Pico – o que ver, fazer e comer na Ilha do Pico, nos Açores
A segunda maior ilha dos Açores, tal como as restantes componentes do arquipélago, tem muito que oferecer a quem a visita.
Aluguer de carros Aeroporto do Pico – compare ofertas rent a car e reserve online
Para além das paisagens verdes e um ambiente calmo, relaxante, próprio dos Açores, a Ilha do Pico tem algumas características próprias, que a distinguem das outras ilhas da região.
As paisagens da Ilha do Pico.
Conhecida como a ‘ilha-montanha’, a Ilha do Pico é casa da maior montanha portuguesa. O vulcão cónico de Pico eleva-se a 2351 metros de altitude, sendo um dos marcos paisagísticos mais emblemático dos Açores.
A Ilha do Pico tem uma forma alongada, medindo cerca de 46 km em comprimento e 16 km de largura. É povoada por cerca de 15 mil habitantes, dividindo-se em três conselhos: Lajes do Pico, São Roque do Pico e Madalena.
O mapa da Ilha do Pico:
A ilha dispõe de um aeroporto regional que opera voos para Lisboa e voos inter-ilhas (para Terceira e São Miguel). Uma boa rede rodoviária permite acesso a zona costeira assim como ao interior da ilha, oferecendo as vistas espectaculares do Atlântico e das zonas de beleza selvagem, ainda não alterada pelo turismo em massa.
A ilha-montanha também é ilha-pomar
A economia da ilha baseia-se principalmente na agricultura, pesca e pecuária, sendo que o sector de turismo começa a ter cada vez mais importância.
No passado a ilha era conhecida pela produção de fruta, sendo apelidada do ‘pomar dos Açores. As laranjas, figos, pêssegos da Ilha do Pico eram transportados diariamente por mar para o mercado do Faial. O chão de lava fértil provou também ser excelente para a vinha.
O vinho da Ilha do Pico
O cultivo da vinha e a produção artesanal do vinho na Ilha do Pico foi distinguida em 2004 pela UNESCO com a inserção na lista do Património da Humanidade.
O vinho foi produzido na Ilha do Pico já no séc. XV, inicialmente a partir da casta verdelho. O séc. XIX trouxe novas casatas a ilha, permitindo diversificar a produção em termos de tipos de vinhos. Devido às limitações impostas pela característica do terreno, a vinicultura na Ilha do Pico nunca assumiu dimensão industrial, respeitando sempre métodos tradicionais.
No Pico a vinha cresce no solo volcânico de montanha:
Caminhar nos Açores (Pico)
A paisagem vulcânica da Ilha do Pico faz parte das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
A ilha – um verdadeiro paraíso para quem gosta de actividades ao ar livre - oferece inúmeros percursos de caminhada, de vários níveis de exigência e algumas atrações naturais a não perder.
Uma das atrações mais procuradas na Ilha do Pico são as Grutas das Torres- Esta formação geológica única, situada em Criação Velha, no Concelho da Madalena, consiste num túnel lávico (formado pela lava) que se extende em mais de 4 km de comprimento, apresentando também vários outros fenómenos geológicos de origem vulcânica, entre eles estalactites e estalagmites.
A gruta das Torres está entre os percursos pedestres mais famosos na Ilha do Pico.
Se estiver em boa forma física, aceite o desafio de subir o Pico. O majestoso cone do vulcão do Pico domina sobre a paisagem da ilha, sendo possível admirá-lo, de mais longe ou mais perto, de praticamente todos os locais na ilha. Se o quiser conhecer de mais perto, conte com uma caminhada de 3-4 horas para subir e o tempo igual para descer.
Trata-se de um percurso bastante exigente, que requer preparação física e equipamento apropriado (calçado de caminhada, roupa ‘em camadas’, visto as alterações de temperaturas ao longo de percurso, água e comida para um dia). Todos os caminhantes têm que, obrigatoriamente, fazer inscrição na Casa da Montanha. A autorização de subida depende do estado de tempo.
Observação das baleias Pico
Baleias ‘escreveram’ vários capítulos importantes na história da Ilha do Pico. No passado, estes mamíferos gigantes abundavam nas águas dos Açores, sendo a sua caça uma das principais actividades no arquipélago.
Hoje em dia, com a população drasticamente reduzida, as baleias estão na mira das.. máquinas fotográficas dos turistas que visitam os Açores, assim como dos cientistas que estudam a vida marinha. Nas águas dos Açores pode se observar cerca de 20 espécies, residentes e migratórias, de cetáceos. Existe uma vasta oferta de passeios de barco para observar baleias e golfinhos disponibilizados pelos operadores turísticos.
Para perceber o impacto que estes imponentes animais tiveram no desenvolvimento da Ilha do Pico, visite o Museu Regional dos Baleeiros nas Lajes do Pico e o Museu da Indústria Baleeira em São Roque.
O que comer na Ilha do Pico?
Não surpreendentemente numa ilha, a gastronomia local na Ilha do Pico baseia-se no peixe e nos frutos do mar. Para além dos típicos peixes atlânticos, são característicos para o Pico chicharro, veja e moreia. Outras iguarias vindas do mar incluem polvo, lulas, assim como várias espécies de cracas e lapas.
Com as excelentes condições para a bovinocultura, não podiam faltar na mesa desta ilha açoriana os pratos de carne, entre eles o mais típico, a molha de carne à moda do Pico:
Para rematar uma excelente refeição com algo doce, poderá escolher entre os bolos de massa sovada, rosquinhas e arroz doce.
Mais informação sobre a ilha do Pico disponível em Visit Azores.