Conduzir na Espanha – limites de velocidade e regras de trânsito básicas

Viajar de carro, próprio ou alugado, é uma forma muito popular de explorar a Espanha. O país beneficia de uma excelente infraestrutura rodoviária, que permite movimentar-se entre as principais cidades, mesmo as mais distantes, no espaço de poucas horas.

Aluguer de carros baratos Espanha – compare ofertas online

Encontrará na Espanha também algumas das mais bonitas estradas cénicas da Europa, especialmente junto às costas espanholas, tanto no norte como no sul.

Conduzir na Espanha

Estas vistas aguardam os condutores na estrada entre San José (Almería) e o Cabo da Gata, na Andaluzia.

O meio de transporte independente – carro – é também uma excelente forma de explorar as ilhas espanholas – Canárias e Baleares.

Com a excepção dos centros das grandes cidades que enfrentam o problema de engarrafamentos e falta de espaço de estacionamento, conduzir na Espanha é geralmente uma experiência relaxante e as regras de condução – muito semelhantes às de Portugal. Encontre mais informação abaixo.

Espanha - limites de velocidade
A brigada de trânsito é uma presença constante nas estradas espanholas pelo que a possibilidade de ser multado por excesso de velocidade é bastante grande. Caso não exista sinalização a indicar a velocidade permitida, os limites de velocidade na Espanha são os seguintes:

  • estradas urbanas – 50 km/h
  • estradas não urbanas – 90 km/h
  • auto-estradas/vias rápidas – 120 km/h

Para as viaturas com reboques (por exemplo uma caravana de campismo) o limite de velocidade desce para 90 km/h nas auto-estradas e vias rápidas quando o reboque tem o peso máximo até 750 kg e para 80 km/h, quando pesa mais.

O limite de velocidade foi reduzido de 100 km/h para 90 km/h há relativamente pouco tempo, no âmbito da política da EU de redução da mortalidade rodoviária. Se costuma visitar Espanha com frequência tome nota desta alteração.

Regras de trânsito básicas na Espanha
Ao conduzir na Espanha, tenha em conta o seguinte:

  • As crianças até aos 12 anos de idade não podem viajar no lugar da frente e têm que utilizar o sistema de fixação adequado ao seu peso/altura/idade, isto é cadeiras de bebé/criança ou assentos elevatórios.
  • Não é necessário conduzir com os médios acesos a não ser que o requeiram as condições atmosféricas ou esteja a conduzir nos túneis.
  • O equipamento do carro mandatório na Espanha é: o colete reflector (cada pessoa que se ausentar do carro e caminhar na estrada em que ter um), um triângulo de pré-sinalização para as viaturas matriculadas fora da Espanha e 2 para os residentes, um pneu sobressalente juntamente com o kit de ferramentas necessárias para a substituição. Recomenda-se, também, que os condutores que utilizam os óculos de correcção tenham um par de reserva. É também uma recomendação e não exigência, possuir o conjunto de lâmpadas de reserva e um extintor.
  • A taxa de alcoolemia na Espanha é de 0,05% / 0.5 g/l.

Assim conduz-se na Maiorca.

As multa spodem ser pagas nas sedes provinciais de trânsito, nos postos dos correios, nas sucursais de La Caixa (banco), online no website da Direção Geral de Tráfego da Espanha ou por telefone, através do número 060 (chamadas da Espanha). As últimas duas opções requerem o conhecimento básico de Espanhol e um cartão de crédito.

O pagamento da multa dentro de 20 dias após a sua emissão permite beneficiar de um desconto de 50%.



Conduzir na Espanha – limites de velocidade e regras de trânsito básicas
Artigo: Conduzir na Espanha – limites de velocidade e regras de trânsito básicas
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar