Festas religiosas nos Açores
Contrariando um tanto a tendência do mundo moderno de afastamento das questões espirituais, nos Açores - um oásis de tranquilidade no Oceano Atlântico, a religião continua a desempenhar um papel importante.
No arquipélago, cujo aeroporto principal honra o Papa João Paulo II, as datas do calendário litúrgico continuam a organizar a vida social da população; as festividades religiosas entram no rol das principais atrações, tanto para os locais, como para os turistas.
O espectáculo de cor, dança e animação - as tradicinais festas religiosas nos Açores.
As festas – a manifestação mais pura da identidade cultural dos açorianos – para além da dimensão espiritual, carregam também um significado lúdico, folclórico e social.
As celebrações religiosas raramente interferem com as actividades turísticas nos Açores; pelo contrario – na maior parte dos casos tornam a experiência no arquipélago mais diversificada.
Festa do Divino Espirito Santo – várias ilhas dos Açores
O culto do Espírito Santo é muito divulgado e é a ele que se dedica uma das festas religiosas mais importantes no arquipélago e também a mais divulgada entre as ilhas.
A festa tem, habitualmente, o início na Páscoa e decorre até ao domingo de Pentecostes em quase todas as cidades e aldeias dos Açores e têm tanto componentes religiosas, como profanas, ambas repletas de simbolismos.
A tradição antiga manda que seja coroado um Imperador (ou uma Imperatriz) da festa, escolhidos entre o ‘povo humilde’, é sacrificado gado e existe também o lugar par uma pomba branca que representa o Espirito Santo. Faz parte da festa ainda a distribuição de alimentos à população e, principalmente das chamadas Sopas do Espírito Santo, feitas à base da carne de vaca, seguidas de pão doce ou biscoitos.
Os preparativos e os cortejos da Festa do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada:
Uma procissão entre as ruas festivamente decoradas – a parte central da vertente religiosa - termina numa missa solene, dando de seguida lugar aos bailaricos, concertos e rifas.
Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres – São Miguel
Cinco semanas após depois da Páscoa, a capital da Ilha de São Miguel é o palco de uma outra celebração religiosa de grandes dimensões, dedicada à figura do Senhor Santo Cristo – o alvo de grande devoção na ilha.
Segundo reza a lenda, aportou à costa da Ilha do São Miguel tendo se salvado de um naufrágio causado a um dos barcos pelo ataque dos corsários. A figura foi transportada para o Convento da Caloura, que havia muito tinha requisitado, por falta de meios próprios, uma imagem de santo a Roma. O aparecimento da figura à costa foi considerado um milagre, passando a mesma a ser venerada.
Os poderes milagrosos são atribuídos à figura do Senhor Santo Cristo.
A figura do Senhor Santo Cristo, foi posteriormente trazida para o Convento de Nossa Senhora da Esperança, de onde só se ausenta para a procissão de cerca de 6 horas, durante a qual percorre as ruas da Ponta Delgada. Terminada a procissão, seguem-se as actividades lúdicas, festas ao ar livre, feiras e danças.
Rent a car São Miguel – compare preços de aluguer de viaturas no Aeroporto de Ponta Delgada
Sanjoaninas – Terceira
A Ilha Terceira, frequentemente apelidada da ‘ilha festiva’, celebra em várias ocasiões durante o ano. Em Junho, durante 10 dias (geralmente entre 21 e 30 de Junho) a capital, Angra de Heroísmo recebe as festas dedicadas ao santo padroeiro da ilha, S. João, localmente conhecidas como Sanjoaninas. Com as origens a remontar ao séc. XVI, as festas são hoje em dia uma das atrações mais populares, atraindo grandes números de turistas, açorianos expatriados e os locais.
As festas consistem em procissões e marchas, acompanhadas de bailaricos, musica ao vivo, bancadas de comida e outras animações, entre elas a largada de touros.
Uma grande parte da população da Terceira participa activamente nas Festas Sanjoaninas
Compare ofertas rent a car na Ilha Terceira, Aeroporto das Lajes
Festa do Senhor Bom Jesus Milagroso – Pico
O verão é a época do ano que mais vibra com as celebrações, tanto religiosas, como profanas. As festividades dedicadas aos santos dominam tanto em Portugal continental como nas ilhas.
A procissão solene da Festa do Senhor Bom Jesus na Ilha do Pico.
Na Ilha do Pico, entre outras ocasiões partilhadas com as outras partes de Portugal, destaca-se a Festa do Senhor Bom Jesus Milagroso, que tem lugar em Agosto.
As origens da festa datam a 1862 quando um emigrante picoense, Francisco Ferreira Goulart trouxe do Brasil uma cópia da imagem do Senhor Bom Jesus que passou a ser venerada com a particular devoção na ilha.
Aluguer de carros no Aeroporto do Pico
Encontre informação útil sobre viagens aos Açores no guia oficial do arquipélago, Visit Azores.