentando o risco mais elevado de precipitação. A parte sul, onde se situa a capital do arquipélago, Funchal, recebe mais sol, pelo que regista tempo mais quente e com menos chuva.

Saiba que tempo pode esperar na Madeira durante as diferentes épocas do ano.

Madeira na primavera
O carácter ameno do clima da ilha da Madeira  faz com que a passagem de inverno para a primavera seja quase imperceptível. Depois de um inverno relativamente quente, as temperaturas sobem até 16-17°C em março e abril. A chegada da primavera é anunciada pelos dias cada vez mais compridos e as flores que vão enchendo as ilha de cores e o ar de fragrâncias. Geralmente, só em finais de maio as temperaturas na Madeira atingem o nível de 20°C.

Na primavera tem lugar um dos eventos mais importantes da Madeira, a anula Festa da Flor.

A probabilidade de chuva diminui consideravelmente a partir de meados de março. Em maio poderá espera cerca de 3 dias de chuva por mês.

A temperaturas das águas do mar – cerca de 17°C em março – não permite banhos confortáveis. Deverá esperar até finais de maio para aproveitar a praia na ilha.

Verão na Madeira
Durante os meses de verão as temperaturas na Madeira mantêm-se entre 23 i 25°C e somente nas raras ocasiões ultrapassam o marco dos 30°C. Infelizmente, as temperaturas elevadas na Madeira são frequentemente acompanhadas pelos incêndios de dimensões variáveis, que se fizeram sentir na ilha especialmente durante a última década.

Chuva em Funchal é praticamente inexistente em julho e agosto. Durante estes meses pode esperar 8-9 horas de sol por dia e as temperaturas de água ao nível de 22-23°C.

O verão é a melhor época para as férias de praia na Madeira. Para evitar desilusão, no entanto, lembre-se que as praias da ilha – pequenas e cobertas de pedras – ficam muito aquém das praias de Portugal continental, ou até da ilha vizinha de Porto Santo.

Madeira – férias no outono
O tempo de verão estende-se na Madeira até finais de setembro. Os primeiros sinais de outono fazem-se sentir somente em outubro. As temperaturas baixam ligeiramente, no entanto raramente abaixo dos 20°C. Com as águas do mar inda quentes (o que na Madeira significa serva de 19-20°C), o outono é uma óptima altura para férias fora da época alta; sem multidões e a preços um pouco mais acessíveis. A partir da segunda metade de outubro, no entanto, deve contar com uma maior probabilidade de chuva.

Se optar por explorar a ilha, principalmente a sua costa norte e o interior montanhoso, prepare-se para as temperaturas consideravelmente mais baixas que em solarengo Funchal. Os próprios madeirenses costumam dizer que na ilha pode-se sentir as quatro estações num dia ao deslocar-se entre os diferentes pontos de ilha. A temperatura no interior pode ser até 10 graus mais baixa que em Funchal; o tempo pode mudar subitamente. Uma camada e roupa adicional, de preferência resistente a chuva, é recomendável em qualquer excursão pela ilha.

Inverno na Madeira – espere chuva
A chuva abundante, a principal desvantagem de férias de inverno na Madeira não parece desencorajar milhares de turistas que preferem o arquipélago português a, por exemplo, muito mais quentes Ilhas Canárias.

Entre novembro e fevereiro deve esperar cerca de 8-9 dias de chuva por mês em Funchal. Nas regiões mais elevadas chove com maior frequência. Neve não é um acontecimento inédito na Madeira. As maiores montanhas da ilha, os picos Ruivo, das Torres e de Areeiro - cobertos de neve podem ser avistados durante o inverno na Madeira.

A altura entre o Natal e o Ano Novo é o segundo pico da época alta na Madeira. A ilha é conhecida pelas sumptuosas celebrações da Passagem do Ano e, em particular, o impressionante espectáculo do fogo de artifício.

Veja a previsão de tempo para Funchal actualizada.


Clima na Madeira – tempo em Funchal na primavera, verão, outono e inverno
Artigo: Clima na Madeira – tempo em Funchal na primavera, verão, outono e inverno
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar