As escapadelas de inverno – a procura de sol na Europa

Embora Portugal é considerado um dos países com o melhor clima no Velho Continente, o inverno também se faz sentir pela terra ‘à beira mar plantada’. 

Para uns, os dias curtos e o frio, cujo efeito ainda é ampliado pela umidade do Atlântico, e períodos de chuva são um convite para ficar em casa, à lareira. Outros, no entanto, preferem aproveitar a época baixa, para viajar sem gastar muito.

Ilha do Sal
Praia, sol e calor é o sonho de muitos nos meses do tempo agreste. Acima, a Ilha do Sal no Cabo Verde, um dos destinos de praia no inverno preferidos dos Portugueses, à distância de 4 horas de voo.

City breaks, ou seja, escapadelas citadinas, são uma boa alternativa, para quem não se importa com o frio. Os verdadeiros tesouros culturais escondem-se nas metrópoles europeias como Viena, Milão, Cracóvia ou Praga, todas elas bem servidas de ligações directas de Lisboa.

Se no entanto, necessita de uma pouco de sol para recarregar as baterias, e uma viagem para as Caraíbas ou para a Tailândia não está dentro do seu orçamento, deixamos abaixo algumas sugestões para umas mini-férias em janeiro ou fevereiro.

Ilhas Canárias – sol durante o ano todo
A proximidade da costa africana garante um clima ameno e temperaturas agradáveis durante o ano todo.

Tenerife praia 
O sol de inverno em Tenerife.

A temperatura média em janeiro e fevereiro na ilha de Tenerife, por exemplo, ronda os 17 graus Celsius, sendo que facilmente sobe ao 20°C quando o sol está mais alto, pelo que poderá estar confortavelmente na praia, esplanada ou praticar qualquer desporto ao ar livre. É verdade, não se trata de um paraíso tropical, e terá que estar sempre preparado para uma descida de temperaturas ao fim do dia e durante a noite que requer camadas de roupa adicionais, no entanto 6 a 8 horas de sol por dia, com a possibilidade de chuva muito reduzida, podem ser exactamente no que necessita para recuperar do blues de inverno português.

A oferta de voos directos de Portugal para as Ilhas Canárias não é ainda muito desenvolvida, tendo Tenerife e Gran Canaria como os principais destinos, se quiser, no entanto, deslocar-se para Madrid, terá à sua disposição diversas opções de ligação.

Aluguer de carros no Aeroporto de Tenerife Sul – compare preços e reserve online

Costa Tropical – clima ameno perto de casa
Um tempo muito semelhante faz-se sentir no inverno na Costa Tropical, o seja o fragmento da costa espanhola pertencente ao distrito de Granada. Embora a designação ‘tropical’ possa parecer um pouco exagerada, mesmo nos meses mais frios poderá contar aqui com várias horas de sol.

Aninhada entre o Mediterrâneo e a Serra Nevada, a Costa Tropical oferece belas praias e várias localidades pitorescas, entre elas Almuñecar, Motril, Solabrena ou Castell de Ferro.

Castelo de Almunecar
A riqueza histórica da costa de Granada; acima o castelo de San Miguel em Almuñecar.

Para além da natureza num estado menos alterado do que na vizinha e muito mais popular Costa del Sol, encontrará na Costa Tropical património histórico e cultural com vários e bem preservados monumentos fenícios, romanos e mouriscos.

Aluguer de carros Costa del Sol – compare ofertas rent a car Málaga

Costa Tropica está a distância de cerca de 7 horas de carro de Lisboa e somente 5, para quem parte de Faro. A caminho poderá também fazer uma paragem em Málaga, considerada uma das cidades europeias mais quentes na época do inverno.

Marraquexe no inverno – explore África sem transpirar
Se procura um pouco da exoticidade africana, mas sem o calor insuportável, considere visitar Marraquexe, a quarta maior cidade de Marrocos.

Arquitetura de Marrocos
Descubra a arquitectura árabe – viaje a Marrocos.

A localização no sopé das Montanhas de Atlas faz com que as temperaturas do inverno em Marraquexe sejam talvez um pouco mais baixas do que se podia esperar, tendo em conta a proximidade do Saara. Poderá, no entanto, contar com as temperaturas altas durante o dia na ordem de 19-21 graus em janeiro e fevereiro – ou seja perfeitas para confortavelmente visitar as maravilhas desta excitante cidade, sem o calor opressor que se ente aqui nos meses do verão.

Ao visitar Marrocos no inverno evitará também as multidões turísticas, podendo beneficiar dos preços extremamente apelativos de alojamento.

Alugar viaturas no Aeroporto de Marraquexe – reserva online

Voos directos de Portugal para Marraquexe encontram-se na oferta da TAP, de Lisboa e Ryanair, do Porto.

Leia também:



As escapadelas de inverno – a procura de sol na Europa
Artigo: As escapadelas de inverno – a procura de sol na Europa
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar