Eventos na Madeira – Agenda cultural da Ilha da Madeira

À uma longa lista das atrações turísticas na Madeira juntam-se também diversos eventos culturais e desportivos organizados na ilha com regularidade.

Aluguer de carros no Aeroporto de Funchal

Quer de carácter religioso ou profano, podem ajudar a enriquecer a visita na ilha dando a conhecer melhor o folclore e as tradições madeirenses.

Festa da Flor
A Festa da Flor é a celebração mais emblemática da Madeira.

Abaixo apresentamos a lista dos eventos mais importantes a ter lugar na Madeira ao longo do ano. 

JANEIRO

Cantar os Reis. A tradição manda que na décima segunda noite depois do Natal os madeirenses reúnam-se para tocar e cantar músicas tradicionais, andando de porta em porta. Para além de grupos folclóricos que cumprem a tradição, a noite é marcada ainda pelos concerto ao ar livre organizados em vários pontos da Madeira.

Cantar os Reis

Festas de Santo Amaro. Celebradas entre os dias 11 e 15 de janeiro as Festas de Santo Amaro são a despedida dos madeirenses do Natal. As famílias e amigos juntam-se para arrumar as decorações natalícias e desmontar os presépios e para ‘acabar’ com o que sobrou da comida preparada para esta quadra festiva. Santo Amaro é o santo padroeiro de Santa Cruz. O município marca este dia com uma festa religiosa.

Maratona de Funchal. Organizada noz primeiros meses do ano, a corrida de 42 km na Madeira (assim como os seus eventos acompanhantes) está a ganhar cada vez mais reconhecimento entre os atletas não só portugueses mas também estrangeiros. Encontre mais informação na página oficial do evento

FEVEREIRO

Carnaval da Madeira. O Carnaval madeirense está entre os maiores da Europa. Os dias entre sábado e sexta-feira gorda são preenchidos pelos cortejos, desfiles das escolas de samba e diversão generalizada. As festividades do Carnaval na Madeira são precedidas pela Festa dos Compadres, realizada em Santana, no nordeste da ilha. O cortejo alegórico que atravessa a vila lança um olhar satírico sobre a vida política e social.

Festival do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira. Organizado de dois em dois anos é uma amostra de tapeçarias, bordados, folclore e gastronomia madeirense.

MARÇO

Festa da Anona. A fruta muito cultivada na região, a anona, é a protagonista do festival que anualmente tem lugar em Faial. Venha experimentar a anona em gelados, batidos, pudins e licores, num ambiente animado, com musica ao vivo, concursos e actividades para as crianças.

Porto Santo Nature Trail.Os atletas podem por à prova a sua condição física numa corrida pela ilha de Porto Santo. O percurso principal é de 42 km (maratona). Existem porém também as provas de 21 km, de 9 km e ainda uma destinada às crianças, a Kids Trail do Porto Santo.

ABRIL

Festa do Limão. A Ilha da Madeira produz mais de 350 toneladas de limão por ano. Uma grande parte desta produção concentra-se na freguesia da Ilha, em Santana. Aqui também ´tem lugar o festival anual dedicado a limão e as iguarias cujas receitas utilizam este fruto. A Festa e Limão, para além de gastronomia, foca-se também no folclore da zona.

Madeira Island Ultra Trail. Uma prova para os mais resistentes, a MIUT consiste numa corrida de 115 km, realizada num terreno montanhoso e, parcialmente, durante a noite. É um evento de reconhecimento internacional. Encontre mais informação sobre Madeira Island Ultra Trail

MAIO

Festa da Flor. O evento mais importante da Ilha da Madeira tem lugar duas semanas depois da Páscoa. Dedica-se inteiramente a uma dos produtos mais reconhecidos da ilha – as flores. Todos os anos milhares de turistas, portugueses e estrangeiros visitam a ilha para participar nas festividades que visam flores em vários contextos. Venha admirar os cortejos e desfiles de carros alegóricos, as decorações florais e actuações de grupos folclóricos.

Leia também: Conduzir na Ilha da Madeira - explorar a Madeira de carro.

Festa da Cebola. Embora pouco atraente e ridicularizada pelo cheiro forte, a cebola é um ingrediente-base da uma grande parte de pratos da gastronomia portuguesa e como tal, tem direito a sua própria festa. Organizada no Caniço, a Festa da Cebola é um evento que reúne gastronomia, mostras dos produtores, diversão e folclore.

Festas da Sé. As celebrações das Festas da Sé em Funchal desenvolvem-se nos bairros junto à Sé que para esta ocasião enfeitam-se com as cores garridas para receber o arraial tradicional português.

Festas da Se

JUNHO

Santos Populares. Os santos padroeiros – o Santo António, o São Pedro e o São João – recebem tanta atenção no arquipélago da Madeira, como no continente. As celebrações dos Santos Populares na Madeira são animadas, alegres e desenvolvem-se ao ritmo da música e com uma boa comida a acompanhar. Os desfiles e festas acompanhantes enchem as ruas de Funchal e outras localidades maiores na ilha.

Festa da Cereja. A Câmara dos Lobos presta homenagem a um dos frutos mais deliciosos produzidos na ilha através de uma festa animada e… deliciosa.

Festival do Atlântico. O início da época do verão na Madeira é marcado pelo Festival do Atlântico, uma iniciativa que engloba várias actividades, entre elas as competições de fogo de artifício, um festival de música e uma feira regional de pão.

Volta à Madeira Classic Rally. Um evento para os amantes de carros antigos. Os automóveis clássicos poderão ser admirados em vários locais na ilha, desde Funchal a Machico, Santana e Câmara de Lobos.

JULHO

Dia da Madeira. Dia 1 de julho comemora a autonomia do arquipélago através de várias cerimonias oficiais, assim como festas privadas.

Funchal Jazz Festival. Um evento de reconhecimento internacional, traz à Madeira músicos de todos o mundo. Realiza-se no Parque de Santa Catarina, com um panorama único de baía de Funchal. Saiba mais sobre Funchal Jazz Festival.

Madeira Island Open. Uma parte do PGA European Tour, o torneio de golf decorre nos campos da ilha da Madeira, assim como no Porto Santo.

NOS Summer Opening Madeira.Patrocinado pela operadora, o festival marca a chegada de verão na ilha. O line-up inclui artistas de funk, soul, reggae e hip-hop. Saiba mais na página oficial do evento.

Mostra Regional da Banana. A banana não podia faltar entre as festividades dedicadas à produção local, da qual os madeirenses tanto se orgulham. A exposição de fruta tem lugar em Madalena do Mar onde existem várias plantações de banana.

AGOSTO

Arraial do Monte. Uma das festas religiosas mais importantes da Madeira realiza-se na Igreja da Nossa Senhora do Monte. Após uma procissão solene, os fieis juntam-se numa festa com música ao vivo, danças e comida tradicional da zona.

Rali Vinho da Madeira. Um dos eventos mais importantes do Campeonato Europeu de Rallies da Federação Internacional de Automóvel. O percurso exigente dos terrenos montanhosos da ilha da Madeira põe à prova as habilidades dos pilotos portugueses e internacionais.

Festival Nacional e Internacional de Folclore. Realizado na Vila de Ponta do Sol, o festival conta com a participação de grupos folclóricos portugueses e estrangeiros.

Festas de São Vicente. Decorrem na pitoresca vila de São Vicente, situada na costa norte da ilha. Incluem concertos, espectáculos folclóricos e muita animação para todas as idades.

SANTAcurtas. O festival de curtas metragens realizado no anfiteatro da Quinta do Revoredo em Santa Cruz.

Festa do Vinho da Madeira. Decorre nos finais de agosto e no início de Setembro sendo uma das atrações turísticas mais importantes da ilha. Foca-se na tradição secular de vinicultura madeirense. Inclui provas de vinho, a apanha da uva e a muito popular entre os turistas pisa da uva. É acompanhada pelas exibições folclóricas, espectáculos de luz e danças.

SETEMBRO

Festa da Uva e do Agricultor. A vinha continua a ser protagonista das celebrações madeirenses em setembor, desta vez na Vila da Porta da Cruz onde a tradição de produção de vinho e o folclore se unem numa festa alegre e colorida.

Festa da Nossa Senhora da Piedade. Uma de várias festas religiosas na Madeira, passou a realizar-se na vila de Caniçal como a manifestação de gratidão a Nossa Senhora pela protecção que estende sobre os pescadores. Consiste em parte religiosa, com uma missa e uma procissão seguida e um arraial.

International Squash Open. Este torneio internacional de squash tem lugar no Hotel Golasol no Caniço do Baixo.

Madeira Uphill 2000. Mais um dos eventos de corrida que aproveitam as condições exigentes e os cenários de beleza única que a ilha proporciona. Incluíndo no percurso de 21 km a subida ao Pico de Areeiro, esta meia maratona é considerada uma das mais difíceis da Europa.

OUTUBRO

Festa da Maça. Realiza-se em Camacha e inclui, tal como no caso de outros frutos ‘celebrados’ na Madeira, mostras de produção, assim como provas de gastronomia que utiliza maça, na qual se inclui sidra.

Madeira Nature Festival. Um dos festivais mais novos na Madeira. Promove o turismo de natureza e as actividades que propiciam um contacto mais direto com o meio-ambiente.

NOVEMBRO

Festa da Castanha. Se é apreciador de castanhas, não perca a Festa da Castanha que se realiza no Curral das Freiras.

Essência do Vinho. Finda a época das vindimas, o vinho não fica esquecido na Madeira. Os vinicultores voltam a reunir-se para exibir os seus produtos. A mostra vinícola da região conta também com a participação de chefs mais reconhecidos e sessões de show cooking. Encontre os pormenores do programa da Essência do Vinho.

Festival Internacional de Cinema do Funchal. Um festival de cinema independente que aproxima o público da Madeira a cinematografia internacional.

DEZEMBRO

Noite do Mercado. As compras da última da hora, convívio e as músicas natalícias enchem o centro da capital madeirense na noite de 23 de dezembro.

Corrida de São Silvestre. Correr tem vindo uma actividade cada vez mais popular na ilha. Simultaneamente com as provas novas que tem vindo a surgir na Madeira, coexiste uma das corridas mais antigas, a de São Silvestre. A Volta ao Funchal, porque é este o outro nome da Corrida de São Silvestre, realiza-se a 28 de dezembro, desde 1958, sendo uma dos eventos deste tipo mais antigos da Europa.

Fogo de artifício do Ano Novo. Funchal é conhecido por pelo espectáculo pirotécnico que atrai à ilha multidões de turistas de todo o mundo.

Encontre mais informação sobre o turismo na Madeira no www.visitmadeira.pt.


Eventos na Madeira – Agenda cultural da Ilha da Madeira
Artigo: Eventos na Madeira – Agenda cultural da Ilha da Madeira
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar