Lisboa na primavera - o que ver, fazer e.. vestir

A capital portuguesa é, sem dúvida, uma cidade encantadora. Uma grande parte da sua beleza, no entanto, só se faz ver com a ajuda do tempo favorável: temperaturas agradáveis e o sol pelo qual a Lisboa é conhecida.

A iluminação natural adequada, torna a cidade num verdadeiro paraíso para quem gosta de tirar fotos.

Os principais marcos arquitectónicos de Lisboa – como o Castelo São Jorge, o Terreiro de Paço, a Baixa, ou o complexo de Belém - beneficiam do seu enquadramento na paisagem da cidade, sendo que um bom tempo contribui consideravelmente à sua beleza.

Lisboa é a cidade de vários miradouros, amplos espaços verdes e cada vez mais extensas ciclovias; fora do centro da cidade, ao longo da Costa de Lisboa diversas  praias, passeios marítimos (ou ‘paredões’) convidam para desfrutar da localização privilegiada.

Lisboa na perspectiva de uma viagem a dois:

Lisboa – o tempo na primavera
Os meses entre março e maio são, na opinião de muitos turistas, a melhor altura para visitar Lisboa.

Embora não poderá ainda gozar a praia em pleno, todos os encantos da cidade estarão à sua disposição e com um tempo agradável. Embora em março, as temperaturas possam facilmente descer até aos 10 graus Celsius, a natureza não se deixa-se deixa intimidar e todos os jardins e canteiros da cidade dar-lhe-ão as boas-vindas com um espectáculo de flores.

Lisboa na primavera
Jardins da Fundação Gulbenkian são um dos locais preferidos para os lisboetas passearem e descansarem no seio da natureza.

No mesmo mês de março, as temperaturas máximas chegam a 25 graus Celsius, sendo o tempo, porém, bastante instável, pelo que não se deve esquecer de colocar na sua mala um casaco de meia-estação e de preferência um impermeável, já que a chuva é uma ocorrência frequente na primavera.

O mesmo aplica-se ao mês de abril (afinal, ‘em abril, águas mil’) e também em maio, embora neste mês as chuvas são consideravelmente menos frequentes e com menos volume de água.

Em maio, as temperaturas variam entre uns 15 e 25 graus Celsius, podendo em algumas alturas atingir 30 graus, pelo que fazer praia em Lisboa na primavera, não é, de tudo, impossível.

Veja o gráfico de temperatura em Lisboa ao longo do ano. 

Terá que, para isso, deslocar-se as praias da linha de Cascais, ou, um tanto mais longe, às praias da Costa da Caparica, do outro lado do Rio Tejo.

Lembre-se, no entanto, que durante todo o período da primavera, existem diferenças consideráveis de temperatura entre o dia e a noite. Por mais calor que faça durante o dia, esteja preparado para as noites frescas.

As senhoras a fazer a mala para as férias em Lisboa poderão prescindir de sapatos de salto alto. Uma das maiores maravilhas das cidades portuguesas, a famosa calçada portuguesa, por mais bonita que seja, torna caminhar de salto numa verdadeira aventura, principalmente depois de chuva, quando se torna particularmente escorregadia.

Opte pelo calçado de caminhada, confortável e mais seguro.

Actividades culturais e eventos em Lisboa
Depois do período de inverno, em que as condições climáticas adversas obrigam ao recolhimento nas casas, os lisboetas saem para a rua, já com muitas saudades do sol e ar fresco.

Todas as esplanadas e espaços verdes da cidade enchem-se de pessoas; a tomarem refeições ao ar livre, café, passearem, correrem ou simplesmente contemplarem a beleza da cidade banhada nos raios do sol primaveril.

Conscientes disso, as autoridades da cidade, assim como as prolíferas instituições culturais organizam diversos concertos ao ar livre e outros eventos para um público mais ou menos amplo.

Antes de visitar a cidade, consulte a agenda cultural de Lisboa actualizada, por exemplo no site da EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa) ou o site da Câmara Municipal de Lisboa (Agenda Cultural) que lhe indicará as actividades ao ar livre, concertos, eventos teatrais, feiras ou as actividades para crianças em Lisboa.

Entre os eventos mais ou menos regulares durante a primavera em Lisboa estão: a Festa da Primavera no Jardim Botânico da Ajuda, organizada geralmente por volta do feriado de 25 de Abril,

Se gosta de descansar de forma activa, poderá participar na meia maratona de Lisboa. Esta corrida levá-lo-á ao outro lado do rio Tejo, pela emblemática ponte 25 de Abril.

Saiba mais sobre a meia maratona de Lisboa.

Aluguer de carro Lisboa, Aeroporto - reserva online


Lisboa na primavera - o que ver, fazer e.. vestir
Artigo: Lisboa na primavera - o que ver, fazer e.. vestir
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar