Conduzir na Ilha da Madeira - explorar a Madeira de carro

Devido ao terreno montanhoso e estradas antigas, a ziguezaguearem por entre a floresta densa, a ilha da Madeira durante muito tempo gozou de fama de ser um destino só para condutores experientes.

Madeira estrada da Magdaena do Mar
A estrada antiga da Magdalena do Mar – a beleza crua da ilha da Madeira.

Felizmente, a maior parte das estradas vertiginosas, que outrora eram a única forma de se movimentar pela ilha, passaram a ser opcionais devido a uma rede de tuneis que atravessam as montanhas tornando os percursos infinitamente mais fáceis e mais curtos.

Madeira tunel

A condução na Madeira hoje em dia não exige nenhumas habilidades especiais. Comprova-o a proliferação de serviços rent a car pela ilha, assim como as frotas das empresas de aluguer, em grande parte compostas pelos carros citadinos e económicos, muito à semelhança de qualquer ouro destino de férias popular.

Ford Fiesta
Um carro económico, como o Ford Fiesta acima, é uma opção popular de aluguer de carro na Madeira.

Aluguer de carros no Aeroporto de Funchal – compare ofertas rent a car Madeira

A maior parte das atrações da Madeira é facilmente acessível de carro. Enquanto a capital, Funchal , seja mais fácil de visitar a pé, precisará menos de uma hora para chegar de carro aos principais pontos turísticos da ilha, entre eles:

  • O Cabo Girão e a pitoresca vila da Câmara de Lobos – cerca de 10 minutos de carro (9 km) de Funchal
  • Caniçal e a Ponta de São Lourenço, a península selvagem no extremo leste da ilha – cerca de meia hora de carro (30 km) de Funchal
  • Curral das Freiras, uma pequena aldeia construída na encosta da montanha no interior da ilha. Até 1959 – a data da construção da primeira estrada de acesso, a aldeia permaneceu completamente isolada – cerca de 20 minutos de carro (12 km) de Funchal
  • A vila de Porto Moniz no noroeste da ilha, famosa pelas suas piscinas naturais

Deixe-se encantar pela Ilha da Madeira; veja o filme promocional de Visit Portugal:

Um meio de transporte próprio ser-lhe-á útil também se é adepto de caminhadas. Muitos dos trilhos pedestres da Madeira têm início nos lugares remotos. Não perca os percursos do Pico de Arieiro e Pico Ruivo ou os passeios ao longo das famosas levadas madeirenses.

Saiba mais sobre o que ver na Madeira no site oficial de turismo na ilha, VisitMadeira.pt.

Os melhores roteiros de estrada na Madeira
Quer opte pelas viagens ‘simples’, pelas estradas principais e tuneis, quer seja mais aventureiro e escolha as estradas antigas da Madeira, a ilha tem muito a oferecer.

Entre os roteiros para uma road trip na Madeira mais populares estão:

Ribeira Brava – Encumeada (ER 104/ ER 228)
Este percurso que atravessa a ilha, ligando as costas norte e sul desenvolve-se ao longo do Vale da Encumeada. Proporciona paisagens magnificas das encostas verdes e os terrenos de cultivo de vinha em socalcos. O Miradouro de Encumeada e no Pico do Galo para umas vistas panorâmicas. Esta estrada permite sempre a circulação nos dois sentidos.

Madeira estrada de Encumeada
Conduzir nas nuvens – a estrada de Encumeada.

Ponta Delgada – Seixal – Porto Moniz (ER 101)
Fique suspenso entre o mar e a terra nesta estrada que percorre a costa norte da Ilha da Madeira.  A caminho das piscinas naturais  de Porto Moniz terá a oportunidade de apreciar também várias fontes e cascatas que jorram das encostas escorrendo para o mar.

Mini descapotavel
Um descapotável é uma forma muito agravável de viajar na Madeira. Prepare-se no entanto, para descida de temperaturas e bastante humidade nas zonas de maior elevação.

Ao percorrer a estrada ER 101 terá a possibilidade de escolher entre um percurso mais novo e moderno e o percurso original. A ‘ER 101 Antiga’, porque assim é sinalizada esta estrada construída após a Segunda Guerra Mundial, é bastante exigente e requer muita atenção, sendo extremamente estreita e sinuosa. Nas épocas de chuva e cheias pode ficar intransitável. Apresenta também algum perigo de queda das rochas.

Madeira ER101

O portal Dangerousroads.org  classificou a ER 101 antiga como uma das estradas ‘mais espectaculares’ do mundo.

Faial – Ribeiro Frio – Poiso (ER 103)
E estrada que liga Faial ao Monte do Funchal através duas reservas naturais: o Parque Ecológico do Funchal e o Parque Natural do Ribeiro Frio, garantindo paisagens verdejantes a uma grande parte do percurso. Aproveite para fazer uma paragem no miradouro da Vereda dos Balcões:

Vereda dos Balcões

O passeio pela estrada da Ponta Delgada, na costa norte da Madeira:

Os cuidados a ter a conduzir na Madeira
Em poucos outros lugares em Portugal o conselho de respeitar os limites de velocidades pareça mais pertinente.

Os limites tomam em consideração as condições das estradas, muitas vezes estreitas e ziguezagueantes, e a inclinação do terreno. Mesmo que um limite de 30 km/h lhe pareça exageradamente baixo, lembre-se de que possa estar perante uma descida muito íngreme e de piso escorregadio ou a iniciar a passagem por uma sucessão de curvas apertadas.

Na Madeira, como em Portugal continental, caso não exista outra indicação, os limites de velocidade são de 50 km/h dentro das localidades e 90 km/h fora das localidades.

Habitue-se a travar com o motor (através de caixa de velocidades), principalmente se conduzir no piso molhado. Nem todas as estradas na Madeira são alcatroadas; a calçada nas estradas mais antigas facilmente fica escorregadia com chuva ou a água das cascatas e nascentes que abundam na ilha.

Não se deixe apanhar de surpresa quando ao conduzir por uma estrada na encosta da montanha, de repente sentir água a cair em cima do carro. Abrande, ligue o limpa pára-brisas e siga o seu caminho.

Se se deixar seduzir pela famosa poncha da Madeira, opte por apanhar um táxi. O limite de álcool no sangue é, como no resto do território português, de 0.5 g/l.

As empresas de rent a car na Madeira dispõem de uma vasta selecção de viaturas. Escolha um SUV para maximizar a sua experiência de condução na ilha.

Um carro com o motor a diesel será mais eficaz nas subidas íngremes.

Nissan Juke
Um Nissan Juke, na frota de Madeira Rent, entre outras empresas de aluguer de viaturas na Madeira.

Actualize o seu GPS ou reserve um carro de aluguer com o sistema de navegação por satélite, se não conhece bem a ilha. As direcções claras ajudá-lo-ão a evitar distracções desnecessárias durante os percursos sinuosos nas estradas madeirenses.


Conduzir na Ilha da Madeira - explorar a Madeira de carro
Artigo: Conduzir na Ilha da Madeira - explorar a Madeira de carro
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar