Lisboa em dezembro - atraçoes turísticas, eventos e tempo em Dezembro em Lisboa

A capital de Portugal encontra-se entre os destinos citadinos, os chamados city break destinations, mais populares na Europa, também na época de inverno.

Aluguer de carros no Aeroporto de Lisboa – compare preços e efectue a reserva online

Embora o tempo entre novembro e março não permita usufruir plenamente da bela localização costeira e de inúmeras praias da área de Lisboa, a cidade ainda oferece uma variedade de atrações a preencher vários dias de visita turística, com a vantagem adicional: os preços convidativos da época baixa.

Iluminações do Natal Lisboa

Iluminações natalícias de Lisboa.

Em dezembro poderá visitar todos os locais mais emblemáticos de Lisboa e conhecer os seus valiosos monumentos históricos ao cheiro das castanhas assadas, tão populares nessa quadra do ano. Com sorte, ser-lhe-á possível gozar ainda de umas boas horas de sol de inverno português.

Época de Natal em Lisboa
Dezembro, tendo o Natal como o lema, é uma óptima altura para visitar Lisboa. Embora não neve na capital portuguesa, a cidade reveste-se de decorações natalícias, criando e recriando a magia do Natal tanto nas casas dos moradores como nos espaços públicos.

Um dos locais onde a quadra natalícia faz-se sentir mais em Lisboa é, porventura, a Baixa da cidade cujas ruas todos os anos se iluminam de uma forma especial na altura do Natal. “Ir ver as luzes de Natal na Baixa” é um ponto obrigatório em qualquer programa de visita a Lisboa em dezembro e o passatempo muito popular dos próprios lisboetas.

Uma tradição relativamente nova está a nascer no Terreiro de Paço que, para além da hospedar a maior árvore de Natal da cidade, recebe também de há poucos anos espectáculos de multimédia de temática natalícia, que ao longo do mês de Dezembro reúnem milhares de pessoas nesse local marcante de Lisboa.

Compras de Natal em Lisboa
Baixa é também um excelente local para fazer as suas compras de Natal. No passado, este bairro antigo de Lisboa era o preferido de pequenos e grandes comerciantes. Hoje, apesar dos danos que a popularidade dos grandes centros comerciais causou ao pequeno retalho e contrariando a onda de lojas de souvenirs “Made in China” a surgirem em cada esquina, a baixa de Lisboa ainda é um lugar onde se pode adquirir alguns dos melhores produtos portugueses, quer para o uso próprio, quer como lembranças da Lisboa a oferecer a família e amigos.

Para doces e chocolates tradicionais, não deixe de procurar a Confeitaria Nacional. Na loja Manuel Tavares encontrará os melhores vinhos e charcutaria portugueses. Fábrica Sant’Anna, o Chiado é um local indicado para comprar os tradicionais azulejos pintados à mão. ‘A Vida Portuguesa’ um novo concept store de crescente popularidade tanto entre os portugueses como os visitantes do estrangeiro reúne por seu lado diversos produtos de qualidade de fabrico português. A oferta da 'Vida portuguesa' incluindo as marcas nacionais mais antigas de gastronomia gourmet, cerâmicas, roupa, perfumaria e papelaria entre outras, apela não só aos clientes de alguma idade que procuram este tipo de produtos por nostalgia, mas também ao público jovem que aprecia a sua originalidade e elevada qualidade.

Fora da Baixa, poderá também visitar os pequenos mercados locais, como por exemplo o Mercado do Natal do Campo Pequeno, um mercado “português e solidário” onde são comercializados os produtos artesanais portugueses.

Lisboa – atrações a não perder
A capital portuguesa é repleta de monumentos históricos, testemunhos de um passado glorioso e atribulado. Familiarizar-se com o património histórico e cultural de Lisboa é tarefa para vários dias de sightseeing. Se só puder dispensar um ou dois dias para visitar a cidade, as paragens obrigatórias são: Baixa com o magnífico Castelo São Jorge, Chiado e Bairro Alto, assim como a Avenida da Liberdade, a mais representativa das avenidas lisboetas. Toda esta área pode ser visitada a pé (conduzir aqui, aliás, é desaconselhado para quem não conhece bem a cidade). Prepare-se, no entanto, para andar bastante. O esforço de subir algumas das “sete colinas” de Lisboa terá a recompensa nos famosos miradouros de Lisboa situados nos pontos altos da cidade permitindo vistas panorâmicas deslumbrantes dos bairros antigos lisboetas e do Rio Tejo.

Fora do centro de Lisboa, não perca a oportunidade de visitar Belém, a área famosa pelos seus monumentos de época dos Descobrimentos: a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, assim como o maravilhoso Mosteiro dos Jerónimos. O Centro Cultural de Belém é imperdível para os amantes da arte.

A não perder em Lisboa:

Se a sua agenda e o tempo o permitirem, visite também Sintra, cerca de 30 km a noroeste de Lisboa. Esta pitoresca vila, classificada como o Património Cultural da Humanidade da UNESCO é um local marcante, tanto pelos monumentos históricos, como pelo microclima, propício a vegetação luxuriante.

Lisboa – tempo em dezembro
Portugal central e Lisboa contam com o clima mediterrânico, caracterizado pelos verões quentes e solarengos e invernos curtos e de temperaturas amenas. Dezembro, no entanto, é um dos meses mais frios do clima português, com temperaturas médias durante o dia na ordem dos 10 graus Celsius. É importante saber, ao preparar-se para a visita a Lisboa em dezembro, que durante o dia quando o sol está a brilhar, a temperatura pode subir consideravelmente, até a uns 18 ou até 20 graus, só para cair abruptamente quando o sol se põe. Várias camadas de roupa, que possa pôr ou tirar conforme as condições, são preferíveis a um casaco de penas. Veja o clima de Lisboa em pormenor (temperaturas, precipitação, horas de sol). 

Estas diferenças de temperatura não se fazem notar no entanto nos dias de chuva em Lisboa, que em Dezembro infelizmente são bastantes. Para além de chuva poderá sentir ventos fortes e alta humidade. Faça-se acompanhado de um impermeável, para que as condições do tempo adversas não o impeçam de conhecer a cidade de Lisboa.

Oceanário de Lisboa – aberto no dia de Natal e no Ano Novo
O Oceanário de Lisboa é não só uma das maiores atracções da capital portuguesa, como também uma aposta segura nos dias de chuva.

Toda a área de exposição do Oceanário situa-se num espaço coberto e o seu horário de funcionamento estende-se para os dias em que, tradicionalmente, as restantes atrações costumam encerrar as suas portas: no dia 25 de dezembro o Oceanário está aberto entre as 13 e as 18 horas, enquanto no dia 1 de janeiro poderá visitar o Oceanário entre o meio-dia e as 20 horas. Nos restantes dias da época do inverno o horário de funcionamento do Oceanário de Lisboa é entre as 10 e as 19 horas.

Assim é o Oceanário de Lisboa:

Meia Maratona dos Descobrimentos Lisboa 
Se for um entusiastas da corrida, ao visitar Lisboa em dezembro não se esqueça de colocar na mala as suas sapatilhas de correr. A Meia Maratona dos Descobrimentos de Lisboa é uma excelente oportunidade de não só pacticar desporto, mas também conhecer a cidade: o percurso da corrida inclui alguns dos locais históricos mais notáveis de Lisboa, nomeadamente a zona de Belém, donde partiam as expedições dos descobridores portugueses nos séculos XV i XVI e XVII.

O evento dedica-se não somente aos atleta experientes, existindo em simultâneo uma percurso de caminhada.

Encontre mais informação sobre a Meia Maratona dos Descobrimentos Lisboa.

Voos para Lisboa
O Aeroporto de Lisboa é uma das portas principais de entrada de turismo internacional para a capital portuguesa, sendo que os voos domésticos estão a ganhar cada vez mais popularidade em Portela.

O aeroporto opera uma vasta gama de rotas dentro da Europa, assim como voos intercontinentais para as Américas (Estados Unidos, Canadá, Brasil, entre outros destinos).

A crescente parcela de todas as operações aéreas realizadas a partir do Aeroporto de Lisboa pertence às transportadoras low-cost, etre elas: Ryanair, Easyjet, Norwegian e Wizzair.

Voos domésticos para Lisboa estão disponíveis na TAP de Faro, Funchal, Porto e Ponta Delgada, na Ryanair de Ponta Delgada, na Easyjet de Funchal e na Azores Airlines de Ponta Delgada, Horta, Pico, Santa Maria e Terceira. 

Prepare a sua viagem para a capital com Turismo de Lisboa.



Lisboa em dezembro - atraçoes turísticas, eventos e tempo em Dezembro em Lisboa
Artigo: Lisboa em dezembro - atraçoes turísticas, eventos e tempo em Dezembro em Lisboa
Temas:

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar