A Ilha Terceira - atrações a não perder

O arquipélago dos Açores há muito estabeleceu fama como um destino para as pessoas que apreciam contacto com a natureza.

Terceira - aluguer de carros no Aeroporto das Lajes

Quer procure um momento de paz, longe da confusão das grandes cidades, quer seja adepto das actividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo ou até desportos mais radicais como parapente, Açores são um destino ideal.

Ilha Terceira
As paisagens inconfundíveis dos Açores; acima, a Ilha Terceira.

As 9 ilhas do arquipélago, apesar das suas diferenças e particularidades, têm todas em comum as paisagens vastas e verdes, maravilhas naturais abundantes e um estilo de vida descontraído. A Ilha Terceira, a segunda mais populosa do arquipélago não é a excepção.

A Terceira situa-se no chamado Grupo Central das ilhas do arquipélago.

O mapa dos Açores:

Açores mapa

Encontrará nela possibilidades únicas de conviver com a natureza no seu estado menos afectado pela actividade do Homem, assim como também, um património cultural interessante, genuíno e representante desta parte remota de Portugal.

Terceira – a ilha formada pelo fogo
A relativamente pequena ilha – a Terceira mede 29 quilómetros de comprimento e 18 de largura - situa-se num ponto de extrema importância geológica, nomeadamente sobre a junção de três placas tectónicas, a euroasiática, a africana e a americana.

Esta localização é responsável pela actividade vulcânica responsável pela geomorfologia da ilha. Os quatro vulcões (Vulcão de Santa Bárbara, Vulcão Guilherme Moniz, Vulcão do Pico Alto e Vulcão dos Cinco Picos) já estão extintos mas fazem parte integral da paisagem da ilha.

A actividade vulcânica na ilha no passado foi responsável pela criação de diversas formações geológicas, como cones de escórias, domos lávicos e falhas geológicas.

Algar do Carvão
O Algar do Carvão é uma das formações vulcânicas mais emblemáticas da ilha Terceira.

Formada pelo fogo e lava, a paisagens da Ilha Terceira é hoje uma mistura fascinante de planícies verdes, cumes e penhascos dramáticos e miradouros oferecendo um leque de percursos de caminhada de diversos níveis de dificuldade.

Abaixo reunimos alguns dos pontos a não perder durante a sua visita a Terceira.

Percursos de caminhadas
A Ilha Terceira oferece inúmeras possibilidades de compor os percursos de caminhadas em função de interesses e capacidades de participantes. Os trilhos mais populares na Terceira incluem os percursos Relheiras de São Brás e Baías de Agualva – de nível fácil, Rocha do Chambre, Serreta – de nível médio e Mistérios Negros – de nível elevado de dificuldade. Existem vários websites que ajudam a planear caminhadas na Ilha Terceira; veja aqui o exemplo de um deles.

Miradouros da Ilha Terceira
Os trilhos de caminhadas incorporam sempre um ou mais miradouros, ou seja os pontos elevados de terreno que proporcionam vistas panorâmicas.

Serra do Cume miradouro
O miradouro da Serra do Cume – as vistas de cortar fôlego.

Entre os miradouros mais populares da Terceira encontram-se o Miradouro de Serra do Cume, o Miradouro da Ponta da Serreta, o Miradouro do Facho, o Miradouro da Serra de Santa Bárbara e o Miradouro do Pico Alto. A lista completa, no entanto, inclui mais de 20 locais espalhados pela ilha inteira.

O Algar do Carvão
A atração a não perder na Terceira é, sem dúvida, um antigo vulcão, que possa ser explorado por dentro, até a profundidade de 100 metros. O passeio ‘por dentro do vulcão’ permite observar as formações vulcânicas típicas, como estalactites e uma lagoa subterrânea.

O passeio pelo Algar do Carvão:

Piscinas Naturais dos Biscoitos
Um lugar de particular beleza ao longo da costa da Ilha Terceira é o seu fragmento localizado na freguesia dos Biscoitos, no concelho da Praia da Vitória.  O resultado das erupções e escoamento da lava, as piscinas são utilizadas como a área balnear na sua zona aproveitada, sendo também um dos locais mais fotografados da ilha, na zona entregue à força do mar.

Piscinas Naturais dos Biscoitos

O Monte Brasil
Para mais contacto com a natureza, paisagens deslumbrantes e a evidência das origens vulcânicas da ilha, visite o Monte Brasil, uma península constituída pelo cone abatido de um vulcão extinto. O local merece interesse pelas vistas panorâmicas de Angra do Heroísmo e pela abundância e variedade de fauna e flora que aqui se encontram protegidas como a Reserva Florestal de Recreio.

Angra do Heroísmo – Património da UNESCO
Com a população de cerca de 35 mil habitantes, Angra do Heroísmo é a povoação mais populosa da ilha e também, a mais rica em património histórico e cultural.

Nos tempos das Descobertas, a Terceira era, devido a sua localização central, a ilha mais importante do arquipélago e o porto de escala para as naus que transportavam as mercadorias entre as colónias e o Portugal continental, ao longo da ‘Carreira das Índias’. As riquezas do Ultramar contribuíram para a construção de fortalezas, igrejas, palacetes e casas senhoriais, de acordo com as tendências arquitectónicas de então, mas fortemente influenciadas pelo carácter dos Açores, e pelos materiais localmente disponíveis.

Conheça a paisagem urbana da Angra do Heroísmo:

Em 1983 o centro histórico da Angra de Heroísmo foi classificado como o lugar de Património Cultural da UNESCO, como um exemplo de arquitectura militar patente nomeadamente nas fortificações de castelo de São Sebastião e da fortaleza de São João Baptista. A UNESCO reconheceu não só o carácter original da arquitectura militar e sacra do centro histórico da cidade, como também o esforço aplicado na sua reconstrução após o terramoto de 1980 que afectou gravemente a ilha.

Visite o Museu de Angra do Heroísmo para conhecer o passado fascinante da ilha, e o seu papel na construção o império colonial português.

Outro museu importante de Angra, a Casa Museu Francisco Ernesto de Oliveira Martins é uma colecção privada porcelanas, pratas, pinturas, marfins e mobiliário que permite perceber a importância e o prestígio de que ilha gozava nos séculos passados.

Para uma experiência de Angra contemporânea, não deixe de visitar o mercado municipal Duque de Bragança, onde poderá perceber do que a cidade ‘vive’ hoje em dia, admirar diferentes espécies de peixes e frutos do mar, assim como outros produtos locais: queijos, charcutaria, fruta, etc.

Encontre mais informação sobre Açores na página do Governo dos Açores.

Voos para Terceira
A ilha possui um aeroporto que para além da função de uma importante base militar no Atlântico, serve também à aviação comercial.

A Base Aérea das Lajes - TER, como é conhecido oficialmente o Aeroporto da Terceira, liga a ilha às outras componentes do arquipélago, aos principais aeroportos de Portugal Continental – Lisboa e Porto, assim como aos destinos internacionais: Amsterdão, Madrid, Toronto, Boston e Oakland. Os voos Lisboa –Terceira (disponibilizados pela TAP, SATA Internacional e Ryanair) têm a duração de cerca de 2.5 h. A Ryanair voa para a Terceira também a partir da cidade do Porto.

Aluguer de carros no Aeroporto de Terceira – compare ofertas e reserve online


A Ilha Terceira - atrações a não perder
Artigo: A Ilha Terceira - atrações a não perder
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar