Península de Jandia, Fuerteventura – o que ver e fazer?

As Ilhas Canárias são um destino turístico popular durante o ano todo, principalmente na época do inverno, quando o frio em Portugal inspira a procurar o tempo mais ameno e com mais horas de sol.

Morro Jable

As paisagens paradisíacas das Ilhas Canárias; acima, o farol de Morro Jable em Fuerteventura.

Para além das, já bastante exploradas, ilhas de Tenerife e Grã Canária, cada vez mais turistas opta por visitar as ilhas menos conhecidas do arquipélago. A disponibilidade de ligações aéreas, também low-cost, e os preços acessíveis de serviços rent a car, cria novas possibilidades para os turistas que pretendam descobrir todos os encantos das Ilhas Canárias.

Aluguer de carros no Aeroporto de Fuerteventura – compare as ofertas

Abaixo, deixamos algumas sugestões do que ver na segunda maior das Ilhas Canárias.

Jandia, a península solarenga
Jandia (ou Jandía) é o nome do resort e, ao mesmo tempo, de uma península situada no sudoeste de Fuerteventura. Esta faixa de terra, bastante estreita, é ladeada por uma costa selvagem, não alterada ainda pelo turismo em massa e afastada dos centros turísticos mais movimentados.

Exposta às massas do ar quente vindas do continente africano, a península beneficia de uma clima quente, embora ventoso. As excelentes condições de vento tornam Jandia um local indicado para a prática de vários desportos.

Fuerteventura parasailing

Parasailing, um das atrações de Jandia.

As melhores praias de Jandia
O que traz os turistas a Jandia são, sem dúvida, excelentes praias que ocupam uma grande parte do seu território.

Na costa noroeste da península as praias são praticamente selvagens. Não vigiadas, sem infraestruturas e, frequentemente vazias são procuradas especialmente pelos turistas que apreciam tranquilidade e o contacto com a natureza. Requerem, no entanto, atenção redobrada, devido às águas do mar agitadas e a falta de guarda-vidas. Conte também com os ventos fortes.

As praias mais populares nesta parte da ilha são: Playa de Barlavento Jandia, Playa de Cofete e Playa de Ojos.

Fuerteventura Cofete

Praia de Cofete, o melhor exemplo de tranquilidade e paisagens virgens de Fuerteventura.

Na costa sudeste da península destacam-se as praias de Sotavento, Butihondo, Matorral e a pertencente à conhecida localidade turística, praia de Morro Jable.

Veja o mapa de Jandia

As praias da zona sul de Jandia caracterizam-se pelas águas bastante mais calmas que o norte e alguma infraestrutura, o que as torna mais indicadas para as famílias com crianças. Continua, porém,  a tratar-se de praias de areal amplo e bastante vazias.

Parque Natural de Jandia
Uma grande parte do território da península de Jandia é constitui uma reserva natural. As dunas, as paisagens ‘lunares’ – austeras e com pouca vegetação, uma população de cabras selvagens e o contraste entre o preto das rochas vulcânicas e o azul das águas cristalinas do oceano farão delícias de qualquer amate de natureza.

Jandia – onde ficar?
A maior povoação da península de Jandia é Morro Jable (ou Morro del Jable). É aqui que encontrará alguns dos majores hotéis nesta parte da ilha, assim como um simpático paredão e um farol.

Morro Jable

A zona de Jandia com mais densidade populacionals, Morro Jable.

Uma atração bastante popular de Morro Jable é a ‘cresce’ de tartarugas – um local que estende cuidados à espécie protegida de tartarugas endémicas das Ilhas Canárias. Facilita condições para incubação segura de pequenas tartarugas e liberta-as nas águas do mar quando atingirem a idade que favoreça a sua sobrevivência. A cresce recebe visitas, dando ao conhecer a espécie réptil simpática ao público mais amplo, consciencializando para a necessidade de protecção dos oceanos.
Outras povoações na zona Morro Jable, Matorral, Pedras Caidas e Esqunzo, dificilmente merecem o estatuto de localidade e não dispõem de oferta turística relevante.

A costa norte de Jandia é praticamente deserta, com a excepção da pequena povoação de Cofete, situada dentro da reserva natural. Aqui também faltam pontos de interesse, embora alguns turistas parem aqui a caminho da praia com o mesmo nome.

Passeios de quad Jandia
As paisagens desertas da península de Jadia oferecem um cenário perfeito para passeios de mota a quatro.

Passeios de quad Fuerteventura

Os quad ou buggy safaris são uma das actividades mais populares entre os turistas em Fuerteventura.

Encontre informação útil sobre o turismo em Fuerteventura.



Península de Jandia, Fuerteventura – o que ver e fazer?
Artigo: Península de Jandia, Fuerteventura – o que ver e fazer?
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar