Férias de inverno nas Ilhas Canárias – Natal e Fim de Ano em Tenerife, Grã Canária ou Fuerteventura

Embora a época do Natal seja, tradicionalmente, considerada tempo de família e passada com os familiares e amigos, cada vez mais pessoas optam por tirar férias nesta altura do ano. É especialmente o caso de famílias com filhos na idade escolar, que aproveitam a interrupção nas actividades lectivas ou então ainda, das pessoas que procuram o calor e o sol de um clima mais ameno para fugir aos desafios do inverno português.

Tenerife no inverno

Até no inverno as Ilhas Canárias oferecem várias horas de sol.

Dada a proximidade e a disponibilidade de ligações directas, o arquipélago espanhol das Ilhas Canárias é um dos destinos de sol no inverno mais populares entre os portugueses.

Somente duas horas e meia separam Lisboa de Tenerife, a porta principal de entrada para o arquipélago.

Ilhas Canárias – tempo no inverno
A localização geográfica das Ilhas Canárias, assim como a influência das correntes marítimas garantem um clima ameno, de temperaturas moderadas durante todo o ano. No verão o calor sentido nas ilhas muito raramente chega a ser desconfortável e no inverno, as temperaturas durante o dia mantêm-se nos 20°C, descendo ocasionalmente até aos 18-19°C.

As ilhas mais a leste do arquipélago, portanto mais próximas da costa de África, como Lazarote ou Fuerteventura, registam temperaturas ligeiramente mais altas do que as ilhas mais ocidentais, embora as diferenças não sejam significantes.

Poderá sentir, no entanto, bastantes variações ao nível de cada ilha, em função da localização. As costas sul, expostas à actuação de massas de ar quente vindas do continente africano, têm, geralmente, as temperaturas mais elevadas do que as costas norte – mais frescas devido aos ventos fortes e frios sentidos sob o norte do Atlântico.

As Ilhas Canárias, formadas por actividade vulcânica, têm, habitualmente, uma elevação na sua parte central. É no interior e, principalmente, nas suas partes de maior altitude, que a temperatura pode ser consideravelmente mais baixa do que na costa. O contraste entre o pico do vulcão Teide coberto de neve e a costa solarenga e quente de Tenerife é o melhor exemplo de falta de uniformidade do clima no território de cada ilha.

Tenerife com neve

A cobertura de neve no vulcão Teide é suficiente para prática de desportos de inverno: ski e snowboarding.

De forma geral, durante todo o inverno poderá esperar nas Ilhas Canárias o tempo primaveril, com os períodos mais quentes que, com alguma sorte, até permitam fazer praia confortavelmente.

A temperatura média das águas no inverno é de 19°C.

O inverno nas Ilhas Canárias é o período de chuva. O maior volume de precipitação é registado em dezembro, no entanto, até nessa altura chove somente durante 4 dias (em média) por mês. Em dezembro, janeiro e fevereiro, poderá contar com 6 horas de sol por dia.

Leia também: Clima de Grã Canária

Tradições natalícias nas Ilhas Canárias
As celebrações do Natal nas Ilhas Canárias não são muito diferentes das da Espanha continental.

As variações locais manifestam-se principalmente nos pratos tradicionais consumidos nesta época festiva. A abundância do peixe e marisco frescos faz com que estes dominem a ementa do Natal. Tal como no resto da Espanha, o turrón  - com avelãs, amêndoas e chocolate, é o doce mais importante.

Tenerife, Grã Canária, Lanzarote e outras das Ilhas Canárias cobrem-se de decorações já no início de dezembro, co iluminações do Natal presentes nos centros de praticamente todas as localidades.

Gran Canaria decorações natalícias

As palmeiras ‘natalícias’ em Grã Canária.

Um elemento característico do período natalício nas Ilhas Canárias são os presépios, na Espanha conhecidos como belen. Podem ser encontrados em todas, até as mais pequenas localidades do arquipélago e assumem várias formas, desde muito simples, até aos arranjos muito elaborados que incluem animais vivos e, às vezes, até as pessoas a assumirem o papel de personagens bíblicas.

O presépio esculpido na areia em Grã Canária.

O clima ameno da Ilhas Canárias convida às actividades ao ar livre. Durante as semanas que precedem o Natal, têm lugar em vários pontos do arquipélago mercados natalícios, concertos de canções de Natal, feiras e outros eventos em que participam tanto os locais, como os turistas.

As ceia de Natal dá início às celebrações da quadra. Embora o arquipélago é extremamente tourist-friendly durante a época de Natal, deverá esperar que na noite de 24 de dezembro, os restaurantes e as lojas estarão fechados. A maioria dos hotéis e resorts de férias oferece aos seus convidados um programa especial para os dias 24 e 25 de dezembro. Se optar pelo alojamento local ou aluguer aos particulares durante as suas férias de Natal na Ilhas Canárias, a não ser que tenha uma reserva confirmada num dos poucos restaurantes abertos no dia 24, tal como em casa, faça as suas compras com antecedência e opte por festejar na sua casa de férias.

A vida regressa ao ‘normal’, embora com um toque festivo, já no dia 25, quando os restaurantes, bares e cafés voltam ao funcionamento e as ruas e passeios marítimos enchem-se de pessoas a descansarem dos excessos de mesa da noite anterior.

As festividades da passagem do Ano não são, de tudo, diferentes das restantes partes da Europa. Os hotéis grandes oferecem jantares de gala e, para quem prefere um ambiente mais descontraído, vários restaurantes e bares permanecem abertos durante a noite. As capitais das ilhas e outros granes centros turísticos preparam festas de rua e espectáculos de fogo de artifício.

Artigo relacionado: Feriados nacionais Espanha

Dia dos Reis nas Ilhas Canárias – uma festa para os mais novos
Se o tempo o permitir, estenda as suas férias de inverno nas Ilhas Canárias até ao fim da primeira semana de janeiro, principalmente, se viaja com crianças.

O Dia dos Reis, ou seja, dia 6 de janeiro é celebrado de uma forma particularmente festiva em toda a Espanha, também nas Ilhas Canárias. Na noite precedente as crianças preparam-se para a visita dos Reis Magos, que se chegam de camelos e rodeados de cortejos e muita animação.

Veja como é a Cabalgata de Reyes Magos (chegadas dos Reis Magos) nas Ilhas Canárias:

Os cortejos dos Reis Magos acabam por se transformar num a festa de rua generalizada, com danças, música ao vivo e muitos doces e ‘gracinhas’ para os mais novos.

 Na Espanha, tradicionalmente são os Reis Magos que trazem as prendas do Natal, deixando-as ‘no sapatinho’ na véspera do dia 6.

Voar para as Ilhas Canárias
Na época de inverno é possível voar de Portugal para as Ilhas Canárias com a TAP, nas rotas de Lisboa para Grã Canária e Tenerife Sul e com a Vueling, de Lisboa para Tenerife Norte. Caso opte por uma vigem de ligação através de, por exemplo Madrid, a escolha de destinos abrange todas as ilhas grandes do arquipélago.

Leia também:



Férias de inverno nas Ilhas Canárias – Natal e Fim de Ano em Tenerife, Grã Canária ou Fuerteventura
Artigo: Férias de inverno nas Ilhas Canárias – Natal e Fim de Ano em Tenerife, Grã Canária ou Fuerteventura
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar