Dubai – dicas de viagem

A popularidade de Dubai, a maior cidade do Emirados Árabes Unidos e, ao mesmo tempo, um emirado em si, tem vindo a aumentar, também entre os turistas portugueses.

A exótica, no entanto cada vez mais acessível cidade de Dubai atrai principalmente pela sua riqueza, provinda a extracção do crude. O dinheiro de petróleo financia a exuberante e ultra moderna arquitectura de Dubai; as luxuosas infraestruturas criadas por homem compensam onde as condições naturais não são, de tudo, generosas.

Apelidada da Cidade de Superlativos, Dubai orgulha-se dos seus arranha-céus mais altos do mundo, dos maiores centros comerciais, dos hotéis mais caros e com mais estrelas, etc.

Todas estas estruturas são relativamente, novas, já que o maior crescimento de Dubai deu-se nas últimas duas década. Visto que a cidade foi escolhida para hospedar a EXPO 2020, é e esperar que muitas novas estruturas serão ainda adicionadas à paisagem urbana de Dubai.

Deixe-se deslumbrar pelos construções únicas como as ilhas artificiais em forma de plameira, maior prédio do mundo Burj Khalifa ou os centros comerciais que para além de centenas de lojas, contêm também pistas de gelo e aquários gigantes.

Abaixo apresentamos algumas dicas que possam facilitar a sua visita a Dubai.

Aventure-se – Dubai fora dos circuitos habituais
Embora o boom turístico que Dubai tem vivido tem a ver com o rápido desenvolvimento da cidade na última década, nomeadamente da sua arquitectura ultra moderna, trata-se de um local com um rica história e um património cultural interessante e diversificado. A oferta turística de Dubai vai muito para além dos arranha-céus e dos centros comerciais.

A esmagadora maioria dos turistas tende a ficar nas áreas mais modernas (e também mais caras) de Dubai, como o Jumeirah, Dubai Downtown e marina ou Jebel Ali. Vale a ena, no entanto, explorar outros distritos da cidade. Existem aqui vários bairros que, embora menos sofisticados, provam ser extremamente interessantes do ponto de vista da diversidade cultural de Dubai, derivante de muitas comunidades emigrantes que nesta cidade se instalaram.

Com o fluxo crescente de turistas, também estes bairros de Dubai ‘domesticaram’ a indústria de viagem, perdendo o rótulo de destinos somente para os mais aventureiros.

Não deixe de visitar a zona de Bur Dubai, o centro histórico de Dubai para-se familiarizar com a verdadeira alma, multifacetada e multicultural da cidade.

Os bairros Satwa e Karama, também conhecidos como a Pequena Índia ou a Pequena Manila devido à presença de emigrantes indianos e filipinos é uma excelente alternativa aos centros comerciais e hotéis de 5 ou mais estrelas  para um passeio à tarde, uma prova de gastronomia diferente ou as compras de artesanato original e a preços acessíveis.

Experimente a street food e explore os mercados locais, os chamados souks onde poderá comprar especiarias, perfumes, tecidos, bijutaria de ouro e artesanato.

Respeite os costumes locais e, se possível e o fizer sentir mais à vontade, faça-se acompanhado de um guia local.

O que vestir em Dubai?
Apesar de ser um país islâmico que segue a lei sharia, Dubai acomoda os turistas ocidentais, e especialmente as turistas, no que diz respeito a forma de vestir. As mulheres podem usar bikinis na praia; também são permitidas saias, calções e camisas de manga curta nos sítios públicos. Não precisa de tapar o cabelo.

As mulheres devem, no entanto, ter algum cuidado em não usar roupas demasiado reveladoras, saias muito curtas e decotes muito grandes, especialmente quando se afastam das zonas mais turísticas.

É recomendável trazer sempre junto um lenço ou um encharpe para cobrir os ombros nas situações em que achar que a sua roupa possa não estar adequada. Há também u aspecto prático de dispor sempre de uma camada ‘extra’: praticamente todos os espaços modernos fechados em Dubai beneficiam de ar condicionado. É muito provável que ache os centros comerciais frios, em comparação às temperaturas do exterior.

As mulheres devem cobrir os braços, as pernas e as cabeças a entrar numa mesquita.

Não existem restrições de traje a ser usado por homens nos sítios públicos, excepto novamente, as mesquitas, onde não podem entrar de calções ou chinelos.

Respeite as normas sociais
Para além de exigências em relação à forma de vestir, deve também estar atento ao facto de que as demonstrações públicas de afecto são mal vistas em Dubai.

Veja uma das placas informativas colocadas no centro comercial Mall of the Emirates:

Dubai normas sociais

O gesto tão simples como segurar mão com o namorado/a namorada pode ser considerado ofensivo pelos locais. Um beijo apaixonado em público pode levar a uma multa ou até prisão.

Álcool em Dubai
Ao contrário da opinião popular de que álcool é incompatível com o islão, as bebidas alcoólicas são bastante acessíveis em Dubai. Poderá encontra-las nos bares, restaurantes e complexos hoteleiros, mas é somente nestes locais que podem ser consumidas. O consumo de álcool nos locais públicos e não licenciados para este efeito é proibido.

É possível comprar álcool nas lojas especializadas, no entanto a venda requer uma licença especial.

Ao consumir álcool em Dubai, não exagere nas quantidades. A cultura local é muito pouco tolerante em relação à embriaguez e cambalear nos locais públicos será considerado ofensivo, podendo levar à intervenção das autoridades.

Quando visitar Dubai? – fuja ao calor
O emirado situa-se na zona do clima seco de deserto, caracterizado pelas temperaturas muito elevadas.

Devido ao calor extremo, frequentemente a rondar os 50°C, evite viajar para Dubai entre abril e outubro.

Saiba mais sobre o clima de Dubai.

Os meses entre março e novembro trazem temperaturas na ordem de 25-35°C, sendo janeiro o mês mais frio, com uma média de 25 °C.

Mantenha-se hidratado em Dubai e sempre que possível evite a exposição solar. Durante os passeios no deserto, a atração turística muito popular nos Emirados, não esqueça o protector solar e um chapéu.

Importante: O clima de deserto regista amplitudes diárias de temperaturas muito grandes. Frequentemente a temperatura a noite é 10 ou 15 °C mais baixa que durante o dia, pelo que quase sempre vai necessitar de uma camada de roupa adicional.

Há um fim de semana em Dubai?
Sexta-feira é tradicionalmente o dia livre em Dubai. Nas escolas, universidades, instituições governamentais, assim como nas grandes corporações que empregam estrangeiros, o fim de semana estende-se também para o Sábado.


Dubai – dicas de viagem
Artigo: Dubai – dicas de viagem
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar